Saltar para o conteúdo

Notícias

Paul Thomas Anderson fala sobre Trama Fantasma



Para os cinéfilos de plantão, o nome de Paul Thomas Anderson já é carta marcada. Tantos filmes celebrados sob seu comando - Magnólia, Sangue Negro, O Mestre - em uma carreira relativamente curta fazem com que o anúncio de novos projetos cause no mínimo uma comoção generalizada.

Seu novo filme, Trama Fantasma, marca nova colaboração com o grande ator Daniel Day-Lewis, que interpreta o costureiro de vestidos Reynolds Woodcock, sua vida cansativa e a paixão que nutre por sua musa, a jovem e impetuosa Alma.

Em entrevista à EW Magazine, PTA falou um pouco sobre seu novo filme: "Eu não tinha muito interesse pelo mundo da moda até descobrir um pouco sobre um cara chamado Cristóbal Balenciaga", conta. "Ele levou uma vida monástica, completamente consumido pelo trabalho - às vezes às custas de outras coisas em sua vida. Nossa história se foca em como a vida de alguém assim é virada de cabeça para baixo. Normalmente é o amor que faz isso".

Anderson vai além, citando o romance Rebecca de Daphne du Maurier (adaptado por Hitchcock em 1940) como grande fonte de inspiração. "Não é a sua história de amor padrão. Com certeza é mais peculiar", completando que "vários diretores tentaram fazer Rebecca e fracassaram. Provavelmente eu sou o próximo, mas a história é diferente. Eu tenho uma grande fixação por esses filmes de romance góticos da forma que os velhos mestres os faziam. O que eu admiro nesse tipo de histórias de amor é que elas também têm muito suspense.  E uma boa dose de suspense com uma história de amor é uma combinação bem legal", resume.

A nova parceria de PTA e Day-Lewis nasceu antes da primeira linha de roteiro ser escrita, com o diretor descrevendo sua ideia para o ator e o mesmo abraçando a ideia. O cineasta conta que "o processo de escrita realmente fomos nós dois juntos, honestamente. Eu dava coisas a ele enquanto escrevia. Ao invés de ir e tentar impressionar ele, eu colaborei com ele a cada passo do caminho enquanto fazia, o que foi de muita ajuda em termos de criar a história e personagem". E acrescenta, "também foi incrivelmente prático em questão de tempo porque deu a ele tempo de se preparar em aprender em como interpretaria um costureiro. Não seria prático escrever sozinho na minha sala, entregar para ele e dizer 'oh, agora temos que começar'. Isso é maluquice."

Anunciado como último trabalho da carreira de Daniel Day-Lewis, que pretende aposentar-se após este filme, Trama Fantasma tem a estreia marcada para o natal, 25 de dezembro de 2017. O trailer legendado pode ser conferido abaixo.

Comentários (1)

Faça login para comentar.