Saltar para o conteúdo

Notícias

Aos 82 anos, morre o ator inglês Albert Finney


Morreu nesta sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019, o ator inglês Albert Finney. Indicado ao Oscar cinco vezes, Finney foi um dos maiores nomes do cinema inglês no período pós-guerra. Após curar-se de um câncer em 2011 em 2011, o ator faleceu após uma curta doença.

Filho de um contador, Albert Finney nasceu em 1936 e estudou teatro shakespereano. Aos 19 anos, estreou como Brutus em Júlio César. Mas foi seu papel na peça Coriolano, também de Shakespeare, que chamou a atenção do diretor Tony Richardson e deu-lhe a oportunidade de estrear no cinema em O Anfitrião. Mas foi seu papel no filme da nova onda ingles Tudo Começou no Sábado, de Karel Reisz, que fez Finney chamar a atenção de público e crítica.

A partir daí, o ápice da sua carreira seria o protagonismo em As Aventuras de Tom Jones, nova parceria com Richardson que ganhou o Oscar de Melhor Filme. 

A partir daí, Finney trabalharia com sem número de destacados diretores: trabalhou com Stanley Donen e co-estrelou com Audrey Hepburn no romance Um Caminho Para Dois, fez Hercule Poirot no Assassinato do Expresso Oriente de Sidney Lumet, o filme de crime Ajuste Final com os irmãos Coen e um papel coadjuvante marcante em Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento, com Steven Sodebergh.

Seus últimos trabalhos marcantes foram a versão mais velha do protagonista de Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas, de Tim Burton e a reprise da parceria com Lumet em Antes Que o Diabo Saiba que Você Está Morto.

Seu papel que mais lhe rendeu prêmios foi como Tom Jones em As Aventuras de Tom Jones, pelo qual ganhou Melhor Ator no Globo de Ouro e no Festival de Veneza, e sua versão de Winston Churchill no filme televisivo O Homem Que Mudou o Mundo, pelo qual venceu o Emmy e o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme Televisivo ou Minissérie.

Finney recusou um título de Cavaleiro do Império Britânico e foi casado três vezes: primeiro com Jane Wenham entre 1957 e 1961, depois com a atriz Anouk Aimée (A Doce Vida) entre 1970 e 1978 e por fim com Pene Dalmage, de 2006 até o presente momento. Ele deixa viúva e um filho.

Comentários (0)

Faça login para comentar.