Lars Von Trier é o tipo de diretor 8 ou 80, ou você ama suas obras cinematográficas ou você as repúdia com toda a sua força. E em anticristo não foi diferente, como muitos dos fãs de Lars sabem, esse filme foi recebido em Cannes em 2009 com deboches e risadas da parte da crítica ali presente. Lars conseguiu inovar com a criação, junto de Thomas Vinterberg o Dogma 95, que consistia em filmar uma pelicula com cameras de ombro, não usar cenários artificiais e tirar a trilha sonora, tal Dogma é usado em Dogville e Dançando no escuro também. Porém Lars quebra um pouco esse Dogma nas filmagens de Anticristo logo na primeira cena, onde podemos ouvir música clássica.
Lars nos mostra nesse filme o mosaico de sentimentos humanos e suas tragédias através de dois personagens sem nome interpretados por Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg, um analista e sua esposa. O filme é bem dividido, contendo: O prologo; O capitulo um (O sofrimento); O capitulo dois (a Dor); O capitulo três (O desespero); O capitulo quatro (Os três mendigos) e por fim o Epílogo.
Logo de inicio somos apresentados a uma cena em que os personagens principais da trama estão fazendo amor e o filho dos dois perambulando pela casa, uma musica clássica alta ao fundo e o filho do casal cai da janela. A partir dai começa a história de anticristo, O analista (Willem) pede à sua mulher que a deixe cuidar dela, já que a mesma se encontra em uma quase depressão pela morte do filho, ela aceita e então ele faz de tudo pra descobrir os medos de sua esposa, até que ela toca em um ponto que o deixa alerta, O Edén, um bosque com uma casa onde ela passou o verão passado com o filho, então os dois partem para lá.
Trama vai e trama vem se descobre que a mulher enquanto estava elaborando uma tése estudava o feminicidio (a morte das mulheres através da história) e isso teria a deixado psicotica, sempre repetindo que a mulher é má por natureza e coisas do tipo, ai "ele" percebe que tem algo errado mais já é tarde demais, sua mulher já estava fora de controle, numa das cenas mais chocantes do filme ela nocauteia seu marido e o fura a perna com uma espécie de furadeira prendendo-o com uma grande lixa de ferro, ele tenta fugir mais é inutil ela o encontra e começa ai a sequencia final do filme.
Tento não revelar tantos detalhes pois esse filme é uma análise de sentimentos, comportamentos e da essencia do ser humano, ainda há dialogos gêniais de Von trier em que não toquei para que o leitor não saiba o que vá acontecer, deixo claro que: É um filme pesado, contem sexo gratuito e muitas outras coisas mais, mais não deixa de ser uma obra de arte de Von trier, que hoje talvez não tenha tanta repercussão na mídia mais daqui alguns anos será, e espero que seja, considerado um clássico da industria cinematográfica.
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