FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Os Jovens Baumann

(Jovens Baumann, Os, 2018)
Por Francisco Carbone Avaliação:                   9.5
Em busca do fim.
imagem de Os Jovens Baumann
"Os Baumann são uma filha tradicional mineira de posses, que fizeram fortuna com fazendas de café e criaram um nome a zelar na área de Santa Rita d'Oeste, no sul de Minas Gerais. Seus herdeiros formavam um grupo de 8 primos que tinham como por hábito passar as férias juntos, unidos e amigos. Em 1992, os primos Baumann partiram para a casa do interior pertencente a seus pais para mais uma temporada de vacância; foi a última vez que isso aconteceu. Desaparecidos sem deixar qualquer vestígio, o grupo de primos nunca mais foi visto e parou o estado através de sua história e das circunstâncias nunca esclarecidas a respeito desse mistério. Fazia parte de sua liturgia filmarem-se em fitas VHS da época, e apenas elas foram achadas na casa então. 25 anos depois, uma jovem recuperará essas fitas para tentar analisar em seus últimos momentos algum sentido para tal evento".

Parece uma sinopse o descrito acima, mas também poderia funcionar como uma reportagem de resgate para um misterioso desaparecimento do passado. Os Jovens Baumann merece esse tratamento não-universalizado para uma das mais fascinantes experiências do Festival de Brasília 2018. A montadora Bruna Carvalho Almeida estreia como diretora com um produto impressionante sob inúmeros aspectos, onde o acerto é generalizado e quase absoluto. Dessas produções frescas que aparecem de tempos em tempos em nossa cinematografia, o filme funciona como um passatempo sem compromisso mas funciona principalmente como retrato de um tempo passado, repleto de reflexos na sociedade de hoje e ainda assim uma produção requintada a partir de uma aparente simplicidade.

A criação de imagens para uma produção em audiovisual é algo cuja potência poucas vezes se assemelha em outras artes. Há de ter um pensamento não apenas crítico por trás do todo, mas também estético e diegetico que consiga conversar com o produto mas também com o tempo que ele está integrado. O trabalho realizado por Anna Santos aqui é nunca menos que monumental e empreende um capítulo fundamental para a impressão da obra. Ao lado da diretora, Anna tinha pra si a complexa tarefa de produzir imagens de VHS para 95% do filme, tornar tudo delicado e fiel, e ainda encontrar uma credibilidade conjunta com a direção de arte, o figurino e a montagem, fazendo tudo soar assustadoramente real. O trabalho estético de Eduardo Azevedo por trás do figurino e cenografia é outro elemento essencial para fazer sentido nas condições adversas que eles tinham e fazendo tudo fascinante.

A montagem de Rafael Nantes e Luis Felipe Labaki é um capítulo a parte no processo de Os Jovens Baumann. Se o filme abrange a criação de material caseiro, a melhor maneira de conseguir a textura ideal para a reprodução do preciosismo de outrora é talvez por trás da montagem mesmo. O tempo em uma filmagem caseira em VHS dos anos 80/90 é muito próprio, e nele se justificam os excessos e os cortes bruscos, caracterizando com perfeição as reproduções daquele tempo. A dupla extremamente jovem de montadores não se intimida pelo potencial da tarefa e recria um tempo passado de maneira exemplar (que também é conseguido no incrível curta de Juliana Antunes, Plano Controle). Aqui, o material conseguido por Anna e as diretrizes de Bruna fazem a tarefa dos meninos muito mais prazerosa, mas com certeza nada do que foi conseguido nesse filme foi fácil ou rápido. Um trabalho de ourives seria a melhor aproximação.

É um universo todo de muita verdade e sutileza, mesmo as breves passagens contemporâneas contribuem para a explícita análise do todo. Uma grande desarticulação e suspensão do espaço/tempo para falar de apagamento. Através de delicadas inserções do cinema de gênero, Bruna está debruçada sobre a perda da voz e da estrutura oligárquica do passado, que clamou durante muito tempo um espaço para desfazer conquistas alheias até chegar no seu próprio momento de finitude. A sequência narrada onde o cavalo percebeu primeiro o fim ao seu redor e tentou alertar é primordial para entendermos que toda a luxuosa embalagem concebida com muito talento por Bruna era também ele um atestado sobre a queda de classes dominantes, que tem hoje apenas seu reflexo antigo para continuar um reinado antiquado e opressor mesmo dentro de sua própria esfera.

Filme visto no Festival de Cinema de Brasília
Por Francisco Carbone, em 22/09/2018
Avaliação:                   9.5
Notas - Equipe
• Francisco Carbone 9.5
•  Média 9.5
Notas - Usuários
aguardando 3 votos
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
#55 Halloween (2018)
#54 O Primeiro Homem
#53 Nasce Uma Estrela
#52 Musicais no Século XXI
#51 70 anos de John Carpenter
#50 Breaking Bad - 10 Anos
#49 Neorrealismo Italiano
#48 O Exorcista
#47 Wall-E
#46 The Last of Us
#45 60 anos de Tim Burton
#44 Meu Amigo Totoro
#43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
#42 Filmes da Sessão da Tarde
#41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
#40 100 anos de Ingmar Bergman
#39 Os Incríveis 2
#38 Era Uma Vez no Oeste
#37 Jurassic Park e Jurassic World
#36 O Bebê de Rosemary
#35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
#34 Han Solo: Uma História Star Wars
#33 Deadpool 2
#32 Um Corpo que Cai
#31 Stephen King no Cinema
#30 Vingadores: Guerra Infinita
#29 A Franquia 007
#28 Um Lugar Silencioso
#27 2001: Uma Odisseia no Espaço
#26 Jogador Nº1
#25 Planeta dos Macacos
#24 Quentin Tarantino
#23 75 anos de David Cronenberg
#22 Projeto Flórida
#21 Trama Fantasma
#20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
#19 Oito e Meio de Fellini
#18 A Forma da Água
#17 The Post e os filmes de Jornalismo
#16 Indicados ao Oscar 2018!
#15 20 Anos de Titanic
#14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
#13 Melhores de 2017
#12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
#11 Especial Natalino
#10 Assassinato no Expresso Oriente
#9 Onde os Fracos Não Têm Vez
#8 Liga da Justiça
#7 Stranger Things
#6 45 anos de O Poderoso Chefão
#5 Branca de Neve e os Sete Anões
#4 Halloween
#3 Blade Runner / Blade Runner 2049
#2 De Volta Para o Futuro
#1 Os Goonies
#0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Jovens Baumann, Os
(Jovens Baumann, Os, 2018)
• Direção:
- Bruna Carvalho Almeida
• Elenco Principal:
- • Sinopse: 1992. Os Jovens Baumann, últimos herdeiros de uma prestigiosa família de Santa Rita d’Oeste, sul de Minas Gerais, desapareceram sem deixar vestígios. 2017. Uma caixa com fitas VHS é encontrada, contendo registros caseiros de seus últimos momentos, du...
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE