FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
CRÍTICA

Western

(Western, 2017)
Por Heitor Romero Avaliação:                 8.0
O faroeste ressignificado.
imagem de Western
Montado em um cavalo, um operário alemão se desloca até uma aldeia na fronteira entre Bulgária e Grécia e sua presença soa como a de um emissário do Ocidente para um território rural, trazendo o futuro e o desenvolvimento do mundo capitalista. A figura evoca mais receio do que expectativa, e para um povo já acostumado com as invasões ocidentais, ela é tida como uma ocupação. Nesse argumento de faroeste se sobrepõe um retrato social que geralmente não casa muito bem com o cinema de gênero americano, e está nesse contraste o maior interesse do trabalho da diretora alemã Valeska Grisebach em Western (idem, 2017). 

Se para o cinema americano o faroeste já virou uma relíquia, tendo em seu uso contemporâneo quase sempre um tom anacrônico revisionista e que pouco acrescenta ou expande o gênero, é interessante perceber como uma diretora alemã capta sua essência e a moderniza dentro de um contexto mais atual e incrivelmente fértil para o seu desenvolvimento. Mas ao mesmo tempo há um apego muito claro ao classicismo que ele evoca, com ecos de John Ford e Clint Eastwood, e a temas que lhe eram caros, como a lealdade, a solidão, o isolamento e a disputa territorial.

Esses elementos ganham uma nova roupagem e os cowboys/forasteiros são substituídos por operários que procuram construir uma hidrelétrica e todos os seus benefícios de caráter ambíguo, que podem trazer tanto a expansão e modernização, quanto a tomada gradual de terras e a contaminação de novos costumes e culturas imperialistas do ocidente. A relação entre os búlgaros e os alemães vai aos poucos formando uma rede de tensão crescente, com base em alguns arquétipos que a diretora recicla, como o herói que respeita os costumes locais ou o forasteiro arrogante que os despreza. Com grande habilidade narrativa, Grisebach jamais trilha os caminhos esperados e desconstrói todos os clichês com que inicia sua trama, subvertendo o faroeste ao mesmo tempo em que o enaltece e o trabalha em sua potência máxima, com um eco social tão forte que por vezes se sobressai ao exercício de gênero. 

Nesse cenário curioso, a diretora discute a relação ocidente/oriente e suas tensões em territórios fronteiriços transcontinentais. Sem tomar lados ou apontar vilões, ela sempre deixa no ar uma abordagem dúbia de dependência e repulsa, de fascínio e desprezo, de complemento e incompatibilidade, com base em questões como cultura, língua, política e história. Essas fissuras na comunicação logo evoluem para a ideia de se resolver tudo com a força física e a violência e, nesse microssomo da história da Europa Oriental, Grisebach retrata situações que ainda ocorrem no século XXI mundo afora, ainda que soem quase ultrapassadas na encenação classicista montada em cima desses arquétipos e conflitos dos séculos passados. 

Os países que antes compunham o Bloco do Leste durante a Guerra Fria ainda sofrem com os efeitos de um mundo dividido, de uma política que, embora já superada, ainda reverbera nas relações da sociedade local. Mesmo após a independência alcançada da antiga URSS, sentem-se como despatriados e à mercê de influências e ações políticas e militares de vizinhos mais unificados e poderosos. Em um plano mais individual, analisa a figura masculina no século XXI, a evolução do cowboy tresloucado ao homem solitário e ainda sem encontrar seu lugar no mundo, vagando à esmo em busca de um lar. Em Western, essa situação toda é abordada com a precisão de uma cineasta no domínio pleno de sua profissão, sendo capaz de exprimir em quase duas horas toda uma história que ainda prevalece sobre os fantasmas de uma guerra que nunca de fato aconteceu e que para muitos nunca de fato acabou. 
Por Heitor Romero, em 11/03/2018
Avaliação:                 8.0
Notas - Equipe
• Daniel Dalpizzolo 6.0
• Heitor Romero 8.0
•  Média 7.0
Notas - Usuários
6.7/10 (9 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (2)
Por Heitor Romero , em 25/03/2018 | 21:13:25 h
Obrigado, Jairo
Por Jairo Simões, em 24/03/2018 | 21:48:52 h
Belíssimo texto, meu amigo! Contribuiu muito para ampliar minha visão sobre a obra. Parabéns!
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
• #45 60 anos de Tim Burton
• #44 Meu Amigo Totoro
• #43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
• #42 Filmes da Sessão da Tarde
• #41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
• #40 100 anos de Ingmar Bergman
• #39 Os Incríveis 2
• #38 Era Uma Vez no Oeste
• #37 Jurassic Park e Jurassic World
• #36 O Bebê de Rosemary
• #35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
• #34 Han Solo: Uma História Star Wars
• #33 Deadpool 2
• #32 Um Corpo que Cai
• #31 Stephen King no Cinema
• #30 Vingadores: Guerra Infinita
• #29 A Franquia 007
• #28 Um Lugar Silencioso
• #27 2001: Uma Odisseia no Espaço
• #26 Jogador Nº1
• #25 Planeta dos Macacos
• #24 Quentin Tarantino
• #23 75 anos de David Cronenberg
• #22 Projeto Flórida
• #21 Trama Fantasma
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
• #11 Especial Natalino
• #10 Assassinato no Expresso Oriente
• #9 Onde os Fracos Não Têm Vez
• #8 Liga da Justiça
• #7 Stranger Things
• #6 45 anos de O Poderoso Chefão
• #5 Branca de Neve e os Sete Anões
• #4 Halloween
• #3 Blade Runner / Blade Runner 2049
• #2 De Volta Para o Futuro
• #1 Os Goonies
• #0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Western
(Western, 2017)
• Direção:
- Valeska Grisebach
• Elenco Principal:
- Meinhard Neumann
- Reinhardt Wetrek
- Syuleyman Alilov Letifov
• Sinopse: Um grupo de operários de construção alemão vai trabalhar na fronteira entre a Bulgária e a Grécia, lugar que desperta o espírito de aventura dos homens; porém, eles também precisam encarar seus próprios preconceitos e desconfianças devido à barreira ...
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE