Saltar para o conteúdo

Notícias

Spielberg opina sobre filmes de streaming indicados ao Oscar


Após ser indicada a quatro prêmios por Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississippi (com Rachel Morrison sendo a primeira mulher indicada ao prêmio de Melhor Fotografia) e vencer Melhor Documentário com o filme de temática esportiva Icarus na edição de 2018 e já ter ganho em 2017 o Melhor Curta-Metragem Documentário com Os Capacetes Brancos, o serviço de streaming Netflix desponta com uma quantidade cada vez maior de títulos concorrendo ao principal prêmio do cinema. Mas nem todos dão boas-vindas à nova concorrência.

É o caso de Steven Spielberg, o lendário diretor de obras como Jurassic Park e A Lista de Schindler. Em entrevista ao ITV News, o diretor opinou: "Eu não acho que filmes que apenas preenchem o requisito de passar  menos de uma semana em alguns cinemas deveriam se qualificar para uma indicação ao Prêmio da Academia." 

Spielberg analisa o atual cenário: "Televisão é um desafio para o cinema da mesma maneira que nos anos 50 ela tirou pessoas dos cinemas e todo mundo ficou em casa, pois era mais divertido ficar em casa e ver uma comédia na televisão nos anos 50 do que sair de casa e ver um filme. Então Hollywood está habituada a isso, nós estamos acostumados a ser bastante competitivos com a televisão. A diferença hoje é que um monte de estúdios prefere apenas fazer filmes de marca, com um pilar, que tenham bilheteria garantida do inventário deles de franquias de sucesso do que arriscar com filmes menores. E esses filmes menores que estúdios costumavam fazer agora estão indo para Amazon, Hulu e Netflix."

Os serviços citados por Spielberg além da Netflix também ganham um espaço cada vez maior - Manchester à Beira-Mar, produção da Amazon, venceu o Oscar de Melhor Roteiro em 2017. Isso não quer dizer que o diretor tenha preconceito com a televisão, porém, mas o terreno ganho o preocupa: "Aliás, televisão é maior hoje do que jamais foi na história na etlevisão.  Está sendo melhor escrita, dirigida e atua, histórias melhores estão sendo contadas. Televisão está realmente borbulhando de qualidade e arte, mas se apresenta como perigo real e imediato a pessoas que vão ao cinema".

O diretor reconhece que faz parte de um clube cada vez menor, porém, já que até veteranos de sua geração como Martin Scorsese estão fazendo filmes para o streaming: "Eu ainda faço The Post - A Guerra Secreta para audiências pedindo por favor que elas vão ao cinema ver o filme e não lançar diretamente para a Netflix... Só estou dizendo que menos e menos diretores estão se esforçando para levantar dinheiro para competir em Sundance e possivelmente conseguir lançar seus filmes publicamente, nos cinemas. E mais deles estão deixando o negócio do streaming financiar seus filmes, talvez com a promessa de uma breve janela de uma semana nos cinemas que qualifiquem eles para prêmios como filme, mas de fato uma vez que você se comprete com um formato de televisão você fez um filme de TV. Você certamente, se fez um bom programa, merece um Emmy, mas não um Oscar. 

Jogador Número Um, novo filme de Spielberg, chega aos cinemas dia 29 de março de 2018. 

Comentários (1)

Faça login para comentar.