FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

O Visto e o Não Visto

(Sekala Niskala, 2017)
Por Francisco Carbone Avaliação:                   9.0
Auto conhecimento através da dor.
imagem de O Visto e o Não Visto
Nesse mesmo Olhar de Cinema, outro longa dirigido por uma cineasta jovem e oriental apareceu por aqui e ganhou o prêmio da crítica (Ansiosa Tradução, de Shireen Sono), mas Kamila Andini vai muitos passos à frente da sua colega filipina. Da Indonésia, Kamila segue a tradição de sua terra e realiza um longa fascinante embebido de sua cultura, seus rituais, sua visão local e sua ambiência que nunca se encerra no exotismo, mas sim encontra nele material para abranger sua narrativa. A partir do momento que centra seu roteiro em uma personagem infantil, a diretora acena com um mundo de possibilidades, que inclui permitir toda espécie de desdobramento por se tratar do lúdico que envolve o universo infantil.

O desenrolar da história de Tantri é muito particular daquela região do mundo de fato, mas o seu desabrochar é universal, e a partir desse lado tão comum a crianças de qualquer parte é que surge a ideia de unidade no olhar, trazendo aquelas peculiaridades para um lugar sensível. Se nem todos os elementos que formam o mosaico daquela narrativa são de fácil reconhecimento, porque muitos deles se situam em lugares da cultura, da religião e das lendas locais acerca do místico, do sagrado e do profano, é o emocional que acaba ligando as elipses narrativas em torno do que não se tem o conhecimento necessário. Através dessa conexão conseguimos acessar os caminhos para aquela sociedade que não reverbera no Ocidente em seus símbolos.

A protagonista Tantri está em momento familiar catártico. Seu irmão gêmeo Tantra foi acometido de algo desconhecido e, internado em um hospital, o contato entre eles é interrompido. Isso porque Tantri não tem qualquer trato com o ambiente, não se sente a vontade e decide não entrar no quarto para visitar a pessoa com a qual tem a maior ligação. A partir dessa imposição, a pequena começa a lembrar da sua relação com ele, refletir e reagir sobre os pais (e flexionar suas posições com eles) e também descobrir um lado outro de sua persona, acessando chaves oriundas de sua relação com a terra, os animais e os elementos básicos. O filme segue então um percurso de construção de linhas de roteiro afins da saturação ocidental, e subverte as relações entre os personagens com fins narrativos diversos ao que o cinema naturalmente propõe.

Através da conexão comum que o Oriente tem com animais e das muitas chaves de leitura que um roteiro pode ter, o longa exerce essa situação através de como Tantri se relaciona com oviparos, principalmente. Em seus delírios, Tantri e seu irmão se libertam da narrativa e constroem sua fábula voadora. Com Kamila, o filme vai formando sua narrativa em torno da preparação do luto e de como outras sociedades encaram o precipício que antecede a morte. Mais: como as crianças lidam com essa sensação de perda pela primeira vez e como encarar os processos que desencadeiam dentro de nós tão cedo. A metáfora do ovo que perde a gema é uma das cenas mais simbólicas do filme, quando Tantri se dá conta pela primeira vez que pode perder o que a completa.

Através de imagens de fotografia ímpar e com trilha-sonora sempre arrojada, a cineasta mostra um processo que é devassado pela dor ser quase naturalizado pela pureza da inocência e da natureza, que vão lavando tudo que é negativo e deixando apenas o singelo e único dessa experiência. Tantri observa o seu entorno e cresce com as relações, enquanto seu filme adquire cores cada vez mais abstratas e metaforizadas, sempre contrabalançando a ânsia da vida e a certeza da morte, num dos filmes mais instigantes e completos dessa edição do festival.
Por Francisco Carbone, em 18/06/2018
Avaliação:                   9.0
Notas - Equipe
• Francisco Carbone 9.0
•  Média 9.0
Notas - Usuários
aguardando 3 votos
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
#69 Indicados ao Oscar 2019
#68 Creed II
#67 Vidro
#66 Homem-Aranha no Aranhaverso
#65 WiFi Ralph e O Retorno de Mary Poppins
#64 Melhores Filmes de 2018
#63 Duro de Matar
#62 Roma
#61 O Senhor dos Anéis
#60 Scarface
#59 Infiltrado na Klan
#58 Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
#57 O Legado de Stan Lee
#56 O Roteiro de Cinema
#55 Halloween (2018)
#54 O Primeiro Homem
#53 Nasce Uma Estrela
#52 Musicais no Século XXI
#51 70 anos de John Carpenter
#50 Breaking Bad - 10 Anos
#49 Neorrealismo Italiano
#48 O Exorcista
#47 Wall-E
#46 The Last of Us
#45 60 anos de Tim Burton
#44 Meu Amigo Totoro
#43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
#42 Filmes da Sessão da Tarde
#41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
#40 100 anos de Ingmar Bergman
#39 Os Incríveis 2
#38 Era Uma Vez no Oeste
#37 Jurassic Park e Jurassic World
#36 O Bebê de Rosemary
#35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
#34 Han Solo: Uma História Star Wars
#33 Deadpool 2
#32 Um Corpo que Cai
#31 Stephen King no Cinema
#30 Vingadores: Guerra Infinita
#29 A Franquia 007
#28 Um Lugar Silencioso
#27 2001: Uma Odisseia no Espaço
#26 Jogador Nº1
#25 Planeta dos Macacos
#24 Quentin Tarantino
#23 75 anos de David Cronenberg
#22 Projeto Flórida
#21 Trama Fantasma
#20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
#19 Oito e Meio de Fellini
#18 A Forma da Água
#17 The Post e os filmes de Jornalismo
#16 Indicados ao Oscar 2018!
#15 20 Anos de Titanic
#14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
#13 Melhores de 2017
#12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
#11 Especial Natalino
#10 Assassinato no Expresso Oriente
#9 Onde os Fracos Não Têm Vez
#8 Liga da Justiça
#7 Stranger Things
#6 45 anos de O Poderoso Chefão
#5 Branca de Neve e os Sete Anões
#4 Halloween
#3 Blade Runner / Blade Runner 2049
#2 De Volta Para o Futuro
#1 Os Goonies
#0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Visto e o Não Visto, O
(Sekala Niskala, 2017)
• Direção:
- Kamila Andini
• Elenco Principal:
- Thaly Titi Kasih
- Ida Bagus Putu Radithya Mahijasena
- Ayu Laksmi
• Sinopse: Uma jovem procura maneiras imaginativas de lidar com a morte de seu irmão gêmeo.
 FILMES RELACIONADOS
• Ansiosa Tradução
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE
Apoiadores
Promobit: O site para encontrar aquela promoção imperdível