Saltar para o conteúdo

Notícias

Iñarritu é o presidente do próximo Festival de Cannes


O México não cansa de expandir seus tentáculos pelo cinema e hoje mais um feito foi alcançado. Alejandro Gonzales Iñarritu acaba de ser anunciado o presidente do júri do próximo Festival de Cannes, a ser realizado entre os próximos dias 14 a 25 de maio, sendo assim o primeiro artista da América Latina a ocupar a prestigiada vaga. 

A vaga vinha sendo apontada como sendo disputada por nomes do calibre de Spike Lee (recém laureado com o Oscar por Infiltrado na Klan), Paolo Sorrentino (Oscar por A Grande Beleza), Jacques Audiard (Palma por Dheepan), a histórica Agnes Varda e até um dos melhores amigos de Iñarritu, Alfonso Cuaron. Tanto Cuaron quanto Guillermo Del Toro foram presidentes do Festival de Veneza, mas o trio chega a presidência de Cannes através do diretor que ganhou por lá um prêmio de direção, por Babel.

Iñarritu e seus amigos vem revolucionando o cinema do próprio país há quase 20 anos, e nessa década tomaram de vez os EUA de assalto, se tornando os vencedores da categoria de melhor direção no Oscar em 5 das últimas 6 vezes. O próprio Iñarritu o fez por duas vezes seguidas, respectivamente com Birdman e O Regresso, seu último longa metragem, já indo 4 anos de lançado.

Iñarritu vai se sentar em uma cadeira que diversos mitos já ocuparam, tais como Martin Scorsese, Federico Fellini, Sophia Loren, Steven Spielberg, Igmar Bergman, Arthur Miller, Jeanne Moreau, Clint Eastwood, entre muitos outros, e que da última vez foi destinada a Cate Blanchett e seu corpo de júri, que acertadamente escolheu Assunto de Família para receber a Palma de Ouro.

O anúncio da seleção de concorrentes desse ano será feito em meados de abril, mas correm fortes boatos de que o mexicano encontre por lá companheiros de continente, como Pablo Larrain (Ema) e os brasileiros Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho (Bacurau). 

Comentários (1)

Faça login para comentar.