FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Vermelha

(Vermelha, 2019)
Por Francisco Carbone Avaliação:                   9.5
Circo de transformações formais.
imagem de Vermelha
À primeira vista, não é positivo saber que Getúlio Ribeiro tem às suas mãos sua organização familiar para criar ficção. Estamos diante de pai, mãe, irmã, as relações de afeto e de sangue que se misturam e que criam uma nova textura na tela. No entanto, Getúlio abandona qualquer registro prévio conhecido e de uso habitual do hoje, para entregar o que seria a narrativa mais inusitada da Aurora desse ano. A partir desse próprio pressuposto orgânico local e afetivo, o diretor já subverte as expectativas do que se entenderia como uma ideia prévia de roteiro, tirando a segurança do espectador a todo momento.

Gaúcho e Beto consertam um telhado, Jonas os chama para cobrar uma dívida. Em paralelo a isso, dois homens viajam até o interior, em busca de um tronco que será retirado quase inteiro e levado até enfim essa mesma casa, no fim do dia. Assim nasce o longa, que parece preparar o terreno para uma estrutura narrativa ligada às relações familiares, mas não dura 20 minutos pra essa impressão dissipar. Ainda que Tiradentes apresente eventualmente filmes com estruturação menos radicais, o longa goiano não faz parte de uma proposta mais hermética de cinema, mas de um olhar desconstruído para as convenções cinematográficas, que abrem as possibilidades do projeto para um universo que a todo momento se esforça em tirar as certezas do espectador, tanto o mais convencional quanto o mais versado em um cinema menos amarrado. 

Getúlio é um jovem realizador fora do grande eixo que abre sua carreira com um projeto de cinema apostando na falta de segurança, tanto sua quanto da plateia. É um cinema obviamente de risco, mas que se escreve com uma tinta muito sofisticada de experimentação. Como se fora um livro de contos que acompanha uma saga dos mesmos personagens, o rapaz insere a própria família em constante tentativa de recriar suas funções domésticas e sociais, em registro que contempla muitas vezes o onírico, mas sem jamais perder o fio da ternura. Por ora seu pai provém, em outro momento uma pureza juvenil o acomete; sua mãe tem grandeza e altivez, ainda que sua cumplicidade com a filha remeta a uma relação entre irmãs. Amarra esse núcleo Beto, que cria com o pai Gaúcho uma dupla das mais simbióticas do cinema brasileiro recente. 

O afeto é a grande mola propulsora do filme, esticando seus braços pelo roteiro, mas o filme tem uma poética interiorana, logo seu olhar para o outro tem origem menos fluida e mais tradicional. Enquanto contorna a feminilidade e o espelhamento da relação entre mãe e filha, no masculino essa mesma fagulha precisa ser acessada de maneira menos óbvia. As mãos se tocam entre mulheres a tornar palpável os sentidos; entre homens, há o constante atrito com a qual se estabelece a masculinidade primal. E é dessas relações aparentemente cotidianas que o filme elabora sua força imagética, criando um terreno livre para uma base que varia entre a chanchada, o cinema de gênero e a liberdade de criação narrativa, com elementos que as identifica como tais e da qual também reinventa os mesmos à uma maneira quase quixotesca. 

Getúlio acaba por fim criando não apenas um conjunto de possibilidades inúmeras de reinvenção e subversão narrativa - e acaba por realizá-las, destroçando as certezas a cada nova passagem - mas também compondo planos dos mais inspirados para cenas que nascem inesquecíveis, como a leitura do sonho da mãe, a desavença entre Beto e Gaúcho, o diálogo com o além, e a irrepreensível sequência que começa em ameaça e descamba para uma briga na rua que junta no mesmo saco Sergio Leone e Looney Tunes. Unido ao fotógrafo Larry Machado, o jovem diretor cria imagens impossíveis de perder e relê as estruturas do cinema e de sua própria família, nunca abrindo mão de confrontar o formalismo e ousar com essa leitura carismática de uma trupe circense típica, que alia elementos do passado na arte para montar uma peça refrescante e vigorosa.

Filme visto na Mostra de Cinema de Tiradentes
Por Francisco Carbone, em 27/01/2019
Avaliação:                   9.5
Notas - Equipe
• Francisco Carbone 9.5
•  Média 9.5
Notas - Usuários
aguardando 3 votos
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
#69 Indicados ao Oscar 2019
#68 Creed II
#67 Vidro
#66 Homem-Aranha no Aranhaverso
#65 WiFi Ralph e O Retorno de Mary Poppins
#64 Melhores Filmes de 2018
#63 Duro de Matar
#62 Roma
#61 O Senhor dos Anéis
#60 Scarface
#59 Infiltrado na Klan
#58 Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
#57 O Legado de Stan Lee
#56 O Roteiro de Cinema
#55 Halloween (2018)
#54 O Primeiro Homem
#53 Nasce Uma Estrela
#52 Musicais no Século XXI
#51 70 anos de John Carpenter
#50 Breaking Bad - 10 Anos
#49 Neorrealismo Italiano
#48 O Exorcista
#47 Wall-E
#46 The Last of Us
#45 60 anos de Tim Burton
#44 Meu Amigo Totoro
#43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
#42 Filmes da Sessão da Tarde
#41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
#40 100 anos de Ingmar Bergman
#39 Os Incríveis 2
#38 Era Uma Vez no Oeste
#37 Jurassic Park e Jurassic World
#36 O Bebê de Rosemary
#35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
#34 Han Solo: Uma História Star Wars
#33 Deadpool 2
#32 Um Corpo que Cai
#31 Stephen King no Cinema
#30 Vingadores: Guerra Infinita
#29 A Franquia 007
#28 Um Lugar Silencioso
#27 2001: Uma Odisseia no Espaço
#26 Jogador Nº1
#25 Planeta dos Macacos
#24 Quentin Tarantino
#23 75 anos de David Cronenberg
#22 Projeto Flórida
#21 Trama Fantasma
#20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
#19 Oito e Meio de Fellini
#18 A Forma da Água
#17 The Post e os filmes de Jornalismo
#16 Indicados ao Oscar 2018!
#15 20 Anos de Titanic
#14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
#13 Melhores de 2017
#12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
#11 Especial Natalino
#10 Assassinato no Expresso Oriente
#9 Onde os Fracos Não Têm Vez
#8 Liga da Justiça
#7 Stranger Things
#6 45 anos de O Poderoso Chefão
#5 Branca de Neve e os Sete Anões
#4 Halloween
#3 Blade Runner / Blade Runner 2049
#2 De Volta Para o Futuro
#1 Os Goonies
#0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Vermelha
(Vermelha, 2019)
• Direção:
- Getúlio Ribeiro
• Elenco Principal:
- Gaúcho
- Débora Marques
- Maria Divina
• Sinopse: Dois homens viajam até região rural em busca de uma antiga raiz atingida por um raio. Enquanto eles extraem a raiz, Beto auxilia Gaúcho na reforma do telhado de sua casa, que passa a ser ameaçada diariamente pelo fornecedor de materiais de construção...
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE