Saltar para o conteúdo

Notícias

Lars von Trier planeja 10 curtas-metragens


Às vésperas dos anúncios para os títulos que ainda podem entrar para a próxima edição do Festival de Cannes, entre eles The House That Jack Built, de Lars von Trier, o polêmico diretor já revelou seus próximos projetos. Em entrevista a um site de cultura dinamarquês, ele anunciou um projeto de 10 curtas-metragens experimentais. O anúncio foi feito pouco antes de ele receber o Prêmio Sonning, que é parte de um programa cultural do país. 

O projeto tem o nome de Études, e se baseia no musical homônimo. A escolha por essa adaptação se dá pelo fato do diretor ter passado por uma severa crise de ansiedade causada pela produção de The House That Jack Built, que o levou inclusive a ter uma recaída em seu vício em bebidas alcoólicas. Études, segundo ele, será uma reação contrária ao longa e significará uma recuperação cinematográfica em sua carreira. 

"Senti-me terrível durante as filmagens deste filme", disse Trier. "E não é culpa de ninguém - é culpa minha, eu estava cheio de ansiedades e álcool e assim por diante. Então é por isso que eu não posso realmente fazer um filme, pelo menos não imediatamente. Eu pensei em um pequeno plano para fazer alguns pequenos filmes muito modestos, com duração de 10 minutos cada, que são chamados de 'Études', onde você tenta algo novo - narrativamente, tecnicamente ou em termos de personagens. Pretendo fazer uma série de 10 pequenos filmes em preto e branco, e eu estava pensando em trabalhar com atores nórdicos, pois há tantos bons."

The House That Jack Built é estrelado por Matt Dillon e narra a trajetória de um serial killer. Thierry Frémaux, diretor do Festival de Cannes, demonstrou interesse em incluir o título na próxima edição. Desde 2011 que von Trier está banido do festival, quando durante a divulgação do filme Melancolia acabou fazendo declarações polêmicas sobre nazistas e acabou expulso como persona non grata. Não há previsão de estreia do filme no circuito comercial. 

Comentários (0)

Faça login para comentar.