Saltar para o conteúdo

Notícias

Festival de Veneza | Divulgados os filmes em competição de 2018


Foram anunciados hoje os 20 filmes que competirão em solo italiano entre os próximos 29 de agosto e 8 de setembro, data do anúncio dos vencedores da edição 2018 do Festival de Veneza. Tendo o júri presidido esse ano pelo vencedor do ano passado, Guillermo Del Toro, que começou por lá o caminho de vitórias que levaria seu A Forma da Água até o Oscar desse ano, a seleção é forte e muito representativa. Felizmente o Brasil terá também uma participação no festival italiano, ainda que não na competição principal.

Os filmes brasileiros que darão as caras por lá são Domingo, drama co-dirigido por Fellipe Barbosa (Gabriel e a Montanha) e Clara Linhart; Deslembro, de Flavia Castro (A Aula Vazia); e, por fim, Humberto Mauro - documentário sobre o lendário realizador brasileiro de obras como Ganga Bruta e Braza Dormida -, dirigido pelo sobrinho-neto do cineasta, André Di Mauro. Os filmes serão exibidos respectivamente nas seções Venice Days, Orizzonti e Venice Classics. O primeiro é um drama familiar protagonizado por Chay Suede e Camila Morgado sobre o dia da primeira posse do presidente Luis Inácio Lula da Silva e que causará uma desconfortável relação numa família de classe média. O segundo foi incluído na Mostra destinado a inovações estéticas do festival e tem um elenco global encabeçado por Eliane Giardini.

O canal de streaming Netflix, que tanta polêmica gerou no último Festival de Cannes, quando ambos se recusaram mutuamente por conta das regras de exibição nos cinemas que os restringe na França, apareceu em peso em Veneza, com três filmes na competição e mais o esperado The Other Side of the Wind, o filme recuperado de Orson Welles, que terá sua estreia mundial por lá. Os outros filmes são dirigidos por um grupo dos mais premiados e prestigiados do cinema mundial hoje: Paul Greengrass com sua visão de um massacre norueguês em 22 July, os irmãos Coen com o que deveria ter sido uma série e foi remontada, transformando-se no longa com múltiplas perspectivas The Ballad of Buster Scruggs, e Alfonso Cuaron com o autobiográfico Roma; esse último era um dos queridos de Thierry Fremaux, que lamentou sua ausência em Cannes. O filme acabou indo parar na competição concorrente, que terá a presidência de um dos melhores amigos de seu diretor - estamos vendo o vencedor antecipado do Leão? Del Toro já assistiu o longa do amigo, e declarou toda sua admiração pelo longa. 

Mas a competição de Veneza tem muita riqueza e autores de primeira grandeza. Luca Guadagnino chega depois do hit Me Chame pelo seu Nome com o remake do clássico Suspiria, que já encantou quem o assistiu; Yorgos Lanthimos saiu de Cannes 2017 com o prêmio de roteiro e vem pra temporada com um dos mais esperados, The Favourite; o mestre Mike Leigh entrega Peterloo, um drama histórico que pode se tornar sensação; Jacques Audiard chega com o primeiro filme falado em inglês e seguinte a sua Palma, The Sisters Brothers, faroeste estrelado por Joaquin Phoenix; Lazslo Nemes ganhou todos os prêmios possíveis e imagináveis com O Filho de Saul e entrega seu novo longa, Sunset, agora se movendo da Segunda para a Primeira Guerra; Carlos Reygadas é um dos maiores autores do cinema atual e volta com Nuestro Tiempo; Julian Schnabel tenta a sorte com a biografia de Van Gogh vivido por Willem Dafoe em At Eternit's Gate, de olho em Veneza e em muito mais. 

O festival será aberto pelo esperado O Primeiro Homem, longa de Damien Chazelle sobre a vida de Neil Armstrong. Também estará fora de competição Nasce uma Estrela, a estreia na direção de Bradley Cooper, que deve colocar ele e Lady GaGa em todas as listas de melhores do ano de acordo com as previsões. Novos longas de Zhang Yimou, Pablo Trapero, Gaston Duprat, Amos Gitai e Valeria Bruni Tedeschi também aparecerão em caráter hors concours. 

Abaixo a lista principal de Veneza 2018: 

COMPETIÇÃO 
O Primeiro Homem, Damien Chazelle (Opening Film)
The Mountain, Rick Alverson
Doubles Vies, Olivier Assayas
The Sisters Brothers, Jacques Audiard
The Ballad of Buster Scruggs, Ethan Coen, Joel Coen
Vox Lux, Brady Corbet
Roma, Alfonso Cuaron
22 July, Paul Greengrass
Suspiria, Luca Guadagnino
Opera Senza Autore, Florian Henckel Von Donnersmarck
The Nightingale, Jennifer Kent
The Favourite, Yorgos Lanthimos
Peterloo, Mike Leigh
Capri-Revolution, Mario Martone
What You Gonna Do When the World's On Fire?, Roberto Minervini
Sunset, Laszlo Nemes
Freres Ennemis, David Oelhoffen
Nuestro Tiempo, Carlos Reygadas
At Eternity's Gate, Julian Schnabel
Acusada, Gonzalo Tobal
Killing, Shinya Tsukamoto

FORA DE COMPETIÇÃO - ESPECIAIS 
My Brilliant Friend, Elena Ferrante
The Other Side of the Wind, Orson Welles
They'll Love Me When I'm Dead, Morgan Neville

FORA DE COMPETIÇÃO - FEATURE FILMS
Dragged Across Concrete, S. Craig Zahler
Una Storia Senza Nome, Roberto Ando
Les Estivanta, Valeria Bruni Tedeschi
Nasce uma Estrela, Bradley Cooper
Mi Obra Maestra, Gaston Duprat
A Tramway in Jerusalem, Amos Gitai
Un Peuple et Son Roi, Pierre Schoeller
La Quietud, Pablo Trapero
Shadow, Zhang Yimou

Comentários (1)

Josiel Oliveira | quinta-feira, 26 de Julho de 2018 - 19:54

Caraca maluco!!! Muita coisa interessante aí hein
Começando por esse Orson Welles.. ansiosíssimo por ele!
Irmãos Coen, o novo Suspiria, Mike Leigh que preciso conhecer melhor, Damien Chazelle que tá despontando bem, Pablo Trapero enfim.. até Paul Greengrass me interessa nessa lista
Legal demais!!

Faça login para comentar.