FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
CRÍTICA

Palavra (En)cantada

(Palavra (En)cantada, 2008)
Por Geo Euzebio Avaliação:             6.0
Qual a ligação entre os trovadores provençais e a música popular brasileira?

(Cobertura do Festival do Rio 2008)

Numa investigação antropologicamente poética, Palavra (En)Cantada tenta traçar o caminho que levou a música popular brasileira e a poesia a caminharem juntas na prática dos mais conhecidos compositores nacionais.

Dando poder à oralidade e assumindo a sua importância fundamental no desenvolvimento da cultura brasileira, a nossa música popular é apresentada neste documentário como espaço de fusão ou de transposição da cultura letrada às classes menos privilegiadas (e vice-versa), explicando a importância dos cancioneiros e repentistas, cujo passado remete aos trovadores da Idade Média, período histórico no qual música e poesia estavam unidas na composição de crônicas da vida cotidiana instrumentalizando assim o homem comum com uma forma de apreensão do mundo, ou seja, de conhecimento.

Do rap à bossa nova, passando pelo movimento da Tropicália, Helena Solberg entrevista nomes consagrados como Maria Bethânia, Chico Buarque, Arnaldo Antunes, Lenine, Adriana Calcanhoto e Tom Zé, conhecidos por sua intimidade com a língua portuguesa e pela maneira como usam e resignificam a linguagem e a poética em suas canções.

O conjunto das entrevistas apresenta uma explicação possível para o pouco sucesso da cultura livresca num país em que a leitura ainda é uma prática deslocada do cotidiano e na força da oralidade como forma de observação e análise da realidade. A partir disso, discorre sobre o papel decisivo que a música desempenhou como veículo para a troca e documentação dessas impressões, que obviamente não poderiam ser registradas sob a forma de livro.

Assim é que se apresenta o desenvolvimento das correntes e estilos musicais brasileiros como reflexo dessa prática popular e suas influências, tanto na literatura como no teatro, alcançando também as novas gerações de artistas.

Politizando a prática dos compositores populares, desconhecidos ou ícones, Palavra (En)Cantada têm seu maior mérito na força do conteúdo, amplificando o significado de algo tão trivial quanto ouvir música e pensar sobre ela, e mostrando a importância histórica de um dos legados culturais mais ricos de nossa sociedade. Quanto à forma, no entanto, o documentário usa expedientes consagrados deste tipo de documentário, mesclando entrevistas e imagens de arquivo sem grandes experimentações, mas também sem grandes pecados. Vale pela pesquisa e pela resignificação de algo tão banalizado quanto falar e pensar sobre isso.

Por Geo Euzebio, em 29/09/2008 Avaliação:             6.0
Notas - Equipe
•  Média -
Notas - Usuários
7.7 (25 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (1)
Por Rafael W. Oliveira, em 20/02/2013 | 21:14:36 h
Bela crítica, mas ao contrário do que foi apontado no final do texto, não acredito que a produção necessitasse de maiores experimentações, até porque a própria viagem proporcionada por Helena Solber ao abordar a música e a poesia no mesmo caminho já é uma experiência absolutamente maravilhosa. É um documentário épico.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Palavra (En)cantada
(Palavra (En)cantada, 2008)
• Direção:
- Helena Solberg
• Elenco Principal:
- Adriana Calcanhoto
- Arnaldo Antunes
- Lirinha
• Sinopse: Em um país com forte cultura oral como o Brasil, a música popular pode ser a grande ponte para a poesia e a literatura. A reflexão sobre esse tema é o ponto de partida do novo filme de Helena Solberg. Palavra (En)cantada tem a sua narrativa construíd...
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2014) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
MAPA DO SITE
ANUNCIE CONOSCO