Saltar para o conteúdo

Notícias

Mostra de Cinema de Tiradentes divulga seleção para 2019


Após o anúncio de Grace Passô como a grande homenageada da Mostra Tiradentes do ano que vem, o festival mineiro a ser realizado entre os dias 18 e 26 de janeiro próximos anuncia a os títulos da Mostra Aurora, sua principal competição. 

São eles: A ROSA AZUL DE NOVALIS (SP), de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro; A RAINHA NZINGA CHEGOU (MG), de Junia Torres e Isabel Casimira Gasparino; TREMOR IÊ (CE), de Elena Meirelles e Lívia de Paiva; SEUS OSSOS E SEUS OLHOS (SP), de Caetano Gotardo; VERMELHA (GO), de Getúlio Ribeiro; DESVIO (PB), de Arthur Lins; e UM FILME DE VERÃO (RJ), de Jô Serfaty. 

Mais uma vez a mostra procurou isenção e equilíbrio e dos sete filmes selecionados, três são dirigidos por mulheres. Além disso, 6 são os estados representados pelas produções, na tradicional busca pela abrangência que a Mostra sempre buscou. A Aurora programa filmes de diretores em até um terceiro longa, por isso que Caetano Gotardo e Gustavo Vinagre podem estar na disputa, o segundo inclusive vindo um ano após apresentar aqui Lembro Mais dos Corvos, uma sensação em 2018 a entrar em circuito fevereiro próximo.

A curadoria de Lila Foster e Victor Guimarães tem coordenação de Cleber Eduardo e segue a linha estabelecida pelo tema 'Corpos Adiante', de filmar esses novos movimentos desses novos corpos que o nosso cinema insiste em nos apresentar. Lila e Victor destacam a presença de desconstrução não apenas da imagética sobre esses corpos, mas também sua agência enquanto representação cênica, indo do naturalismo ao artificialismo as vezes na mesma obra, exigindo do espectador um mergulho mais radical na proposta, além da desconstrução do que se entende como ficção e/ou documentário, borrando as molduras que cerceariam as obras. Lembrando que o cinema de fluxo, com caráter autoral e que assume seus riscos é uma marca da própria Mostra, interessada em expandir debates.

Os sete títulos acima terão suas primeiras exibições públicas a cargo do festival, em estreias mundiais. Juntam-se a eles a já confirmada homenagem a Grace, que trará três filmes estrelados pela dramaturga, cineasta e atriz mineira, além de uma performance ao vivo da mesma. Em breve, novos títulos serão anunciados na Mostra, para ampliar esse que é um dos melhores, mais importantes e prestigiados festivais brasileiros, graças em parte a sua seleção que acaba reverberando no resto do ano em diversos outros importantes eventos cinematográficos, como o Olhar de Cinema e a Semana de Cinema. 

Comentários (0)

Faça login para comentar.