FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Nine

(Nine, 2009)
Por Rodrigo Cunha Avaliação:         4.0
Faltou a energia de 'Chicago' e o romantismo de 'Moulin Rouge'.

Depois de Rob Marshall ter dirigido o premiado Chicago, criou-se um alvoroço em torno de Nine, seu próximo musical estrelado por alguns dos maiores nomes da Hollywood recente. Releitura do clássico de Fellini, deve-se deixar bem claro que esta referência é uma das poucas coisas que Nine tem de bom, e ao utilizar uma boa história já contada e piorá-la inserindo musicais fracos, sem inspiração, monótonos e nem um pouco marcantes, torna-se uma obra totalmente dispensável. Para se ter uma noção da gravidade da coisa, a melhor canção deste musical é uma música clássica que nem foi feita para o filme, e a canção que deveria ser tema, também chamada Nine, acabou sendo excluída antes do corte final.

A história de Nine confunde-se com sua própria produção: tendo seu roteiro sido interrompido pela greve de roteiristas, Rob Marshall parece muito com Guido, seu personagem principal. Ambos têm a responsabilidade de carregar uma grande produção à frente, mas parecem não saber muito bem como e nem o que fazer. Guido foi considerado certa vez uma grande promessa na Itália, com seus primeiros filmes fazendo imenso sucesso. Porém, o que é retratado no filme é a fase ruim do cineasta que, sem idéias para seus novos trabalhos, começa a filmar sem roteiros e dependendo de uma equipe fiel que tenta captar suas idéias soltas e fazer algo sem planejamento, torcendo para Guido gostar e usar em seus filmes, mesmo não tendo nenhuma idéia pré-estabelecida, seja nos figurinos, nos cenários, nas canções etc.

Esta confusão na criatividade de Guido reflete-se também em sua vida pessoal: casado com Luisa Contini, uma ex-estrela que abriu mão da fama e do sucesso para viver ao lado do diretor, Guido vive um eterno dilema com a monogamia, já que é louco por mulheres e tem inclusive uma amante fixa, Carla Albanese. Só que Guido realmente ama Luisa, e tenta mudar e ser mais fiel à esposa, mas será que ainda há esperança nessa relação, desgastada ao longo dos anos?

Nine não tem nem um pouco do romantismo trágico de Moulin Rouge - Amor em Vermelho e Rob Marshall não está aos pés de Federico Fellini. Então, mesmo que a história seja a mesma, não há porquê deixar o clássico de lado para ver esta releitura, já que o material original é bem melhor. E se Nine falha nesse sentido, os números musicais podem fazer tudo valer a pena, certo? Errado.

Apostando em seus números musicais para tentar diferenciar, Rob Marshall mais uma vez dá uma de Guido e demonstra estar com problemas de criatividade: 80% dos musicais do filme são passados no mesmo lugar, nos estúdios da Cinecittá, onde o filme de Guido deve ser rodado. Óbvio que, no conceito, a idéia é válida, afinal, aqueles estúdios representam o mundo de Guido; ali dentro, ele é o rei supremo, o universo, o Deus, e aquele cenário é a única coisa que ele tem de concreto do filme. Só que será que, na execução, apenas mudando luzes e atrizes, o resultado pode ser considerado positivo?

E já que falamos delas, nada mais justo do que traçar um paralelo entre as beldades escolhidas a dedo e seus números musicais: Luisa Contini é interpretada por Marion Cotillard, a eterna Piaf, uma das poucas que fazem um trabalho realmente bom no longa. Sofrida por saber das infidelidades de seu marido, mas ainda assim ter esperança de salvar o casamento, ela vive em semi-depressão por ter largado uma carreira promissora para viver a vida terrível que vem levando, sem a reciprocidade do marido. Já Penélope Cruz, que interpreta a amante Carla Albanese, novamente demonstra habilidade ao criar uma figura ao mesmo tempo cômica e trágica, pois sabe que vive de ilusões e que, por isso, nunca será feliz por completo, mesmo com a camada de sensualidade que praticamente esconde toda essa tristeza.

Kate Hudson participa no possível único número que presta, e que não é por menos que foi escolhido como carro chefe para a divulgação do longa-metragem. Ela interpreta Stephanie, uma repórter que fará de tudo para descobrir os detalhes e o porquê de tanto segredo em torno da próxima obra de Guido. Judi Dench vê todo o seu talento desperdiçado em um musical sem graça e uma personagem que é praticamente uma segunda mãe para Guido, nada além disso. Já Sophia Loren parece mais ser uma homenagem a ela mesma do que uma personagem realmente necessária ao filme, fora que seu musical é bastante constrangedor e suas participações desnecessárias perante a formação do homem que Guido se tornou. E Fergie, apesar de linda, sem dúvidas está lá apenas para fazer número e tornar-se o motivo do pecado na vida do nosso "pobre" diretor.

Todas essas atrizes fazem seus musicais no mesmo já citado cenário, mudando apenas luzes e figuração. Acredite: além de não terem boas letras e coreografias, falham ao não terem um pingo de energia, algo que Chicago esbanjava de sobra, para não ir muito longe em exemplos. E se Nicole Kidman faz o único musical vivido no mundo real, é óbvia também que esta escolha foi feita mais em homenagem à Fellini e sua fonte de A Doce Vida do que como uma cena realmente necessária, faltando apenas Kidman entrar na água. E mesmo sem fazer isso, disputa de forma acirrada com Sophia Loren o prêmio de pior apresentação.

E finalmente chegamos a Daniel Day-Lewis: possivelmente o melhor ator de sua geração e oscarizado recentemente por seu trabalho memorável em Sangue Negro, ele se esforça para alcançar uma tridimensionalidade em Guido, que por si só já é admirável, mas o papel é limitado a um mulherengo com bloqueio e que, do jeito que foi construído, não é possível perceber o porquê de tanto alarde em torno daquele homem. Se não consegue administrar nem a própria vida, como quer comandar uma produção gigantesca e milionária? Já que não conseguimos nos apegar a sua causa, ao seu drama, como poderemos torcer por ele? Guido sabe que não pode. Para fechar o caixão, seu número solo também é terrível, não diferenciando muito do casting feminino.

Nine é um lenga-lenga praticamente insuportável, girando em torno desse homem, que tenta, a todo custo, voltar ao sucesso, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Mas sua previsibilidade é tão grande que, mesmo tentando disfarçar nome, amante ou enganar produtores, o resultado é sempre previsível e conhecido por todos. Assim como Nine, que se sustenta muito mais em homenagens, aparências e nomes do que em algo original e de qualidade, pois quando tenta fazer algo por essa linha, falha vergonhosamente.

Por Rodrigo Cunha, em 31/01/2010
Avaliação:         4.0
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 6.0
• Rodrigo Cunha 4.0
• Régis Trigo 7.0
• Silvio Pilau 6.0
• Marcelo Leme 6.0
•  Média 5.8
Notas - Usuários
6.2/10 (226 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (1)
Por Wellington Conegundes da Silva, em 16/12/2012 | 16:46:18 h
Nao concordo com a crítica ao uso massivo do cenário, quanto a tudo que disse, acho válido, em especial sobre a previsibilidade. Tudo que me levou a pensar é "que cara idiota", e "acho que querem homenagear o Fellini".
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
#69 Indicados ao Oscar 2019
#68 Creed II
#67 Vidro
#66 Homem-Aranha no Aranhaverso
#65 WiFi Ralph e O Retorno de Mary Poppins
#64 Melhores Filmes de 2018
#63 Duro de Matar
#62 Roma
#61 O Senhor dos Anéis
#60 Scarface
#59 Infiltrado na Klan
#58 Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
#57 O Legado de Stan Lee
#56 O Roteiro de Cinema
#55 Halloween (2018)
#54 O Primeiro Homem
#53 Nasce Uma Estrela
#52 Musicais no Século XXI
#51 70 anos de John Carpenter
#50 Breaking Bad - 10 Anos
#49 Neorrealismo Italiano
#48 O Exorcista
#47 Wall-E
#46 The Last of Us
#45 60 anos de Tim Burton
#44 Meu Amigo Totoro
#43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
#42 Filmes da Sessão da Tarde
#41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
#40 100 anos de Ingmar Bergman
#39 Os Incríveis 2
#38 Era Uma Vez no Oeste
#37 Jurassic Park e Jurassic World
#36 O Bebê de Rosemary
#35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
#34 Han Solo: Uma História Star Wars
#33 Deadpool 2
#32 Um Corpo que Cai
#31 Stephen King no Cinema
#30 Vingadores: Guerra Infinita
#29 A Franquia 007
#28 Um Lugar Silencioso
#27 2001: Uma Odisseia no Espaço
#26 Jogador Nº1
#25 Planeta dos Macacos
#24 Quentin Tarantino
#23 75 anos de David Cronenberg
#22 Projeto Flórida
#21 Trama Fantasma
#20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
#19 Oito e Meio de Fellini
#18 A Forma da Água
#17 The Post e os filmes de Jornalismo
#16 Indicados ao Oscar 2018!
#15 20 Anos de Titanic
#14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
#13 Melhores de 2017
#12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
#11 Especial Natalino
#10 Assassinato no Expresso Oriente
#9 Onde os Fracos Não Têm Vez
#8 Liga da Justiça
#7 Stranger Things
#6 45 anos de O Poderoso Chefão
#5 Branca de Neve e os Sete Anões
#4 Halloween
#3 Blade Runner / Blade Runner 2049
#2 De Volta Para o Futuro
#1 Os Goonies
#0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Nine
(Nine, 2009)
• Direção:
- Rob Marshall
• Elenco Principal:
- Daniel Day-Lewis
- Marion Cotillard
- Penélope Cruz
• Sinopse: Paixão, fantasia, desejo, amor, arte, estilo, desilusões, sonhos – a vida sempre foi um grande circo para o cineasta de renome internacional da década de 60, Guido Contini... até que ele se torna a sua própria vítima.
 FILMES RELACIONADOS
• 
• A Doce Vida
• Chicago
• Moulin Rouge - Amor em Vermelho
• Sangue Negro
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE
Apoiadores
Promobit: O site para encontrar aquela promoção imperdível