Saltar para o conteúdo

Notícias

Morre o diretor japonês Isao Takahata


- por Francisco Carbone 

Ainda na ativa, o diretor Isao Takahata tinha acabado de ser indicado ao Oscar por sua obra-prima O Conto da Princesa Kaguya há meros 2 anos. Sabemos hoje que seria ele seu penúltimo longa com a chegada da notícia de seu falecimento aos 82 anos.

Takahata foi co-criador e co-fundador do Studio Gibhli ao lado de Hayao Miyazaki em 1985, um dos maiores estúdios de animação do mundo e responsável por revolucionar o mercado da animação no mundo e no seu Japão natal. O estúdio esteve por trás de todos os seus títulos desde então, incluindo seu maior sucesso, O Túmulo dos Vaga-lumes, considerado um clássico do cinema.

O diretor estava no mercado desde os anos 60 e já vinha há décadas também roteirizando e produzindo inúmeros sucessos, o último deles indicado ao Oscar ano passado A Tartaruga Vermelha, de Michaël Dudok de Wit. O diretor era uma influência para muitos animadores e referência maior ao lado do seu parceiro Miyazaki na arte no qual doou tanto talento nas últimas décadas.

A causa da morte de Isao Takahata não foi informada ainda, mas é sabido que nos últimos tempos ele vinha sofrendo de problemas cardíacos, com a saúde debilitada pelo menos desde o ano passado. Deixa um legado e uma obra inestimáveis, e a certeza de ter transformado uma parte da sétima arte. Um último longa já pronto tem sua estreia aparentemente prometida para o próximo Festival de Veneza, onde o mundo poderá se despedir do mestre. 

Comentários (1)

Adriano Augusto dos Santos | sexta-feira, 06 de Abril de 2018 - 10:15

Era fantastico, fazia filmes tristes e muito lindos. Com muita sensibilidade e emoção.
Um gigante do estilo.

Faça login para comentar.