Saltar para o conteúdo

Notícias

Morre o ícone do cinema experimental Jonas Mekas


Jonas Mekas, um dos principais ícones do cinema experimental em todo o mundo, morreu hoje aos 96 anos. "Queridos amigos. Jonas faleceu em silêncio e em paz nessa manhã. Ele estava em casa com a família. Ele fará uma falta enorme, mas sua luz seguirá brilhando", divulgou a Anthology Film Archives via Instagram.

O cineasta foi um dos cofundadores, em 1970, da Anthology Film Archives,  centro de preservação e exibição de obras clássicas sediado em Nova York. Para muito além, Jonas Mekas era frequentemente referenciado como "o padrinho do cinema vanguardista norte-americano", tendo trabalhado com nomes como John Lennon, Allen Ginsberg, Salvador Dalí e Andy Warhol, para o qual dirigiu a fotografia de Empire, de 1965. 

Em 1954, Jonas Mekas fundou a revista Film Culture ao lado do irmão Adolfas. Na década seguinte, começou a lançar seus primeiros filmes, com destaque para The Brig, vencedor do Grande Prêmio do Festival de Veneza de 1964. Autor do fundamental Ao Caminhar Entrevi Lampejos de Beleza, o cineasta lituano lançou seu último longa-metragem, Restos da Vida de um Homem Feliz, em 2012.

Comentários (0)

Faça login para comentar.