FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
CRÍTICA

Memphis Belle - A Fortaleza Voadora

(Memphis Belle, 1990)
Por Silvio Pilau Avaliação:             6.0
Irregular, a produção é lembrada pelos fãs de aviação, mas esquecida pelo restante do público.

De Asas, primeiro vencedor do Oscar, ao recente Flyboys, passando por A Batalha da Grã-Bretanha e Top Gun, o mundo da aviação sempre foi uma fonte de inspiração para cineastas. E não poderia ser diferente. A possibilidade de construir seqüências empolgantes nos céus e as histórias de heroísmo e superação provenientes de acontecimentos reais são um prato cheio para qualquer contador de história, além, é claro, do fato de que obras desta natureza possuem seu público fiel e apaixonado.

Produzido em 1990, Memphis Belle - A Fortaleza Voadora, apesar de não poder ser considerado clássico, é uma referência para os entusiastas da aviação. O diretor Michael Caton-Jones e o roteirista Monte Merrick contam a história real do bombardeiro Memphis Belle e sua equipe durante a Segunda Guerra Mundial. Após vinte e quatro missões bem-sucedidas, a tripulação precisa apenas completar mais uma para poder voltar para casa. Mas claro que nada será fácil.

Memphis Belle é um filme que cumpre o que promete e nada mais. Em menos de duas horas, Caton-Jones cria uma obra com bons momentos de ação, porém com alguns problemas narrativos. Dentre eles, o mais destacado é a forma como desenvolve os personagens. Todos, sem exceção, não passam de estereótipos: há o sedutor, o sensível, o brigão, o chefe durão e diversos outros clichês. O roteiro não constrói arco dramático para qualquer um deles e os personagens chegam ao final do filme rasos e superficiais como no início.

Por outro lado, Caton-Jones faz um bom trabalho ao estabelecer um clima de camaradagem entre eles. Focando os primeiros quarenta minutos apenas na relação entre os soldados, o diretor consegue fazer o espectador acreditar que aqueles jovens são amigos de verdade e estão dispostos a dar a vida pelo companheiro. Ainda que nada de mais profundo saia de qualquer personagem, este tempo passado junto a eles cria um laço de identificação fundamental para que a platéia se preocupe com o destino de cada um, lastro necessário para que as cenas de combate aéreo ganhem em tensão.

Da mesma forma, é eficaz a opção por mostrar tudo apenas do ponto de vista da tripulação do Belle. A câmera de Caton-Jones jamais se posiciona dentro de outro avião, conseguindo colocar o espectador ao lado dos protagonistas. Algumas das melhores cenas resultam desta perspectiva, como aquela na qual ouvimos apenas pelo rádio o desespero de outra tripulação, enquanto a equipe do Memphis Belle observa o avião abatido rodopiando em direção ao solo.

A decepção fica por conta da falta de uma tensão crescente. O avião e os personagens enfrentam alguns problemas, sim, mas nada que pareça demasiadamente ameaçador. O espectador não sente que a equipe do Belle realmente passa por riscos e a ausência de um clímax mais emocionante certamente colabora para isso. Eles são atacados algumas vezes e de forma praticamente igual – o último ataque sofrido por eles é igual ao primeiro.

Sem contar ainda com grandes destaques em termos de atuação, especialmente pelo fraco desenvolvimento dos personagens, Memphis Belle é um filme que possui problemas narrativos e derrapa em certos clichês. Por estas razões, jamais escapa do lugar-comum do gênero, apesar de ter um bom ritmo e não cansar em qualquer momento. Esta irregularidade só poderia dar no que deu: uma produção lembrada pelos fãs de aviação, mas esquecida pelo restante do público.

Por Silvio Pilau, em 14/08/2007 Avaliação:             6.0
Notas - Equipe
• Régis Trigo 5.0
• Silvio Pilau 6.0
•  Média 5.5
Notas - Usuários
7.0 (17 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Memphis Belle - A Fortaleza Voadora
(Memphis Belle, 1990)
• Direção:
- Michael Caton-Jones
• Elenco Principal:
- Matthew Modine
- Eric Stoltz
- Tate Donovan
• Sinopse: A história real do bombardeiro Memphis Belle e sua equipe durante a Segunda Guerra Mundial, quando, após vinte e quatro missões bem-sucedidas, a tripulação precisa apenas completar mais uma para poder voltar para casa.
 FILMES RELACIONADOS
• Asas
• Flyboys
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2014) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
MAPA DO SITE
ANUNCIE CONOSCO