FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
NOTÍCIA

Cineplayers Cast 35 - A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos

Categoria: Divulgação
Por Bernardo D.I. Brum
Aniversário de dois clássicos do terror

George A. Romero foi um nome fundamental para o terror do século XX com seus filmes de terror que escondiam críticas e alegorias sociais nem sempre sutis. A revolução veio por meio da figura da sangrenta figura dos zumbis devoradores de carne humana, que de alguma forma despertavam um lado sombrio no ser humano.

Para celebrar a carreira do diretor falecido em 2017, Bernardo Brum, Victor Ramos e Heitor Romero se reuniram para debater A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos, os dois maiores clássicos de sua carreira que completam respectivamente 50 e 40 anos em 2018. 

O que torna o zumbi tão interessante? Que mensagens podemos extrair dos filmes? Quais são as grandes cenas do gênero? Venha devorar uns cérebros com a gente! 

SPOILERS AND BRAAAAAAAAAAAAAINS!!!

Duração: 107 minutos 

Edição: Edu Aurrai

Filmes Citados:


O Despertar dos Mortos 
A Noite dos Mortos-Vivos (1968)
A Noite dos Mortos-Vivos (1990)
A Morta Viva 
Série The Walking Dead 
Os Pássaros 
Eu Sou a Lenda 
Mortos que Matam 
Resident Evil - O Hóspede Maldito 
A Hora dos Mortos-Vivos
Todo Mundo Quase Morto 
A Volta dos Mortos-Vivos 
Pelo Amor e Pela Morte 
As Três Máscaras do Terror (Black Sabbath)
Terra dos Mortos 
Diário dos Mortos 
Ilha dos Mortos 
Dia dos Mortos 
Martin 
O Exército do Extermínio 
Instinto Fatal 
Psicose 
Halloween - A Noite do Terror 
Terror nas Trevas 
Death of Night 
[REC]



Por Bernardo D.I. Brum, em 07/06/2018
Comente no Cineplayers (8)
Por Josiel Oliveira, em 15/06/2018 | 17:25:42 h
Pode crer Victor, é meio esquisito tentar discutir por aqui, mas foda-se, a gente tenta kkkk.
Quem sabe um dia a tecnologia não permita que esses comentários possam ser feitos em áudio também, tipo whatsapp kkkk, seria bem melhor pra trocar essas ideias
Por Victor Ramos, em 15/06/2018 | 15:59:48 h
Entendi bem o seu ponto. Somente quis levar a brincadeira mais para longe no meu comentário e mostrar a maneira como enxergo o cinema de Romero nessa relação ficção X realidade. (E acho que a galera do cast concorda comigo.) Saindo bastante de Romero, podemos tomar a fábula como exemplo para esse assunto; fábula é um gênero narrativo ficcional/imaginativo (a figura de linguagem personificação tem muito destaque na caracterização dos personagens desse gênero, só para começar), mas é também um gênero de cunho alegórico e que usa da narrativa ficcional para convergir em uma lição de moral - ou seja, uma lição que visa o mundo empírico. Enfim, essas provocações são bacanas... E às vezes o que falta é somente uma revisão mesmo - dos filmes, dos conceitos etc. Eu que agradeço pela participação, cara!
Por Josiel Oliveira, em 15/06/2018 | 15:32:30 h
Eles Vivem foi um belo exemplo, me provocaram reflexão pra caralho kkkk esse Larry Cohen eu não vi, da hora, vou baixar aqui
Por Josiel Oliveira, em 15/06/2018 | 15:28:27 h
Oi Victor, valeu o retorno.
Concordo contigo no primeiro ponto, aliás, engraçado que rolou essa discussão no podcast do Bebê de Rosemary. E eu tb concordo, acho que gênero tem muito mais a ver com forma do que com conteúdo, embora reconheça também que as reflexões mais profundas realmente estão nesses filmes mais artísticos. (e também não tenho nada contra as "verdades simples", muito pelo contrário rsrs)
Não assisti esse do Fulci, mas imagino que realmente seja um filme de gênero mais puro, ou auto-referencial como vc colocou, e o G.Romero tenha raízes mais realista nessas alegorias.
A questão que eu coloquei foi só que essas alegorias não me provocaram reflexão, num primeiro olhar me pareceram mais inseridas do que realmente aprofundadas, ou argumentadas. É uma questão pessoal msm. Mas como eu disse, isso foi num primeiro olhar, e total respeito, um dia pretendo revisitar e agradeço ao podcast por me dar mais armas nessa revisita.
Por Victor Ramos, em 15/06/2018 | 14:45:33 h
Não estou dizendo que Romero não é um artista "de gênero", nem de longe. Somente estou dizendo que o exercício de gênero que ele fez foi bastante alegórico, referencial (no sentido extra-ficção), algo que ganhou forma mais gritante em seus filmes de zumbis, mas que também foi além deles. E o que seria "um diretor preocupado com questões sociais que faz filmes de zumbi"? Um diretor que faz filmes a lá nouvelle vague só que com zumbis? rs Acho que podemos expandir também os nossos conceitos e quebrar esses estereótipos do que seriam artistas preocupados com questões sociais. Um Eles Vivem de John Carpenter me diz muito sobre o mundo real. Um filme como Foi Deus quem Mandou de Larry Cohen me diz muito sobre o mundo real. Enfim, acho que fazer cinema de gênero, conscientemente ficcional, não é um empecilho para pensar o mundo prático; o cinema de gênero muitas vezes faz isso, só que de maneira alegórica.
Por Victor Ramos, em 15/06/2018 | 14:31:27 h
Valeu pelo comentário, Josiel. Então, te respondendo: Não acho que fazer cinema de gênero seja necessariamente um ponto a atenuar a expressão política do cineasta, uma vez que em certo ponto fazer cinema de gênero por si só se demonstra um ato de resistência em meio a uma indústria obcecada pela concepção de "arte = mundo real" (no mundo ocidental a concepção da arte imitativa é gritante desde os gregos). Acho que a grande questão é até que ponto o artista "de gênero" se deixa envolver conscientemente com o mundo onde vive e expressa isso na sua arte. Bem, indo para Romero, você pode perceber que o cinema dele mesmo sendo tipicamente de gênero é também algo essencialmente alegórico, e isso vai além dos filmes de zumbis - Martin, O Exército do Extermínio. Pegue um Zombie, de Lucio Fulci, e pegue um Despertar dos Mortos, de George Romero; são exercícios praticamente opostos - Romero se faz valer de uma constante referência ao mundo real, enquanto Fulci é essencialmente auto-referencial.
Por Josiel Oliveira, em 13/06/2018 | 17:38:12 h
Talvez a galera fale tanto dessa questão social do G.Romero que quando fui assistir fiquei meio decepcionado, não me causaram reflexões pra além do óbvio.. mas fiquei instigado a dar outra chance, quem sabe mude de ideia..
Por Josiel Oliveira, em 13/06/2018 | 17:34:15 h
Legal esse cast com o Brum na condução, acho q a depender do tema isso poderia acontecer mais vezes (embora o Cunha seja um baita mediador tb)
O G.Romero ainda não caiu tanto nas minhas graças, mas esse podcast realmente me deu base pra dar uma outra chance pra ele com outro olhar.
Embora tenha essas questões sociais envolvidas, psicológicas, e etc, ainda acho que o G.Romero é essencialmente um diretor de gênero, e esses outros temas vem como cereja do bolo, e ele nem é a pessoa mais capacitada pra discutir isso mais a fundo.. mas ok, é importante, é legal, e tem que ser mencionado.
Eu vejo mto mais ele como um diretor de filme zumbi (ou qquer gênero) que tb aborda questões sociais, do que um diretor preocupado com questões sociais que faz filmes de zumbi, entende?
E realmente, nunca tinha me tocado nesse lance de A Noite dos Mortos Vivos e O Despertar dos Mortos serem filmes tão opostos.. acho que é bem provável que isso tenha sido proposital msm, sendo ele um diretor de gênero.
Comente no Facebook
Outras Notícias
• Primeira visão - Us | Jordan Peele divulga sinopse e pôster do seu próximo filme
• Mercado - Confirmada a sequência de LEGO Batman: O Filme
• Mercado - Primeira diretora da Blumhouse, Sophia Takal dirige filme com elenco 100% feminino
• Mercado - Mudança de Hábito 3 encontra sua roteirista
• Mercado - Amy Adams não sabe se voltará a interpretar Lois Lane
• Premiações - SAG Awards - Nasce um favorito
• Premiações - Os primeiros passos de Tiradentes
• Mercado - Bond 25 | Léa Seydoux irá reprisar papel
• Trailers - Novo teaser de Stranger Things divulga os nomes dos episódios
• Mercado - Podres de Ricos tem duas sequências confirmadas
• Mercado - Warner vai produzir filme do Homem-Borracha
• Divulgação - Cineplayers Cast 60 - Scarface
• Mercado - Doctor Who | Jodie Whittaker continuará sendo a Doutora na 12ª temporada
• Premiações - Após controvérsias no Twitter, Kevin Hart não apresentará o Oscar
• Trailers - Game of Thrones | Primeiro teaser da última temporada colide gelo e fogo
• Trailers - Vingadores: Ultimato tem primeiro trailer divulgado
• Trailers - Sunset | Diretor de O Filho de Saul divulga trailer de novo filme
• Premiações - Conheça os indicados ao Globo de Ouro 2019
• Mercado - Novo MIB - Homens de Preto ganha título oficial
• Mercado - Narcos: México é renovada para a segunda temporada
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!