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Críticas

Cineplayers

A teoria do destino traçado.

7,0

Juliane Kreisler, vivida pela ótima Nina Hoss, também protagonista de Bárbara, parece plenamente feliz ao lado de seu namorado, August. Os dois passam férias na Finlândia e vivem momentos típicos de casais apaixonados. Enquanto eles dominam a tela nos minutos iniciais, a fotografia, sempre auxiliar à narrativa, reforça as cores do verão, mas sem aquela vibração intensa. É o prenúncio de que a chama, por algum motivo, irá se apagar.

Uma Janela para o Verão (Fenster zum Sommer, 2011) não irá caminhar para a questão do amor e suas consequências, mas sim para a reflexão sobre tempo, destino e ação/reação. Tem sua pitada de teoria do caos, mas se afasta por completo daquele entendimento de Corra Lola, Corra. Aqui, toda ação, obviamente, gerará por consequência uma reação e cada ato gerará sua própria resposta. Contudo, a tese aqui é mais fatalista. O destino está traçado e é imutável. As atitudes apenas alteram a forma pela qual as experiências serão vividas.

A protagonista sofre então com um efeito que, descobrimos com o decorrer da história, já a afetou quando criança. À noite, estava com August, mas ao pegar no sono, acordou seis meses antes, ainda no inverno – a fotografia fica mais acinzentada e triste -, mas com toda a memória do “futuro”. No ponto de retorno, ainda não havia conhecido seu novo amor e vivia sob o peso de um casamento já afundado. Além disso, sua amiga, falecida na primavera, ainda está viva.

A primeira questão de Uma Janela para o Verão parece ser moral. Pode-se, conscientemente, mudar o caminho da vida alheia? Da primeira vez em que se vive determinado momento, os acontecimentos são naturais, mas no flashback, cabe à Juliane encarar tudo como um repeteco, com respeito ao que estava programado, ou tentar alterar os fatos. A princípio, ela acredita ter de respeitar o passado, mas questionada, experimenta influir no curso das coisas.

Assim, a segunda questão é proposta: o destino. A visão do diretor e roteirista Hendrik Handloegten é fatalista. O que está programado para acontecer irá acontecer independente das ações humanas, sejam elas inconscientes do futuro, como se espera, ou conscientes, como proposto. Assim, tudo caminhará como pré-estabelecido, mas o momento em que ocorrem os fatos pode ser outro.

De volta à experiência de Juliane, não ficam claro os motivos que a levam a “viajar no tempo”, mas essa estrada parece longa e sem fim. O único elemento consolidado é que o regresso se dá do verão para o inverno. O que ela tem a ganhar e a perder com essa segunda chance? Como exatamente foram os fatos quando vividos pela primeira vez? Ao público são dados apenas recortes.

Uma Janela para o Verão parece muito mais preocupado em debater questões como o destino e a impotência do homem diante de sua própria vida que, por esta visão, é válida pelas experiências e não pelos resultados. Reflexões e dúvidas são embrulhadas em um contexto de romance – do falido ao pulsante - ao som de uma bela trilha sonora. Não chega a ser relevante para o debate, que inclui as relações e a finitude como eixos, mas intriga.  

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