FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Meteoro

(Meteoro, 2007)
Por Emilio Franco Jr. Avaliação:           5.5
Meteoro é bom quando fala sobre política, mas peca ao elaborar o retrato humano dos personagens.

Este é o primeiro longa-metragem de ficção do porto-riquenho Diego de la Texera a ser realizado no Brasil. Texera fez um filme que passa por diversos gêneros, tendo início como uma espécie de documentário sobre a época da construção de Brasília, e chegando ao fim como um forte drama. 

Na década de 60, durante o período desenvolvimentista, iniciado por JK, um grupo de trabalhadores inicia a construção da estrada Brasília-Fortaleza, para ligar a nova capital com o nordeste brasileiro. Porém, em 1964 com o golpe militar, os trabalhadores são esquecidos no meio do nada junto com um grupo de prostitutas que os visitava mensalmente. Assim, trabalhadores e prostitutas, acabam por fundar a sociedade utópica de Meteoro.

Diego de la Texera é um militante ativo de causas políticas, e é justamente os acontecimentos políticos da década de 60 que norteiam o filme. Esses acontecimentos são contados por meio da verídica história da fundação da cidade de Nova Holanda. Porém, o diretor faz uma livre adaptação dos fatos ocorridos, acrescentado à história passagens que não existiram. O filme chama-se Meteoro porque é justamente a queda de um meteoro no solo que viabiliza a existência da sociedade, já que o impacto acarretou no descobrimento de uma fonte de água. O diretor quis mostrar o desenvolvimento de uma sociedade anárquica perfeita, que, segundo ele mesmo, representa o que poderia ter acontecido com o Brasil, se não houvesse o golpe militar. Não que o Brasil fosse se tornar um país anárquico, mas sim um país com uma sociedade contente por morar em um lugar mais justo. Meteoro representa a construção de uma sociedade perfeita, intuito do período desenvolvimentista de JK. 

Entretanto, até mesmo uma possível sociedade perfeita tem conflitos entre seus habitantes, e o longa não deixa de mostrar isso. Porém, a maneira como Texera escolheu para filmar um dos poucos conflitos ocorridos na cidade – uma briga entre dois moradores filmada por uma câmera lenta, trêmula e mal enquadrada – acabou por prejudicar o envolvimento do espectador com a dramaticidade que o momento requeria. Um detalhe que parece ter passado despercebido é que em uma sociedade anárquica, sem propriedade privada e governantes, não poderia haver alguém que representasse alguma espécie de poder, e isso existe em Meteoro. O mais velho do grupo acaba exercendo uma função de liderança e, por mais que ele não tenha o poder de impor decisões, acaba sendo ele o mediador dos conflitos, como a briga citada, e o responsável pela tomada de decisões administrativas.

Logo no começo do filme, um dos personagens e uma prostituta se apaixonam assim que se vêem, em uma cena que, infelizmente, pareceu bastante artificial. O espectador acaba demorando a se familiarizar com o casal. 

Mas Meteoro tem suas qualidades. Com a chegada dos militares ao local, o longa retoma o fôlego. O modo como o diretor filmou as atitudes do regime, capaz de acusar um grupo “anárquico” de comunismo, foi perfeita. A visão do diretor mostrada na produção representa um modo diferente de explorar a conduta do regime militar, e é justamente quando mergulha na política que o filme se sai melhor. Quando se dedica apenas ao relacionamento humano dentro da nova sociedade de Meteoro, a produção acaba cansando um pouco. O filme termina em um momento em que a história está com um ritmo agradável e interessante, deixando assim uma boa impressão geral sobre o longa. A cena final é, devido a seu significado, emocionante. É interessante notar que, devido à felicidade proporcionada pelo local, os moradores, com a exceção de dois deles, não desejam abandonar o lugar, mesmo quando a saída da nova sociedade se torna possível. Na cidade de Meteoro, as pessoas encontram as virtudes necessárias para se viver em harmonia. 

A trilha sonora, composta por Lui Coimbra e Marcos Suzano, é um grande mérito do filme. Agradável, a musicalidade, que inclui diversos ritmos como samba, tango, bolero, sons nordestinos e trilha sinfônica, acaba dando ritmo e beleza para a história. Não à toa venceu um concurso de trilhas em Santo Domingo.

Meteoro mostra a vida de diversos personagens, mas que são superficialmente explorados. Em 13 anos de história, não conhecemos a fundo a personalidade de vários moradores do vilarejo, que, apesar de terem conflitos e de acharem no lugar importantes valores para o convívio entre os seres humanos, não demonstram ter alguns instintos humanos negativos, mesmo quando chegam a enfrentar uma situação complicadíssima, parecendo que todos são pessoas perfeitas, o que, infelizmente, não existe. O filme tem seus bons e maus momentos. Como disse anteriormente, Meteoro se sai melhor quando aborda a história pelo lado político do que pelo lado humano.

Por Emilio Franco Jr., em 21/06/2007
Avaliação:           5.5
Notas - Equipe
•  Média -
Notas - Usuários
aguardando 3 votos
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
#61 O Senhor dos Anéis
#60 Scarface
#59 Infiltrado na Klan
#58 Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
#57 O Legado de Stan Lee
#56 O Roteiro de Cinema
#55 Halloween (2018)
#54 O Primeiro Homem
#53 Nasce Uma Estrela
#52 Musicais no Século XXI
#51 70 anos de John Carpenter
#50 Breaking Bad - 10 Anos
#49 Neorrealismo Italiano
#48 O Exorcista
#47 Wall-E
#46 The Last of Us
#45 60 anos de Tim Burton
#44 Meu Amigo Totoro
#43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
#42 Filmes da Sessão da Tarde
#41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
#40 100 anos de Ingmar Bergman
#39 Os Incríveis 2
#38 Era Uma Vez no Oeste
#37 Jurassic Park e Jurassic World
#36 O Bebê de Rosemary
#35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
#34 Han Solo: Uma História Star Wars
#33 Deadpool 2
#32 Um Corpo que Cai
#31 Stephen King no Cinema
#30 Vingadores: Guerra Infinita
#29 A Franquia 007
#28 Um Lugar Silencioso
#27 2001: Uma Odisseia no Espaço
#26 Jogador Nº1
#25 Planeta dos Macacos
#24 Quentin Tarantino
#23 75 anos de David Cronenberg
#22 Projeto Flórida
#21 Trama Fantasma
#20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
#19 Oito e Meio de Fellini
#18 A Forma da Água
#17 The Post e os filmes de Jornalismo
#16 Indicados ao Oscar 2018!
#15 20 Anos de Titanic
#14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
#13 Melhores de 2017
#12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
#11 Especial Natalino
#10 Assassinato no Expresso Oriente
#9 Onde os Fracos Não Têm Vez
#8 Liga da Justiça
#7 Stranger Things
#6 45 anos de O Poderoso Chefão
#5 Branca de Neve e os Sete Anões
#4 Halloween
#3 Blade Runner / Blade Runner 2049
#2 De Volta Para o Futuro
#1 Os Goonies
#0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Meteoro
(Meteoro, 2007)
• Direção:
- Diego de la Texera
• Elenco Principal:
- Lucci Ferreira
- Maria Dulce Saldanha
- Leandro Hassum
• Sinopse: Na década de 60, durante o período desenvolvimentista, iniciado por JK, um grupo de trabalhadores inicia a construção da estrada Brasília-Fortaleza, para ligar a nova capital com o nordeste brasileiro. Porém, em 1964 com o golpe militar, os trabalhad...
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE