Saltar para o conteúdo

Notícias

Veja a seleção oficial do Festival Internacional de Curitiba


O 6º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba vai acontecer entre 7 e 15 de junho num contexto sócio-político e cultural completamente distinto daquele no qual o festival surgiu em 2012. Em apenas cinco anos o país sofreu uma guinada sobre a qual ainda se fazem necessárias análises e reflexões, para as quais, acreditamos, o cinema pode dar sua contribuição. Refletindo o momento atual, em que o acirramento dos embates se fazem cada vez mais frequentes e violentos, em que as fronteiras entre realidade e ficção estão tão embaralhados que possibilita o surgimento do conceito de Pós-Verdade ou Política Pós-Factual, a identidade visual do VI Olhar de Cinema – FIC, assinada pela artista Sandra Hiromoto, ilustra bem o que se pretende com esta edição do festival: provocar e convidar seu público à reflexão acerca do papel do cinema como ferramenta de sensibilização e resistência coletiva.

Com 125 filmes vindos de diferentes partes do mundo, além de Oficinas, Seminário, Encontros de Negócios, Masterclass, festas e Debates, o Olhar de Cinema – FIC ocupa diferentes espaços na cidade de Curitiba, oferecendo ao longo de 9 dias uma ampla, acessível e variada programação.

Filme de Abertura

A FAMÍLIA
/ La familia
Venezuela, Chile, Noruega, 2017, 80’, DCP, Ficção
Gustavo Rondón

Film de Encerramento

BARONESA
/ Baronesa
Brasil, 2017, 73’, DCP, Híbrido
Juliana Antunes

A mostra Olhar Retrospectivo exibe os filmes do mestre alemão F. W. Murnau e contará com 10 filmes. A seleção inclui as obras-primas mais celebradas do diretor: Nosferatu (1922), A Última Gargalhada (1924), e Aurora (1927), todos com cópias restauradas em DCP.

A ÚLTIMA GARGALHADA
/ Der letzte mann
F. W. Murnau | República de Weimar, 1924, 91′, DCP, Ficção

AS FINANÇAS DO GRÃO-DUQUE
/ Die finanzen des grossherzogs
F. W. Murnau | República de Weimar, 1924, 78’, DCP, Ficção

AURORA
/ Sunrise: a song for two humans
F. W. Murnau | Estados Unidos, 1927, 106’, DCP, Ficção

CAMINHADA NOITE ADENTRO
/ Der gang in die nacht
F. W. Murnau | República de Weimar, 1921, 80’, DCP, Ficção

FANTASMA
/ Phantom
F. W. Murnau | República de Weimar, 1922, 122’, DCP, Ficção

FAUSTO
/ Faust – Eine deutsche Volkssage
F. W. Murnau | República de Weimar, 1926, 108’, DCP, Ficção

NOSFERATU
/ Nosferatu, eine symphonie des grauens
F. W. Murnau | República de Weimar, 1922, 95’, DCP, Ficção

O CASTELO VOGELÖD
/ Schloss Vogelöd
F. W. Murnau | República de Weimar, 1921, 82’, DCP, Ficção

TABU
/ Tabu: a story of the south seas
F. W. Murnau | Estados Unidos, 1931, 87’, DCP, Ficção

TARTUFO
/ Herr Tartüff
F. W. Murnau | República de Weimar, 1925, 65’, DCP, Ficção

Na Olhares Clássicos, que traz um panorama de obras de diversos diretores/ras, países, gêneros e épocas, o público terá a oportunidade de assistir na tela grande, em cópias restauradas, filmes de Jean Renoir, Andrea Tonacci, Shirley Clarke, Norman Mclaren, George Méliès, Joaquim Pedro de Andrade, Josef Von Sternberg, Julio Calasso, Sarah Maldoror, Fernando Severo, Edward Yang, Jindřich Polák e Clemens Klopfenstein.

ANATAHAN
/ Anatahan
Josef von Sternberg | Japão, 1953, 94’, DCP, Ficção

BOUDU, SALVO DAS ÁGUAS
/ Boudu, sauvé des eaux
Jean Renoir | França, 1932, 85’, DCP, Ficção

CONVERSAS NO MARANHÃO
/ Talks in Maranhão
Andrea Tonacci | Brasil, 1983’, 116’, DCP, Documentário

COURO DE GATO
/ Cat skin
Joaquim Pedro de Andrade | Brasil, 1962, 12’, DCP, Ficção

CURTAS NORMAN MCLAREN
/ Norman McLaren short films
Norman McLaren | Canadá, 1942-1964, 55’, Experimental, Ficção, Animação

HISTÓRIA DA NOITE
/ Geschichte der nacht
Clemens Klopfenstein | Suíça, Itália, Alemanha, França, 1979, 64’, DCP, Documentário

HISTÓRIA DE TAIPEI
/ Qing mei zhu ma
Edward Yang | Taiwan, 1985, 110’, DCP, Ficção

LONGO CAMINHO DA MORTE
/ Death’s long way
Julio Calasso | Brasil, 1971, 83’, DCP, Ficção

MOMENTO ASSUSTADOR
/ A scary time
Shirley Clarke | Estados Unidos, 1960, 16′, DCP, Híbrido

MONANGAMBEE
/ Monangambee
Sarah Maldoror | Argélia, 1968’, 18’, DCP, Ficção

OS INCONFIDENTES
/ The conspirators
Joaquim Pedro de Andrade | Brasil, 1972, 100’, DCP, Ficção

VIAGEM À LUA
/ Voyage dans le lune
Geroges Meliès | França, 1902, 16’, DCP, Ficção

VIAGEM AO FIM DO UNIVERSO
/ Ikarie XB 1
Jindrich Polák | República Tcheca, 1963, 86’, DCP, Ficção

VISIONÁRIOS
/ Visionaries
Fernando Severo | Brasil, 2002, 15’, 35mm, Documentário

A mostra Foco deste ano destaca o trabalho da realizadora tailandesa Anocha Suwichakornpong, que virá ao festival apresentar seus 2 longas metragens, História Mundana (2009) e Dao khanong (2016) – este segundo terá sua estreia no Brasil – assim como uma seleção de seus  filmes de curta e média metragens. Além dos filmes de Suwichakornpong, o festival irá exibir a restauração recente de Objeto Misterioso ao Meio-Dia (2000), o primeiro longa-metragem do consagrado cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, que Suwichakornpong selecionou para projetar juntamente com a estreia internacional de seu média-metragem, Fantasmas (2005).

ALMOÇO
/ Lunch
Anocha Suwichakornpong | Singapura, 2010, 28’, DCP, Ficção

ANOITECER
/ Nightfall
Anocha Suwichakornpong, Tulapop Saenjaroen | Tailândia, 2016, 16’, DCP, Híbrido

COMO. AMOR. VERDADEIRO.
/ Like. Real. Love.
Anocha Suwichakornpong | Tailândia, 2008, 40’, DCP, Ficção

DAO KHANONG
/ Dao khanong
Anocha Suwichakornpong | Tailândia, Países Baixos, França, Qatar, 2016, 105’, DCP, Ficção

ESPELHO NEGRO
/ Black mirror
Anocha Suwichakornpong | Tailândia, 2008, 3’, DCP

ESTRANGEIRO
/ Pohn talay
Anocha Suwichakornpong, Wichanon Somunjarn | Tailândia, 2012, 16’, DCP, Ficção

FANTASMAS
/ Ghosts
Anocha Suwichakornpong | Tailândia, Estados Unidos, 2005, 35’, DCP

GRACELAND
/ Graceland
Anocha Suwichakornpong | Tailândia, 2006, 18’, DCP

HISTÓRIA MUNDANA
/ Jao nok krajok
Anocha Suwichakornpong | Tailândia, 2009, 79’, DCP, Ficção

OBJETO MISTERIOSO AO MEIO-DIA
/ Dokfa nai meuman
Apichatpong Weerasethakul | Tailândia, 2000, 84’, DCP, Híbrido

Dentre as Exibições Especiais – mostra que mescla elementos do passado e do presente, visando apontar possibilidades futuras – destacam-se 2 obras do documentarista chileno Ignacio Agüero, o novo filme do diretor sul coreano Lu Zhang, o mais recente trabalho do argentino Gustavo Fontán, além de 2 novos curtas metragens de Jean-Marie Straub, que também terá o longa Não Reconciliados, exibido nessa mostra.

66KINOS
/ 66kinos
Philipp Hartmann | Alemanha, 2016, 98’, DCP, Documentário

MODO DE PRODUÇÃO
/ Mode of production
Dae Ferraz | Brasil, 2017, 75’, DCP, Documentário

NÃO-RECONCILIADOS*
/ Nicht versöhnt oder es hilft nur gewalt wo gewalt herrscht
Jean-Marie Straub | França, 1966, 55’, DCP, Ficção
*Serão exibidos os curtas “Où en êtes-vous, Jean-Marie Straub?” e “Pour Renato”

O LIMOEIRO REAL
/ El limonero real
Gustavo Fontán | Argentina, 2016, 75’, DCP, Ficção

O QUE ME MOTIVA
/ Como me da la gana
Ignacio Agüero | Chile, 1985, 30’, DCP, Documentário

O QUE ME MOTIVA II
/ Como me da la gana II
Ignacio Agüero | Chile, 2016, 86’, DCP, Documentário

RIFLE
/ Rifle
Davi Pretto | Brasil, Alemanha, 2016, 88’, DCP, Ficção

UM SONHO TRANQUILO
/ Chun-mong
Lu Zhang | Coreia do Sul, 2016, 98’, DCP, Ficção

A mostra Novos Olhares, dedicada a filmes de maior experimentação estética, exibe 6 longas metragens inéditos no Brasil. Já a mostra Competitiva traz 11 longas e 10 curtas metragens, também premières nacionais.

GARATUJAS, BADAMECOS E OUTROS MONSTROS
/ Scribbles, doodles and other monsters
João Castelo Branco, Elizabeth Moreschi | Brasil, 2017, 75’, DCP, Documentário, Experimental

LA TIERRA AÚN SE MUEVE
/ La Tierra aún se mueve
Pablo Chavarría Gutiérrez | México, 2016, 69’, DCP, Experimental

OCCIDENTAL
/ Occidental
Neïl Beloufa | França, 2017, 73’, DCP, Ficção

PARQUE TONSLER
/ Tonsler Park
Kevin Jerome Everson | Estados Unidos, 2017, 80’, DCP, Documentário, Experimental

PEOPLE POWER BOMBSHELL: O DIÁRIO DE VIETNAM ROSE
/ People power bombshell: the diary of Vietnam Rose
John Torres | Filipinas, 2016, 89’, DCP, Documentário, Híbrido, Experimental

TODAS AS CIDADES DO NORTE
/ Svi severni gradovi
Dane Komljen | Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, 2016, 100’, DCP, Ficção, Experimental 

Na mostra Outros Olhares composta por 11 longas e 13 curtas, o espectador terá a oportunidade de assistir a filmes ainda inéditos no circuito de festivais, além de obras que já possuem certa trajetória em mostras recentes. Formada por 8 curtas e 1 longa metragem, A Mirada Paranaense, que nesta edição volta a ser competitiva, apresenta a recente produção audiovisual local. E por fim, a grande novidade desta edição, a mostra Pequenos Olhares, anseio antigo da direção do festival de reservar um espaço para a formação de plateia, traz filmes voltados às crianças e adolescentes.

A CASA DE LUCIA
/ Lucia’s Home
João Marcelo, Lucia Luz | Brasil, 2017, 70’, DCP, Documentário

ALIPATO – A BREVÍSSIMA VIDA DE UM MALANDRO
/ ALIPATO – the very brief life of an ember
Khavn De La Cruz | Filipinas, Alemanha, 2016, 88’, DCP, Ficção

CONVICÇÕES
/ Ubezhdeniya
Tatyana Chistova | Rússia, Polônia, 2016, 63’, DCP, Documentário

DE UM ANO SEM EVENTOS
/ Aus einem jahr der nichtereignisse
Ann Carolin Renninger, René Frölke | Alemanha, 2017, 83’, DCP, Documentário

HEMA HEMA: CANTE PARA MIM ENQUANTO EU ESPERO
/ Hema Hema: sing me a song while I wait
Khyentse Norbu Rimpoche | Butão, Hong-Kong, 2016, 96’, DCP, Ficção

HOMEM LIVRE
/ Free man
Alvaro Furloni | Brasil, 2017, 84’, DCP,Ficção

MEU CORPO É POLÍTICO
/ My body is political
Alice Riff | Brasil, 2017, 72’, DCP, Documentário

MOSCAS NOTURNAS
/ Overnight flies
Georg Tiller | Áustria, Suécia, 2016, 97’, DCP, Ficção, Híbrido

O VISLUMBRE DA SEPARAÇÃO
/The scope of separation
Yue Chen | China, 2017, 71’, DCP, Ficção

OUTONO, OUTONO
/ Chun-cheon, Chun-cheon
Jang Woojin | Coreia do Sul, 2016, 77’, DCP, Ficção

UMA PAISAGEM DE YANGTZE
/ Changjiang
Xu Xin | China, 2017, 156’, DCP, Híbrido

Curtas:

A CONCHA QUE CHORA
/ The crying conch
Vincent Toi | Canadá, Haiti, 2017, 20’, DCP, Ficção

ACAIACA
/ Acaiaca
Leonardo Good God | Brasil, 2016, 12’, DCP, Ficção

CILAOS
/ Cilaos
Camilo Restrepo, Anne Luthaud | França, 2016, 12’, DCP, Ficção

COPLAS DE UMA NOITE SEM MANHÃ
/ Beti bezperako koplak
Ageda Kopla Taldea | Espanha, 2016, 5’, DCP, Animação

ESTADO ITINERANTE
/ Itinerant state
Ana Carolina Soares | Brasil, 2016, 25’, DCP, Ficção

MÃO DE OBRA
/ Manodopera
Loukianos Moshonas | Grécia, França, 2016, 28’, DCP, Ficção

NA MISSÃO, COM KADU
/ On the mission, with Kadu
Aiano Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito | Brasil, 2016, 28’, DCP, Documentário

NUNCA É NOITE NO MAPA
/ It’s never nighttime in the map
Ernesto De Carvalho | Brasil, 2016, 7’, DCP, Documentário

O CONTO DE ANTONIA
/ El cuento de Antonia
Jorge Cadena | Colômbia, Suíça, 216, 30’, DCP, Ficção

O PORTEIRO DO DIA
/ The daytime doorman
Fábio Leal | Brasil, 2016, 26’, DCP, Ficção

REGRESSO DE SATURNO
/ Saturn’s return
Bianca Muniz, Marcus Curvelo | Brasil, 2017, 20’, DCP, Ficção

SENHORES (SEM CULPA)
/ Ñores (sin señalar)
Annalisa D Quagliata | México, 2016, 3’, DCP, Experimental

SETEMBRO
/ September
Leonor Noivo | Portugal, Bulgária, 2016, 33’, DCP, Ficção

Mirada Paranaense (Longa-metragen)

ENTRE NÓS, O ESTRANHO
/ Among us, the stranger
Guto Pasko | Brasil, 2016, 83’, DCP, Documentário

Mirada Paranaense (Curtas-metragens)
/ Views from Paraná (Short Films)

#NÓSMANTEREMOSFIRMES
/ #wewillstandstrong
Diego Florentino | Brasil, 2017, 10’, DCP, Documentário

A CANÇÃO DO ASFALTO
/ Pavement song
Pedro Giongo | Brasil, 2017, 16’, DCP, Ficção, Híbrido

A COR DO SILÊNCIO
/ The color of silence
Karize Kresteniuk | Brasil, 2016, 26’, DCP, Ficção

A RUA MUDA
/ Hush street
Eduardo Colgan | Brasil, 2017, 16’, DCP, Ficção, Híbrido

O MUNDO ESTRATIFICA O CORPO SE DESLOCA
/ World stratifies body moves
Igor Urban | Brasil, 2017, 21’, DCP, Documentário

ÓRION
/ Orion
Rodriane DL | Brasil, 2016, 16’, DCP, Ficção

SOBEJAR
/ To overflow
Helena Volani | Brasil, 2017, 12’, DCP, Documentário

VOCÊ AINDA NÃO ESTÁ MORTA
/ You are not dead yet
Ana Johann | Brasil, 2016, 22’, DCP, Ficção

Pequenos Olhares

A PISCINA DE CAÍQUE
/ Caique’s pool
Raphael Gustavo Da Silva | Brasil, 2017, 15’, DCP, Ficção

CAMINHO DOS GIGANTES
/ Way of giants
Alois Di Leo | Brasil, 2016, 12’, DCP, Animação

DESMONTE
/ Desassemble
Mariana Cavalcanti | Brasil, 2016, 8’, DCP, Ficção

DOIS TRENS
/ Dva tramvaya
Svetlana Andrianova | Rússia, 2016, 10’, DCP, Animação

GAROTO VHS
/ VHS boy
Carlos Daniel Reichel | Brasil, 2016, 19’, DCP, Ficção

LAGO CRISTAL
/ Crystal lake
Jennifer Reeder | Estados Unidos, 2016, 20’, DCP, Ficção

MÉDICO DE MONSTRO
/ Doctor of monster
Gustavo Teixeira | Brasil, 2016, 11’, DCP, Ficção, Animação

O HORIZONTE DE BENE
/ L’horizon de bene
Eloic Gimenez And Jumi Yoon | França, 2016, 13’, DCP, Animação

PSICONAUTAS, AS CRIANÇAS ESQUECIDAS
/ Psiconautas, los niños olvidados
Alberto Vazquez, Pedro Rivero | Espanha, 2015, 76’, DCP, Animação

RINGO
/ Ringo
Adrià Pagès | Espanha, 2016, 13’, DCP, Ficção

TEDDY TRANQUILO
/ Medo trapavko
Tomislav Gregl | Croácia, 2017, 8’, DCP, Animação

TAILOR
/ Tailor
Calí Dos Anjos | Brasil, 2017, 9’, DCP, Documentário, Animação

O VI Olhar de Cinema – FIC é apresentado pela Petrobras e BNDES, conta com patrocínio da Sanepar e Fundação Cultural de Curitiba, o apoio do SESI-PR, SESC-PR, Cinema do Brasil, Shopping Crystal e Cineplex Batel, e a promoção da RPCTV e do site Adorocinema e é realizado através da Lei de Incentivo a Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal.

Comentários (0)

Faça login para comentar.