FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Loulou

(Loulou, 1980)
Por Cesar Castanha Avaliação:                     10.0
Câmera e performance.

O programa de humor americano Saturday Night Live tem uma esquete recorrente que eu chamo de o filme francês — embora nunca fique claro se o que vemos na esquete é ou não um filme. Ela funciona sempre no mesmo formato: um bar francês de medos da década de 1960 com uma jukebox. Os personagens vão entrando e se cumprimentando minimalisticamente — e em francês, lógico — até que um deles vai até a jukebox e escolhe uma música. Eles dançam e brigam. A esquete sempre dura muito tempo e é bastante chata, daí que deveria vir o humor.

O estereótipo é necessariamente reducionista. Na comédia, às vezes isso funciona. Nesse caso específico, com a minha cumplicidade de quem não só acha engraçado como localiza a esquete como uma referência ao cinema francês, o que ela nunca é declaradamente. Salvo a consciência de que é um estereótipo, e um exagero deste, o cinema francês da pós-nouvelle vague até mais ou menos os filmes de Leos Carax nos anos 1980 justificam a leitura cômica, apesar de que nunca devem ser desmerecidos por ela.

A brincadeira de Saturday Night Live se refere ao ritmo não do filme francês (até porque não poderia a partir de um único plano fixo da esquete), mas ao ritmo de seus personagens, de uma juventude performática. Não é à toa que Maurice Pialat, diretor do maravilhoso Loulou, que abriu o Janela Internacional do Cinema do Recife na sexta-feira (24/10), é conhecido como o Cassavetes francês. Realmente há muito da histeria de Cassavetes em Loulou, principalmente no acompanhamento da câmera aos personagens, mas também na própria representação destes. No entanto, a performance do filme de Pialat me remete a uma escola e juventude muito mais recente: o mumblecore. Este está diante de questões técnicas alheias a Pialat e a pós-nouvelle vague. A facilidade da imagem, que é também a possibilidade do descuido, e nisso o recente subgênero (pois ele é isso mais do que um movimento) vai um tanto mais além, negando a ordem da narrativa ainda mais. O que eles têm em comum é a liberdade de ação dos personagens, que não estão presos em quadros ou textos.

Enfatizo que essa liberdade é dos personagens, não dos atores. Isabelle Huppert e Gerard Depardieu os incorporam, estão presos a eles, que, por sua vez, não se limitam e a sua ação por nada, ou quase nada, e isso é crucial para a mise-en-scène. A montagem num filme como esse é essencial porque é a única força que limita os personagens e sua ação. O casamento perfeito entre o que a montagem quer contar com o que os personagens querem mostrar de si mesmos e da sua história é o que cria uma obra-prima.

Visto no Janela de Cinema do Recife 2014

Por Cesar Castanha, em 28/10/2014
Avaliação:                     10.0
Notas - Equipe
• Vlademir Lazo 9.0
• Heitor Romero 9.0
• Pedro Tavares 8.5
• Cesar Castanha 10.0
•  Média 9.1
Notas - Usuários
8.1/10 (42 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (5)
Por Caio Henrique, em 29/10/2014 | 11:11:44 h
Não há dúvidas de que elaborar uma crítica d'um filme durante a cobertura de um festival é complicado. O cansaço e fadiga cerebral acabam por comprometer muitas vezes a análise minuciosa de um texto que, tendo este como exemplo, mais fala do Saturday Night Live do que do Pialat propriamente dito. Ao menos na unanimidade concorda-se que trata-se de uma OP mesmo. Mas ainda prefiro Sob o Sol de...
Por Polastri, em 29/10/2014 | 08:33:18 h
É.
Por Caio Lucas Martins Matos, em 29/10/2014 | 04:43:47 h
Péssimo texto né.
Por Luís Daniel, em 29/10/2014 | 02:30:37 h
Melhor sessão até agora s2
Por Nilmar Souza, em 28/10/2014 | 23:53:26 h
Pialat .. taí um cara que merece (muito) mais atenção por aqui. Carreira sem uma extensa filmografia, porém, só grandiosidades. Essa aqui é uma delas. O texto carece de maior desenvolvimento, mas fica a dica: vejam.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
• #35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
• #34 Han Solo: Uma História Star Wars
• #33 Deadpool 2
• #32 Um Corpo que Cai
• #31 Stephen King no Cinema
• #30 Vingadores: Guerra Infinita
• #29 A Franquia 007
• #28 Um Lugar Silencioso
• #27 2001: Uma Odisseia no Espaço
• #26 Jogador Nº1
• #25 Planeta dos Macacos
• #24 Quentin Tarantino
• #23 75 anos de David Cronenberg
• #22 Projeto Flórida
• #21 Trama Fantasma
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
• #11 Especial Natalino
• #10 Assassinato no Expresso Oriente
• #9 Onde os Fracos Não Têm Vez
• #8 Liga da Justiça
• #7 Stranger Things
• #6 45 anos de O Poderoso Chefão
• #5 Branca de Neve e os Sete Anões
• #4 Halloween
• #3 Blade Runner / Blade Runner 2049
• #2 De Volta Para o Futuro
• #1 Os Goonies
• #0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Loulou
(Loulou, 1980)
• Direção:
- Maurice Pialat
• Elenco Principal:
- Isabelle Huppert
- Gérard Depardieu
- Guy Marchand
• Sinopse: Nelly troca o marido grosseiro pelo ex-detento Loulou. Ele não quer trabalhar, mas não se importa de roubar. Ela trabalha, mas fica indo e vindo para seu ex pelas mais variadas razões.
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE