Saltar para o conteúdo

Notícias

Aos 86 anos, morre o cineasta italiano Ermanno Olmi


O diretor italiano Ermanno Olmi, conhecido por receber a Palma de Ouro em Cannes com o filme A Árvore dos Tamancos (1978), morreu aos 86 anos. A causa exata da morte ainda não foi informada. O óbito ocorreu na cidade de Asiago, no norte da Itália, onde lecionava. 

Em atividade desde os anos 1950, Olmi despontou para o cinema com os longas O Tempo Parou (1959), O Posto (1961) e Os Noivos (1963), nos quais trabalhava dramas pessoais e sociais caros ao cinema neorrealista italiano, acrescentando traços formais emergentes a partir do surgimento dos cinemas novos da década de 1960, como a mescla de diferentes planos espaço-temporais, a montagem fragmentada e o deslocamento da importância da trama ao segundo plano para potencializar detalhes estilhaçados das personagens e seus sentimentos. 

Com produção relativamente constante em décadas posteriores, embora geralmente à margem da indústria, Olmi seguia em atividade e passou recentemente pelos cinemas brasileiros com o longa anti-bélico Os Campos Voltarão (2014). Em 2017, o cineasta co-assinou um documentário ao lado de Giacomo Gatti, Vedete, sono uno di voi, recontando a trajetória do cardeal Carlo Maria Martini. 

Comentários (1)

Reginaldo Almeida | segunda-feira, 07 de Maio de 2018 - 18:33

A árvore dos Tamancos, é um dos melhores filmes que já vi 😢

Faça login para comentar.