FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Senhora Fang

(Fang Xiu Ying, 2017)
Por Pedro Tavares Avaliação:                 8.0
Longa jornada.
Conhecido pela captação da instabilidade pelo o que é estável – a câmera, o tempo, o espaço -, Wang Bing também é acompanhado pelos efeitos de seus filmes, em boa parte composto por horas de duração e de contemplação desafiadora. Ironicamente, quando Bing se aproxima de seus personagens – no sentido dramático -, seus filmes tendem a se encurtar, como é o caso de Três Irmãs (2014) e Senhora Fang, vencedor do último Festival de Locarno.

Senhora Fang se resume à espera. Uma espera dolorosa por parte dos parentes de Fang, que é vítima de Alzheimer. O poder de síntese da vida da senhora Fang cabe em um único plano para Bing, tão acostumado a planos elásticos. Deste plano em diante, o que se vê dentro da casa no qual Bing filma é o tilintar do relógio ao encontro da esperada partida da protagonista. 

Ao redor, há vida. Esta aliança entre vida e morte se dá na transformação de Bing em testemunha – praxe de seus filmes – do cotidiano de pescadores locais. Eles jogam, conversam e trabalham muito próximos ao local onde a senhora Fang passa seus últimos dias de vida. Cabe o pensamento da cartilha de injustiças da vida e do pesar, onde os familiares, timidamente, torcem pelo fim desta espera. Nitidamente, um esforço grande por parte de Wang Bing é o da não generalização do sofrimento e talvez numa contradição proposital, a intensificação do ato observacional está no extremo posto dos momentos que Fang é a protagonista. 

Se cabe apenas lamentar e esperar, o filme se faz ríspido, duro e escolhe outro cenário para a melancolia – nem sempre funcionais. O rio, o encontro de amigos, a vida que segue. Um paradoxo cabível ao que está por vir. E quando o inevitável vem à tela, Bing exorta o deslocamento das emoções mais óbvias: escolhe o homem que anda pela casa em direção ao quintal ao invés daqueles que debruçam no precipício do sofrimento. 

Esta aposta que os efeitos são reverberados em outras camadas do filme é feliz. Também é acertada a aposta de Bing em resumir a via crucis de Fang a 86 minutos, pois é cabível e antes de tudo, para um realizador acostumado ao poder do olhar, saber que existem coisas que são insuportáveis ao coração e neste caso a imposição da câmera pautaria questões que estão muito abaixo da qualidade do cinema de Wang Bing.

Visto no Festival do Rio 2017.
Por Pedro Tavares, em 09/10/2017
Avaliação:                 8.0
Notas - Equipe
• Pedro Tavares 8.0
•  Média 8.0
Notas - Usuários
aguardando 3 votos
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
• #003 Blade Runner / Blade Runner 2049
• #002 De Volta Para o Futuro
• #001 Os Goonies
• #000 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Senhora Fang
(Fang Xiu Ying, 2017)
• Direção:
- • Elenco Principal:
- • Sinopse: Fang Xiu Ying nasceu em 1948, e sofreu com o alzheimer nos últimos 8 anos de vida. Com estágio avançado da doença, muda-se para um lar de idosos, mas a ineficácia do tratamento faz com que retorne novamente à sua casa. Vencedor do prêmio de Melhor Fi...
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE