FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

O Assassino - O Primeiro Alvo

(American Assassin, 2017)
Por Pedro Tavares Avaliação:       3.5
Viagem desconfortável ao cinema de ação.
imagem de O Assassino - O Primeiro Alvo
A carreira de Michael Cuesta segue em queda vertiginosa. Dos belos dramas coming of age independentes (L.I.E, de 2001, e 12 Anos e Pouca Ilusão, de 2006) que destacaram o diretor à inserção ao cinema de maior investimento, Cuesta engendrou gêneros à sua filmografia como o thriller Instinto de Vingança (2009), o fraquíssimo drama Roadie (2011) e mais recentemente o retorno ao thrillers com o igualmente fraco O Mensageiro (2014).

E tudo parecia mudar, pois O Assassino: O Primeiro Alvo tem uma boa premissa: seus primeiros minutos formalizam um diálogo direto com o vídeo, suas possibilidades e a linguagem que este disponibiliza, remetendo à vulgaridade do mais recente filme de Jaume Collett-Serra, Águas Rasas. A promessa fica nos quadros que justificam o filme. Quando torna uma narrativa de vingança envolvendo espiões americanos e terroristas muçulmanos, não demora para que o filme se resuma na transferência do tema para um formalismo dos filmes de ação oitentistas, sem o brilho e ousadia que muitos deles à época exibiam. 

A direção de Cuesta, sem inspiração, se resume ao protocolo de suporte à direção de fotografia de Enrique Chediak, que transforma o livro de Vince Flynn em um básico jogo de planos e contra-planos com poucos momentos de criatividade e algum impacto imagético. E o mesmo pode ser dito sobre o roteiro, já que O Assassino: O Primeiro Alvo é genuinamente um filme de anti-heróis. Este quebra-cabeça composto por índoles questionáveis e banhos de sangue é o suporte para todo o filme. 

É curioso que os primeiros minutos de filme se encaixem numa linguagem moderna do cinema do gênero e que o filme vá para o passado e reserve seus últimos minutos para um subgênero que está em baixa se comparado com os anos 90 e aos anos 00: o filme-catástrofe. Um filme que domina uma narrativa estritamente urbana mais interessada na investigação do que acontece no asfalto que para em alto mar e que ao longo de 111 minutos não se interessa em justificar estas drásticas mudanças de tom causará no mínimo estranheza.

Acreditar no fluxo narrativo neste caso é uma decisão arriscada demais e é o que faz de O Assassino: O Primeiro Alvo um filme extremamente fragilizado. Da mise en scène ao formalismo, a impressão é que Cuesta entrou no piloto automático e que este é só mais um longa a toque de caixa após sua inserção no mercado cinematográfico americano. 
Por Pedro Tavares, em 22/09/2017
Avaliação:       3.5
Notas - Equipe
• Pedro Tavares 3.5
•  Média 3.5
Notas - Usuários
4.8/10 (4 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
• #003 Blade Runner / Blade Runner 2049
• #002 De Volta Para o Futuro
• #001 Os Goonies
• #000 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Assassino - O Primeiro Alvo, O
(American Assassin, 2017)
• Direção:
- Michael Cuesta
• Elenco Principal:
- Dylan O'Brien
- Scott Adkins
- Taylor Kitsch
• Sinopse: Stan Hurley, veterano da Guerra Fria, recebe a tarefa de treinar um ex-soldado das forças especiais, abalado psicologicamente em decorrência da morte de sua noiva.
 FILMES RELACIONADOS
• 12 Anos e Pouca Ilusão
• Instinto de Vingança
• O Mensageiro
• Águas Rasas
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE