FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

O Último Rei da Escócia

(Last King of Scotland, The, 2006)
Por Emilio Franco Jr. Avaliação:                 8.5
Grande roteiro, direção de qualidade e fantásticas atuações: sim, o filme é muito bom!

Quando se ouve falar em ditador responsável por milhares de mortes, é inevitável não pensar em figuras famosas da história. E, indiscutivelmente, o primeiro que vem à cabeça é o mais famoso deles: Adolf Hitler. Porém, é interessante quando o cinema se dedica a mostrar outras figuras repudiantes da história. O Último Rei da Escócia mostra ao público um pouco mais sobre o ditador ugandense Idi Amin Dada. 

O recém-formado médico escocês Nicholas Garrigan (James Macvoy) parte para Uganda onde pretende exercer sua profissão. Nicholas chega em um momento conturbado no país, já que o governo de Milton Obote foi derrubado. O novo presidente é Idi Amin Dada (Forest Whitaker) que, ao assumir, promete para a população a construção de escolas, estradas e outros serviços de infra-estrutura. O caminho de Nicholas e Idi Amin se cruza quando o presidente necessita de um atendimento médico, e a postura do jovem ao atendê-lo encanta o presidente, que acaba por convidar Nicholas para ser seu médico pessoal e trabalhar em um hospital de Kampala (Capital de Uganda). Encantando com a possibilidade de ajudar a melhorar Uganda, o rapaz aceita a oferta.

Rápida explicação sobre quem foi Idi Amin. Chefe do exército, chegou ao poder em 1971, ao derrubar o então presidente Milton Obote, saindo somente em 1979. Foram anos difíceis para Uganda, que sofreu com a forte repressão, principalmente aqueles que contestavam o governo do ditador. Além disso, Idi Amin acabou com tribos locais, instalou pelotões de execução e aprisionou seus opositores. Estima-se que 300 mil pessoas foram executadas durante os oito anos em que o ditador esteve à frente de Uganda. 

Voltando ao filme. É possível afirmar que O Último Rei da Escócia é uma grande obra. O longa consegue mostrar diversos pontos históricos da época em que Idi Amin Dada governou Uganda. É evidente que foi necessário selecionar apenas os principais acontecimentos de todos os que ocorrem nos oito anos em que o ditador ocupou a presidência.  O filme mostra, por exemplo, a expulsão dos asiáticos do país e o seqüestro do avião da Air France. Mas, poderia, também, ter mostrado o encontro do ditador ugandense com o Papa – ocorrido em 1975 -, o que, sem dúvida, geraria uma cena curiosa: o encontro de uma figura santificada, com uma representação perfeita do diabo. Perdeu-se a chance de incluir uma grande passagem ao filme. Apesar disso, o longa é bastante válido como retrato histórico.     

O maior acerto do filme é não cair no clichê de mostrar o ditador como sendo apenas uma pessoa má. Diversas produções mostram seus vilões como pessoas repugnantes e ruins o tempo inteiro, para despertar assim o repúdio do espectador. Em O Último Rei da Escócia isso não ocorre. O ditador é retratado como qualquer ser humano e, por isso, em diversos momentos vemos um Idi Amin agradável, engraçado e, evidentemente, verdadeiro. Também somos apresentados ao outro lado de Amin, e vemos como é incrível a capacidade do ser humano de ter atitudes extremamente condenáveis. No recente Crash – No Limite, o personagem de Matt Dillon (o policial) é responsável por uma seqüência de atitudes que nos faz chegar à seguinte indagação: como pode uma mesma pessoa ter atitudes tão condenáveis e outras atitudes tão agradáveis em um espaço curtíssimo de tempo? A mesma pergunta se encaixa perfeitamente ao ditador Idi Amin Dada.

Fica claro como a temporada de prêmios pode ser injusta. Dessa vez, o erro foi ignorar o ator James Macvoy, que ao lado de Forest Whitaker, deixa o filme com uma força inacreditável. Ambos conferem uma vitalidade esplêndida a seus personagens. Macvoy é um ator fantástico. Quase sempre aparece ao lado de Whitaker, e em nenhum momento a presença de um, acaba por ofuscar ou minimizar o brilho do outro. Forest Whitaker ganhou o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Atores como melhor ator do ano. Além disso, deve sagrar-se o vencedor do Oscar. Todos os prêmios são justíssimos. Whitaker tem uma habilidade incrível para ir rapidamente de uma expressão de raiva para uma fisionomia serena, e vice-versa. O Último Rei da Escócia tem o mérito de ter duas excelentes atuações que poderiam perfeitamente ter rendido ao filme uma dupla indicação ao Oscar na categoria melhor ator. 

Com um ótimo roteiro em mãos - as qualidades já foram enumeradas anteriormente -, o diretor Kevin Macdonald só precisava realizar um trabalho à altura. E o diretor não decepciona. Proveniente dos documentários, Kevin Macdonald tem uma grande estréia no comando de filmes não-documentais. O fato de a história do ditador de Uganda ser real pode ter ajudado Macdonald nesse desafio. 

O Último Rei da Escócia é um ótimo filme, e não poderia ser diferente. Com um grande roteiro, direção de qualidade e atuações fantásticas, não tinha como o longa não dar certo.

Por Emilio Franco Jr., em 08/02/2007
Avaliação:                 8.5
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 7.0
• Régis Trigo 6.0
• Silvio Pilau 7.5
• Heitor Romero 6.0
• Marcelo Leme 8.0
• Léo Félix 8.0
•  Média 7.1
Notas - Usuários
7.8/10 (517 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (1)
Por Renata Correia Nunes, em 11/06/2014 | 10:32:37 h
Filmaço! Forest arrasou e realmente é incompreensível como James foi completamente ignorado... o cara também arrebentou no papel! Ninguém deveu nada a ninguém.

Amei demais esse filme, pra mim é nota 10!
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
#55 Halloween (2018)
#54 O Primeiro Homem
#53 Nasce Uma Estrela
#52 Musicais no Século XXI
#51 70 anos de John Carpenter
#50 Breaking Bad - 10 Anos
#49 Neorrealismo Italiano
#48 O Exorcista
#47 Wall-E
#46 The Last of Us
#45 60 anos de Tim Burton
#44 Meu Amigo Totoro
#43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
#42 Filmes da Sessão da Tarde
#41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
#40 100 anos de Ingmar Bergman
#39 Os Incríveis 2
#38 Era Uma Vez no Oeste
#37 Jurassic Park e Jurassic World
#36 O Bebê de Rosemary
#35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
#34 Han Solo: Uma História Star Wars
#33 Deadpool 2
#32 Um Corpo que Cai
#31 Stephen King no Cinema
#30 Vingadores: Guerra Infinita
#29 A Franquia 007
#28 Um Lugar Silencioso
#27 2001: Uma Odisseia no Espaço
#26 Jogador Nº1
#25 Planeta dos Macacos
#24 Quentin Tarantino
#23 75 anos de David Cronenberg
#22 Projeto Flórida
#21 Trama Fantasma
#20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
#19 Oito e Meio de Fellini
#18 A Forma da Água
#17 The Post e os filmes de Jornalismo
#16 Indicados ao Oscar 2018!
#15 20 Anos de Titanic
#14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
#13 Melhores de 2017
#12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
#11 Especial Natalino
#10 Assassinato no Expresso Oriente
#9 Onde os Fracos Não Têm Vez
#8 Liga da Justiça
#7 Stranger Things
#6 45 anos de O Poderoso Chefão
#5 Branca de Neve e os Sete Anões
#4 Halloween
#3 Blade Runner / Blade Runner 2049
#2 De Volta Para o Futuro
#1 Os Goonies
#0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Último Rei da Escócia, O
(Last King of Scotland, The, 2006)
• Direção:
- Kevin Macdonald
• Elenco Principal:
- Forest Whitaker
- James McAvoy
- Kerry Washington
• Sinopse: Em uma incrível combinação de destinos, o médico escocês Nicholas Garrigan, que participa de uma missão, envolve-se irreversivelmente com uma das figuras mais bárbaras do mundo, Idi Amin. Impressionado com uma brava atitude do médico num momento de c...
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE