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Críticas

Cineplayers

Um pequeno filme com um tema difícil, mas que foi apresentado de forma muito competente.

7,0

Pedofilia no cinema, assim como em quase todos os lugares em nossa sociedade ocidental, pode ser considerada um grande tabu. Quando chega um filme como este, bem dirigido e interpretado, sempre há boas e saudáveis discussões sobre o tema. A maioria das pessoas prefere ficar alheia ao assunto, julgando todas as pessoas simplesmente como "pervertidas" e vendo só um lado de cada caso. Não é à toa que o filme foi um fracasso retumbante nas bilheterias, mas está achando seu público agora que está disponível em DVD.

O Lenhador parece na realidade um suspense, e não deixa de ser. Quando Walter, o personagem de Kevin Bacon (em muito boa forma artística, agora que ele não é mais um ator tão visado em Hollywood) fica a sós com uma garota de 11 anos em um parque deserto, esta configura-se como a cena chave do filme, que vai definir seu desfecho. Entra então a Moral: torcemos por Walter para ele se aproveitar da garota e justificar o preconceito (seja de quem for) ou torcemos para ele deixar ela ir ilesa, pois mostra que há "conserto" para quem costuma abusar de menores? Seja qual for a sua resposta a diretora acertou ao não cometer exageros na cena, algo de muito bom gosto. As interpretações ajudaram muito nisso também.

O filme complica o desenvolvimento do personagem quando joga algumas cenas de aparições de menininhas de forma fantasmagórica (que são na verdade da cabeça de Walter), dando um ar misterioso ao mesmo tempo que nos aprofunda no subconsciente do personagem. São poucas as cenas, mas servem para intrincarem o seu desenvolvimento, dando-o status de alguém louco. Oras, sendo ele louco porque deveria ser julgado pervertido? É uma dualidade um tanto quanto irritante, já que fica fácil para qualquer roteiro ficar em cima do muro.

O clima depressivo do filme, por outro lado, é um grande destaque. Os personagens possuem histórias tristes ou são eles mesmos deprimentes (como a moça que, por puro preconceito, quer ferrar a qualquer custo Walter em seu emprego). Os relacionamentos entre eles são quase sempre bem montados - principalmente entre Walter e o policial que o vigia, um relacionamento gerador de cenas sempre tensas. Já o destaque negativo vai mesmo para Walter e sua nova namorada, um relacionamento que aconteceu de forma forçada apenas para inserir uma nova camada de histórias tristes no filme, porém de maneira pouco natural e ajudar ainda mais no clima depressivo.

Esse tal clima é temperado por uma belíssima fotografia nublada que, somado ao visual de cidade pequena, tem o poder de interferir na história de forma ativa, dando uma auto-importância natural a ela. Explico: o fato de Walter ser um novo-anônimo naquele lugar pequeno adiciona um tempero interessante ao desenrolar do filme, ratificando o clima de suspense e a depressividade que já citei anteriormente. Esses fatores dão muita força ao roteiro. O Lenhador tem clima de filme pequeno e isso somente opera a seu favor - a história de Walter sempre funciona de uma perspectiva bem pessoal.

O filme termina de forma bastante competente, embora tenha aquela pequena falha de ficar sempre em cima do muro. Para cada ação negativa de Walter há uma positiva - de que lado ficar no final? Você definitivamente não vai mudar de opinião acerca dos pedófilos após assistir ao filme. Possivelmente esse nem foi o objetivo, e sim apenas o de ser um trabalho sólido e direto sobre um tema que geralmente é levantado de forma superficial pelo cinema. O resultado é bastante recomendado.

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