Saltar para o conteúdo

Notícias

Morre a atriz Bibi Andersson aos 83 anos



Morreu nesse domingo, 14 de abril, Bibi Andersson, uma das grandes atrizes suecas do cinema e das maiores colaboradoras de um dos grandes cineastas de todos os tempos, Ingmar Bergman. Bibi foi descoberta por ele aos 15 anos durante a realização de um comercial de TV e colaborou por toda a carreira com o mestre sueco.

Das grandes obras que ligaram seus nomes estão Morangos Silvestres, O Sétimo Selo e Persona - Quando Duas Mulheres Pecam, o filme que definitivamente os tornou indissociáveis. Pelo filme, Bibi ganhou os maiores prêmios de sua carreira, entre eles o Guldbagge, o maior prêmio cinematográfico da indústria sueca.

Foi por causa das colaborações entre eles que Bibi ganhou mais do que projeção internacional, mas também expandiu seus horizontes como atriz, trabalhando em produções americanas com cineastas do calibre de Robert Altman e John Huston.

Bibi nunca abandonou o teatro e voltou a se dedicar a ele a partir do fim dos anos 80, ao lado de seu mentor. Em 2009 sofreu um AVC, e desde então vivia em constantes dificuldades motoras e de comunicação, tendo seu falecimento sido ocorrência desses mesmos problemas.

Apesar do afastamento dos cinemas, sua presença na filmografia de Ingmar Bergman e suas atuações irrepreensíveis a fizeram garantir seu lugar entre as maiores atrizes do seu tempo, e permanecer inesquecível pelos cinéfilos do mundo todo. 

Comentários (0)

Faça login para comentar.