FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Pat Garrett & Billy The Kid

(Pat Garrett & Billy The Kid, 1973)
Por Daniel Dalpizzolo Avaliação:                   9.0
A mais romântica e alegórica crônica sobre o fim do Velho Oeste.

Antes de produzir Pat Garret & Billy the Kid, Peckinpah (e Mann, e Leone, e tantos outros realizadores revisionistas) já havia decretado o fim da era western no Cinema, mas jamais de forma tão romântica e alegórica quanto neste monumento erguido à passagem do tempo – que muito bem pode ser encaixado como epílogo deste gênero. Em um único plano, sutilmente posicionado no início da fuga que estabelece a caminhada derradeira de Pat e Billy rumo à morte, Peckinpah de certa forma resume tom e substância de seu próprio filme: um take em contraluz mostrando a silhueta de um dos protagonistas enquanto anda a cavalo às margens de um lago, durante o crepúsculo.

É talvez o plano mais representativo de todo o Velho Oeste. Não este do filme de Peckinpah, mas a própria ação e o exercício de se fotografar o caubói em passos lentos rumando em direção a qualquer lugar, com o horizonte ao fundo, abusando de uma atmosfera romântica, épica. Mas Peckinpah filma tudo ao contrário. Não é no horizonte que se forma a silhueta – ele está encoberto por tantos outros contornos pretos que compõem a paisagem arborística da locação. O que vemos é o reflexo invertido nas águas do lago, sempre balançantes, deixando o caubói desfigurado, torto, com linhas tremulas.

O que encontramos neste Peckinpah não é o nosso Velho Oeste, aquele que tanto adoramos: vigoroso, embrutecido, musicado pelo tilintar das esporas e recheado com a macheza e violência corriqueiras do velho caubói americano. Pat Garret & Billy the Kid é a distorção, ou o fim definitivo de tudo isso, mais do que qualquer outro ensaiado anteriormente. O filme não aborda simplesmente o desencaixe do velho código de honra do Oeste, que  aos poucos foi vencido pela civilização e pelo desenvolvimento social, mas a punição a quem ainda não havia se entregado aos novos costumes, através dos quais a lei finalmente tomava o posto de maestro numa forma de tentar coibir a violência e encobrindo, automaticamente, a justiça autônoma que vingava por aquelas bandas em tempos passados.

Garret e Kid, assim sendo, representam dois lados de uma mesma moeda. Ambos são homens à moda antiga e, acima de tudo, grandes amigos, mas acabam desenvolvendo uma diferença determinante: enquanto Pat se rende ao novo modelo de sociedade que se estabelecia, Billy nega a adaptação. O fato que os coloca em lados opostos de uma mesma batalha – enquanto um permanece como caça, o outro se transforma em caçador – também motiva a melancolia que tanto as imagens, que surgem como força contrária aos ícones cristalizados pelos clássicos do western, quanto à trilha sonora de Bob Dylan, constroem através de cada seqüência.

Por sinal, o momento-chave do filme, quando Pat finalmente encontra e assassina Billy the Kid, pode ser visto também como o último suspiro do faroeste. Todos sentem, ali, o contragosto sempre explícito pelo amargor irrefutável com o qual o personagem de James Coburn mantém arduamente sua perseguição a Bill. Não simplesmente por estar realizando um trabalho do qual não se orgulha, mas por saber que, matando Billy the Kid, estaria fatalmente assassinando a si próprio – e a realidade em que viviam. A nós, portanto, resta apenas contemplar o homem caminhando por sob os raios solares, trilhando, rumo ao horizonte do deserto, passos mortos que celebram o fim de sua própria era.

Por Daniel Dalpizzolo, em 17/11/2009
Avaliação:                   9.0
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 7.0
• Daniel Dalpizzolo 9.0
• Rodrigo Cunha 9.0
• Silvio Pilau 9.0
• Vlademir Lazo 9.0
• Heitor Romero 9.5
• Bernardo D.I. Brum 9.0
• Victor Ramos 9.0
•  Média (Top Editores #59) 8.8
Notas - Usuários
8.4/10 (193 votos)
Top Usuários #226
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (5)
Por Caio Henrique, em 20/04/2015 | 13:28:12 h
Du caralho.
Por Daniel Mendes , em 27/08/2012 | 16:15:17 h
Essa crítica está excelente! O filme é OP, mas está longe de ser um dos meus favoritos do gênero.
Por Lucas do Carmo, em 04/05/2012 | 15:02:25 h
Ótima critica.
Por Victor Ramos, em 19/09/2011 | 20:39:05 h
Excelente crítica. Excelente filme.
Por Luís Daniel, em 06/09/2011 | 16:40:08 h
Excelente crítica.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
#55 Halloween (2018)
#54 O Primeiro Homem
#53 Nasce Uma Estrela
#52 Musicais no Século XXI
#51 70 anos de John Carpenter
#50 Breaking Bad - 10 Anos
#49 Neorrealismo Italiano
#48 O Exorcista
#47 Wall-E
#46 The Last of Us
#45 60 anos de Tim Burton
#44 Meu Amigo Totoro
#43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
#42 Filmes da Sessão da Tarde
#41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
#40 100 anos de Ingmar Bergman
#39 Os Incríveis 2
#38 Era Uma Vez no Oeste
#37 Jurassic Park e Jurassic World
#36 O Bebê de Rosemary
#35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
#34 Han Solo: Uma História Star Wars
#33 Deadpool 2
#32 Um Corpo que Cai
#31 Stephen King no Cinema
#30 Vingadores: Guerra Infinita
#29 A Franquia 007
#28 Um Lugar Silencioso
#27 2001: Uma Odisseia no Espaço
#26 Jogador Nº1
#25 Planeta dos Macacos
#24 Quentin Tarantino
#23 75 anos de David Cronenberg
#22 Projeto Flórida
#21 Trama Fantasma
#20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
#19 Oito e Meio de Fellini
#18 A Forma da Água
#17 The Post e os filmes de Jornalismo
#16 Indicados ao Oscar 2018!
#15 20 Anos de Titanic
#14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
#13 Melhores de 2017
#12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
#11 Especial Natalino
#10 Assassinato no Expresso Oriente
#9 Onde os Fracos Não Têm Vez
#8 Liga da Justiça
#7 Stranger Things
#6 45 anos de O Poderoso Chefão
#5 Branca de Neve e os Sete Anões
#4 Halloween
#3 Blade Runner / Blade Runner 2049
#2 De Volta Para o Futuro
#1 Os Goonies
#0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Pat Garrett & Billy The Kid
(Pat Garrett & Billy The Kid, 1973)
• Direção:
- Sam Peckinpah
• Elenco Principal:
- James Coburn
- Kris Kristofferson
- Richard Jaeckel
• Sinopse: O velho Pat Garrett não era mais um fora-da-lei quando é eleito pela população de uma cidade o xerife local. Já seu ex-parceiro, Billy The Kid, continua a atuar no crime. E o trabalho de Pat Garrett é justamente capturá-lo. Então se inicia uma caçada...
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE