Saltar para o conteúdo

Notícias

Criador do Bob Esponja, Stephen Hillenburg falece aos 57 anos


Faleceu em 27 de novembro de 2018 Stephen Hillenburg, criador do sucesso de animação Bob Esponja, aos 57 anos. A causa de óbito declarada foi esclerose lateral amiotrófica, diagnosticada em maro de 2017.

Formado em Planejamento e Interpretação de Recursos Naturais, Hillenburg começou a carreira como professor de biologia marinha no Ocean Institute em Dana Point, na Califórnia. Ele começou a escrever e ilustrar histórias para crianças como ferramentas de aprendizado. Sua carreira na animação começou em 1987, estudando Animação Experimental em Valência e concluindo seu mestrando em Belas Artes em 1992. No mesmo ano, ganhou um prêmio por "Melhor Conceito Animado" por seu curta animado Wormholes no Festival Internacional de Animação de Otawa. Entre 93 e 96, trabalharia como diretor e roteirista na animação A Vida Moderna de Rocko.

No 1º de Maio de 1999, estrearia a série de sua autoria Bob Esponja (ou SpongeBob SquarePants), na qual trabalharia integralmente como produtor e diretor. Até hoje, já foram 250 episódios que fascinam de crianças a adultos, dando origem também a três filmes, uma revista de quadrinhos e jogos para videogames e celulares. A série venceria o Emmy inglês, o Annie Awards, o Prêmio ASACP de Proteção à Criança e fui dublado em mais de 60 línguas.

Dublador e diretor de dublagem do personagem no Brasil, Wendel Bezerra disse ao UOL que "Bob Esponja é uma figura muito importante que surgiu na minha vida. Profissionalmente eu apareci para muita gente mostrando uma outra faceta do meu trabalho com humor e voz caricata. Um personagem carismático, querido e muito divertido. Eu era muito fã. Muito. Esse cara mudou minha vida". 

Colaborador em A Vida Moderna de Rocko, Joe Murray disse em carta aberta à Variety: "encontrei ele no festival de Ottawa em 1992. Assim que vi seu filme sabia que a gente iria se dar bem. Me aproximei dele no lobby e falei que tinha uma série que eu fazia para a Nickelodeon e se ele estaria interessado em trabalhar nela, achando que seria divertir ver que tipo de bagunça ele traria para a mídia. Mal eu sabia que com Bob Esponja ele mudaria a televisão para sempre. O trabalho dele no meu programa era demais. Nunca vou esquecer de ficar acordado até tarde depois de cada episódio juntos. [...] Lembro que um executivo da Nickelodeon perguntou se ele era certo para a televisão. Não era. Era certo para a nova televisão. Sempre perseguia algum melhor, inédito, diferente. Ele era apaixonado, brilhante e incansável".

A Nickelodeon disse em declaração oficial: "Estamos muito tristes com a notícia que Steven Hillenburg faleceu após uma batalha contra a esclerose lateral amiotrófica. Ele era um amigo muito querido e um parceiro criativo muito antigo da Nickelodeon, e nossos corações estão com toda a sua família. Steve imbuiu Bob Esponja com um senso único de humor e inocência que trouxe alegria para gerações de crianças e famílias em todos os lugares. Seus personagens tão originais e o mundo da Fenda do Biquíni vão permanecer como um lembrete do valor do otimismo, da amizade e o poder ilimitado da imaginação. 

Hillenburg deixa a esposa de 20 anos Karen Hillenburg, o filho Clay, a mãe Nancy Hillenburg, o irmão Brian Kelly e as sobrinhas Emma e Hazel e um elgado duradouro para a televisão.

Comentários (0)

Faça login para comentar.