FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Pendular

(Pendular, 2017)
Por Pedro Tavares Avaliação:               7.5
Corpos em crise.
imagem de Pendular
O debut diretorial de Julia Murat em longas-metragens de ficção, Histórias que Só Existem Quando Lembradas, norteou um caminho que Pendular mostra como rápida evolução ao menos em um sentido: o espaço para a crise. Tônica usada para um estudo influído de emoções de um casal de artistas isolados em um galpão no Rio de Janeiro. 

Desenvolve-se a relação com o externo, mas a visão de Murat é tão incrustrada ao íntimo que poucos são os planos não delimitados por uma parede ou teto. Uma alegoria subjacente ao que é simplório a Pendular: a rotina de um casal em crise. Interessa mais à diretora o olhar ao contracampo desta história; a rotina de trabalho, o silêncio que guia os conflitos e, principalmente, como estes corpos dominam o espaço de trabalho. Espaço este que é delimitado para cada um, a separação explícita de dois mundos de interesses e motivações distintas. 

Juntam-se para necessidades maiores: comer, transar, se banhar. É o espaço suficiente para que Pendular se torne discursivo e provocador pelo que filma e não por aquilo que incita. Não há persuasão ou o aumento de tom, há apenas ação – a dança, o (des)equilíbrio. Mesmo com a modulação simplória desta relação – corpos, espaço, cidade – impressiona a sugestão de esculpir estes sentimentos. O filme guarda uma agressividade como limiar, assim como a fita e o cabo de tensão – dois intensos personagens do filme. 

Interessa a Murat o modo de observação, com distância ao julgamento sobre os desejos e ações de cada personagem. À observação de uma jornada estática, mas de tremores e equilíbrio; a opção de Pendular ser um filme sem intervenções é instigante e desafiador para quem oferece e também para quem o receberá. Longe do masoquismo ou amplificações que o espaço normalmente sugere como máxima alegoria do vazio, Murat aposta na interpolação dos códigos exibidos, de almas entrincheiradas pela atmosfera, pura e simples. 

Portanto, Pendular se faz como falsa peça didática, livre para a contradição que se justifica pelo amor – pelo cônjuge ou pelo que se faz da vida – e se faz mais um norte para Murat: o das reações, antes pouco exploradas em sua filmografia, agora como mais uma bifurcação a sublinhar.  
Por Pedro Tavares, em 20/09/2017
Avaliação:               7.5
Notas - Equipe
• Pedro Tavares 7.5
•  Média 7.5
Notas - Usuários
6.3/10 (5 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
• #003 Blade Runner / Blade Runner 2049
• #002 De Volta Para o Futuro
• #001 Os Goonies
• #000 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Pendular
(Pendular, 2017)
• Direção:
- Julia Murat
• Elenco Principal:
- Raquel Karro
- Rodrigo Bolzan
- Valeria Barretta
• Sinopse: Pendular acontece em um galpão abandonado, onde arte, performance e intimidade se misturam; e onde os personagens perdem aos poucos a capacidade de distinguir entre seus projetos artísticos, o passado de cada um e sua relação amorosa.
 FILMES RELACIONADOS
• Histórias que Só Existem Quando Lembradas
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE