FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Minha Adorável Lavanderia

(My Beautiful Laundrette, 1985)
Por Heitor Romero Avaliação:                 8.5
“Esse maldito país nos destruiu!”
O tempo tem um efeito muito imprevisível sobre o cinema. Cada filme adquire ao longo dos anos uma nova identidade, um fator histórico proporcionado pelo distanciamento do tempo, que o redefine, o ressignifica e, curiosamente, acaba por potencializar ou apagar tudo o que ele foi ao nascer. É algo muito próprio das artes em geral, que costumam refletir o seu próprio tempo e geração, como faz tão bem o pequeno-grande-filme de Stephen Frears, Minha Adorável Lavanderia (My Beautiful Laundrette, 1985). Se quando lançado foi um filme recebido com muitas ressalvas, como um filho direto da nova onda britânica que nas décadas anteriores havia colocado o cinema inglês em evidência, hoje é um dos retratos mais completos do Reino Unido nos anos Thatcher, desde sua geração jovem até a crise econômica agravada pela presença de estrangeiros. 

Muitos teóricos no cinema afirmam que nunca existiu de fato uma identidade ou movimento unificador que desse uma forma concreta ao cinema inglês, sempre muito atrelado às adaptações literárias de época, mas nomes como Lindsay Anderson, Ken Russell, Tony Richardson e Karel Reiz realizaram entre as décadas de 1960 e 1970 todo um conjunto de obras que caracterizaram uma personalidade muito peculiar que foi absorvida por Frears em Minha Adorável Lavanderia, um filme que pode ser considerado como resultante da soma de influências das obras desses mestres. O encontro entre imagens mais cruas, narrativa fragmentada, dramaturgia naturalista, temas pesados e histórias de jovens rebeldes e raivosos formam a base para esse cinema e para o filme em si. 

O contexto social e político obviamente também contribuiu para a criação dessa história sobre uma família paquistanesa que faz fortuna em Londres, mas que ainda sofre com os efeitos do preconceito, xenofobia, violência e crime. Dois irmãos, Papa (Roshan Seth) e Nassar (Saeed Jaffrey), um socialista e idealista que sonha em ver o filho se libertando da ganância do país capitalista para se dedicar aos estudos, outro ambicioso que dominou o distrito com inúmeros comércios e negócios escusos, distanciam-se pelas diferenças quando chegam ao Reino Unido. Entre eles, o protagonista Omar (Gordon Warneck), filho do primeiro e sobrinho do segundo, que recebe a tarefa de administrar a lavanderia do tio, mas ao mesmo tempo se vê apaixonado por um colega de infância que reencontra depois de adulto, o punk Johnny (Daniel Day-Lewis). 

A partir do reencontro dos dois, Frears desenha todo um mosaico complexo e singelo sobre a juventude inglesa dos anos 1980, marcada por violência e insubordinação. A Inglaterra vivia o início e auge do movimento punk, representado no personagem de Daniel Day-Lewis, um rapaz carente e agressivo que procura fugir do passado de crimes e vê em seu amor de infância um motivo para viver. No roteiro, o escritor britânico Hanif Kureishi usa de sua ascendência paquistanesa para tratar com propriedade todo o drama dos imigrantes que fugiam de sua terra natal depois de a religião muçulmana passar a interferir na política e impor um regime cruel e autoritário no Paquistão. Mesmo na relação interracial e homossexual entre Omar e Johnny essas questões se revelam, com o primeiro confessando prazer na autoridade de patrão que tem sobre o segundo, em resposta aos anos de preconceito que sofreu na escola entre os meninos brancos que hoje se encontram em maioria desempregados e sem perspectivas.  

No entanto, está na visão da geração anterior o maior contraste que Frears explora. Em determinado momento, quando os irmãos se reencontram após anos de silêncio e ruptura, Papa lamenta que a ida para Londres tenha transformado sua família em uma marionete capitalista mafiosa, com a identidade anulada diante da cultura ocidental. Por outro lado, Nassar se descreve em dado ponto como um profissional homem de negócios, não um profissional paquistanês, concluindo que não há questão racial na nova cultura empresarial britânica. Quase uma década mais tarde, o diretor Ang Lee traçaria um retrato muito parecido com outro romance gay, O Banquete de Casamento (Hsi Yen, 1993), no qual trata do drama dos chineses que imigraram para os EUA em busca de novas oportunidades, mas que invariavelmente lamentavam que as gerações mais novas esquecessem suas origens para se deixar levar pelo modo de vida americano. 

Hoje podem parecer estranhas as opções visuais e narrativas de Frears, sempre cortando as cenas nos momentos mais incisivos ou se dispersando nos dramas de personagens periféricos, mas Minha Adorável Lavanderia é também um desses filmes citados no começo do texto que se potencializam com a distância do tempo, se revelando um retrato completo e agridoce da Inglaterra dos anos Thatcher, além de resultado da soma de todas as tradições da Nova Onda Britânica, o principal movimento cinematográfico inglês. Para quem ainda não conhece essa pequena pérola, vale lembrar que está sendo lançada pela primeira vez no Brasil em DVD pela Obras-Primas do Cinema, em versão restaurada e com entrevistas com diretor, roteirista, diretor de fotografia e produtores nos extras. 
Por Heitor Romero, em 05/02/2019
Avaliação:                 8.5
Notas - Equipe
• Heitor Romero 8.5
•  Média 8.5
Notas - Usuários
7.2/10 (29 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (1)
Por Bernardo D.I. Brum, em 18/02/2019 | 17:36:48 h
Tenho separado para ver há anos hahaha depois de ler animei. Valeu pelo incentivo que faltava, Heitor!
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
#69 Indicados ao Oscar 2019
#68 Creed II
#67 Vidro
#66 Homem-Aranha no Aranhaverso
#65 WiFi Ralph e O Retorno de Mary Poppins
#64 Melhores Filmes de 2018
#63 Duro de Matar
#62 Roma
#61 O Senhor dos Anéis
#60 Scarface
#59 Infiltrado na Klan
#58 Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
#57 O Legado de Stan Lee
#56 O Roteiro de Cinema
#55 Halloween (2018)
#54 O Primeiro Homem
#53 Nasce Uma Estrela
#52 Musicais no Século XXI
#51 70 anos de John Carpenter
#50 Breaking Bad - 10 Anos
#49 Neorrealismo Italiano
#48 O Exorcista
#47 Wall-E
#46 The Last of Us
#45 60 anos de Tim Burton
#44 Meu Amigo Totoro
#43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
#42 Filmes da Sessão da Tarde
#41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
#40 100 anos de Ingmar Bergman
#39 Os Incríveis 2
#38 Era Uma Vez no Oeste
#37 Jurassic Park e Jurassic World
#36 O Bebê de Rosemary
#35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
#34 Han Solo: Uma História Star Wars
#33 Deadpool 2
#32 Um Corpo que Cai
#31 Stephen King no Cinema
#30 Vingadores: Guerra Infinita
#29 A Franquia 007
#28 Um Lugar Silencioso
#27 2001: Uma Odisseia no Espaço
#26 Jogador Nº1
#25 Planeta dos Macacos
#24 Quentin Tarantino
#23 75 anos de David Cronenberg
#22 Projeto Flórida
#21 Trama Fantasma
#20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
#19 Oito e Meio de Fellini
#18 A Forma da Água
#17 The Post e os filmes de Jornalismo
#16 Indicados ao Oscar 2018!
#15 20 Anos de Titanic
#14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
#13 Melhores de 2017
#12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
#11 Especial Natalino
#10 Assassinato no Expresso Oriente
#9 Onde os Fracos Não Têm Vez
#8 Liga da Justiça
#7 Stranger Things
#6 45 anos de O Poderoso Chefão
#5 Branca de Neve e os Sete Anões
#4 Halloween
#3 Blade Runner / Blade Runner 2049
#2 De Volta Para o Futuro
#1 Os Goonies
#0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Minha Adorável Lavanderia
(My Beautiful Laundrette, 1985)
• Direção:
- Stephen Frears
• Elenco Principal:
- Gordon Warnecke
- Daniel Day-Lewis
- Saeed Jaffrey
• Sinopse: Johnny é um jovem que se torna amigo de um paquistanês chamado Omar. Radicado na Inglaterra, Omar recebe a missão de cuidar da lavanderia de seu tio. Mas ele não imaginava os problemas que passaria a enfrentar. Sem dinheiro, mas com ótimas idéias par...
 FILMES RELACIONADOS
• O Banquete de Casamento
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE