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Críticas

Cineplayers

Vulgar e anárquica, comédia só deve agradar um nicho de mercado.

4,0

Baseado em uma série televisiva de comédia quase que inteiramente desconhecida aqui no Brasil, Reno 911 chega ao mercado diretamente em vídeo, já prevendo-se seu total insucesso entre o público nacional. O filme não chega a ser um desastre enorme, pois contém alguns momentos engraçados e o seu tom anárquico propicia alguns momentos interessantes, lembrando, de forma bem primária, o recente sucesso-surpresa Borat. Aliás, Reno 911 poderia ser definido muito bem como uma mistura de Borat (pelo estilo) com a popular cinessérie Loucademia de Polícia (pelo tema). Apenas não espere a ousadia e a originalidade do primeiro nem a classe e a diversão leve do segundo.

Filmado de forma quase que descompromissada por Robert Ben Garant, o filme não possui exatamente uma história. Os atrapalhados policiais de Reno vão a uma conferência em Miami e como todos os outros policiais da cidade ficaram presos no pavilhão principal do evento, eles serão os únicos “aptos” a garantir a segurança e a ordem dessa bela cidade dos Estados Unidos durante alguns dias. A partir daí, somos apresentados a inúmeras sequências desconexas envolvendo sexo, pornografia, escatologia, palavrões, homossexualismo, bizarrices, etc. Os integrantes da polícia de Reno são figuras propositalmente imbecis. Muitas vezes, realizam atos irritantes, mas acredito que seja esse o tom da série de televisão, então o público-alvo principal são certamente os fãs da série ou fãs desse tipo de comédia (alguém lembra-se de Tom Green?).

O filme tem certo valor agregado ao contar com várias participações especiais, com a presença de Danny DeVito, The Rock, entre outros. tais participações não somam realmente nada ao enredo, e funcionam mais como curiosidade, embora sejam pelo menos um pouco interessantes. A direção de arte é bastante cansativa, com colorido excessivo devido à paisagem alegre da Califórnia, o que não necessariamente fica bem na tela do cinema. Como já foi dito, a direção é descompromissada, o diretor cria cenas sem critério algum, e eventualmente acerta com alguns planos interessantes (a sequência onde todos se masturbam no hotel), mas de forma geral o trabalho é bem ordinário, quase como que denunciando a origem televisiva do filme.

Repleto de material visualmente ofensivo, não é uma comédia recomendada para o público-médio, mas quem consome o lixo proveniente da MTV, por exemplo, sobretudo Jackass, vai achar o programa bem leve. Já há rumores sobre uma continuação, pois o filme não fez feio nas bilheterias norte-americanas (relativamente à baixa expectativa gerada, é claro) e a reação do público-alvo foi bastante positiva. O material em si é limitado demais para conquistar mais do que já tem, e o conhecimento sobre Reno 911!, assim que o mesmo sair da seção de lançamentos das locadoras, deve mesmo ficar restrito ao seu nicho de mercado. Não é de todo mal pois entre tantas piadas jogadas para todos os lados, algumas funcionam muito bem. Mas é totalmente vazio e dispensável.

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