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'Chacrinha' é o líder do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Acabam de sair as indicações ao 18o. Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, nossa premiação máxima para o setor. Como em praticamente todos os anos, a lista de indicados compõem um grupo de filmes que basicamente não esteve em qualquer lista de melhores do ano, incluindo os dois principais indicados, 'Chacrinha' (12 indicações) e 'O Grande Circo Místico' (10 indicações), respectivamente de Andrucha Waddington e Cacá Diegues - esse segundo nem indicado a direção foi. Também 'O Paciente' de Sérgio Rezende foi um filme que passou em brancas nuvens, assim como 'A Voz do Silêncio' de André Ristum, que praticamente ninguém viu. 'Benzinho' de Gustavo Pizzi é o único representante dos filmes que de fato representaram nosso cinema ano passado indicado na categoria principal, e em outras 8 menções.

Filmes como 'Aos Teus Olhos', 'Animal Cordial', 'Ferrugem' - os três indicados a direção, o primeiro SOMENTE em direção - 'As Boas Maneiras', 'O Beijo no Asfalto', 'Canastra Suja', 'Paraíso Perdido', filmes que estiveram em todas as listas de melhores do ano e que não tem nada de 'cabeça' ou 'experimentais', aparecem em indicações perdidas, solitárias e muito tristes, enquanto filmes de qualidade muito duvidosa mas com 'pedigree' detém os louros, mesmo que esse 'pedigree' tenha perdido a validade faz muito tempo. Além disso, ainda tem a velha prática deles de indicar diversas pontas em coadjuvante, caso esse ano de Ailton Graça, Laura Cardoso, Matheus Nachtergaele, Milhem Cortaz, entre outros, que independem do talento de seus intérpretes, que nem tem tempo de construir qualquer coisa. 

O único acerto indiscutível desse anúncio de hoje é a homenagem a Zezé Motta, uma das maiores atrizes da nossa História, de verdade. Uma mulher que é a própria referência do talento, da luta, da resistência e da bravura estar em posição de destaque será o grande momento do próximo dia 14 de agosto, uma festa onde deveríamos estar celebrando a trajetória de Zezé junto a outros filmes, mas que nossa Academia Brasileira de Cinema não consegue se distanciar de um cinema quadrado, equivocado e completamente esquecivel, que um ano depois ninguém se lembra e ninguém se importa. 

Uma Academia séria não teria filmes burocráticos em profusão em detrimento aos filmes que estavam em todos os debates possíveis. A cada vez que criticarmos o Oscar por indicar 'Bohemian Rhapsody', deveríamos lembrar que ao menos um fenômeno de bilheteria o filme foi, enquanto essas produções nossas mal fizeram cócegas nas bilheterias. Estamos muito mal de formação de opinião na Academia de Cinema, que difundem como padrão de qualidade filmes completamente irrelevantes dentro do nosso panorama, a necessidade de mudança só fica cada vez mais urgente. 

A lista dos indicados:

MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO

A VOZ DO SILÊNCIO de André Ristum. Produção: André Ristum por Sombumbo, Pablo Torrecillas e Rodrigo Castellar por TC Filmes

BENZINHO de Gustavo Pizzi. Produção: Tatiana Leite por Bubbles Project, Gustavo Pizzi por Baleia Filmes, Agustina Chiarino Voulminot e Fernando Epstein por Mutante Cine, Roberto Berliner e Rodrigo Letier por TvZero

CHACRINHA: O VELHO GUERREIRO de Andrucha Waddington. Produção: Angelo Salvetti, Cosimo Valerio, Altino Pavan por Media Bridge e Andrucha Waddington

O GRANDE CIRCO MÍSTICO de Carlos Diegues. Produção: Renata Almeida Magalhães por Luz Mágica produções

O PACIENTE: O CASO TANCREDO NEVES de Sergio Rezende. Produção: Mariza Leão por Morena Filmes

 

MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

A LUTA DO SÉCULO de Sérgio Machado. Produção: Eliane Ferreira por Muiraquitã Filmes, Joana Mariani por Mar Filmes, Diana Gurgel por Ondina Filmes, Lázaro Ramos e Tânia Rocha por Lata Filmes

EX PAJÉ de Luiz Bolognesi. Produção: Caio Gullane e Fabiano Gullane por Gullane e Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi por Buriti Filmes

MY NAME IS NOW, ELZA SOARES de Elizabete Martins Campos. Produção: Elizabete Martins Campos e Tatiana Tonucci por IT Filmes, Comunicação e Entretenimento Ltda.

O PROCESSO de Maria Augusta Ramos. Produção: Maria Augusta Ramos por Nofoco Filmes

TODOS OS PAULOS DO MUNDO de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira. Produção: Vania Catani por Bananeiras Filmes

 

MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL 

DETETIVES DO PRÉDIO AZUL 2 - O MISTÉRIO ITALIANO de Viviane Jundi. Produção: Marcio Fraccaroli, Sandi Adamiu e André Fraccaroli por Paris Entretenimento

O COLAR DE CORALINA de Reginaldo Gontijo. Produção: Reginaldo Gontijo por Digitalina Produção de Filme e Niria Cleire Pereira Dias por LV Produção de Distribuição ltda

 

MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA

MINHA VIDA EM MARTE de Susana Garcia. Produção: Luiz Noronha por A Fábrica Entretenimento

MULHERES ALTERADAS de Luis Pinheiro. Produção: Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck por O2 Filmes

NÃO SE ACEITAM DEVOLUÇÕES de André Moraes Torres. Produção: Marcos Didonet, Vilma Lustosa e Walkiria Barbosa por Total Entertainment

OS FAROFEIROS de Roberto Santucci. Produção: André Carreira por Camisa Listrada e Roberto Santucci por Panorama Filmes

TODAS AS RAZÕES PARA ESQUECER de Pedro Coutinho. Produção: Heitor Dhalia e Egisto Betti por Paranoid Filmes

UMA QUASE DUPLA de Marcus Baldini. Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho por Biônica Filmes, Marcio Fraccaroli e Sandi Adamiu por Paris Entretenimento

 

MELHOR DIREÇÃO

ALY MURITIBA por Ferrugem

ANDRUCHA WADDINGTON por Chacrinha: O Velho Guerreiro

CAROLINA JABOR por Aos Teus Olhos

GABRIELA AMARAL ALMEIDA por O Animal Cordial

GUSTAVO PIZZI por Benzinho

 

MELHOR ATRIZ

ADRIANA ESTEVES como MARIA por Canastra Suja

DÉBORA FALABELLA como SELMINHA por O Beijo no Asfalto

GRACE PASSÔ como GLORIA por Praça Paris

KARINE TELES como IRENE por Benzinho

MARJORIE ESTIANO como ANA por As Boas Maneiras

 

MELHOR ATOR

DANIEL DE OLIVEIRA como EDER JOFRE por 10 Segundos para Vencer

LÁZARO RAMOS como ARANDIR por O Beijo no Asfalto

MURILO BENÍCIO como INÁCIO por O Animal Cordial

OTÁVIO MÜLLER como KLAUS por Benzinho

OTHON BASTOS como TANCREDO NEVES por O Paciente: O Caso Tancredo Neves

STEPAN NERCESSIAN como CHACRINHA por Chacrinha: O Velho Guerreiro

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

ADRIANA ESTEVES como SÔNIA por Benzinho

FERNANDA MONTENEGRO como DONA MATILDE por O Beijo no Asfalto

GILDA NOMACCE como GILDA por As Boas Maneiras

LAURA CARDOSO como POCARU por Encantados

MARJORIE ESTIANO como MILENE por Paraiso Perdido

SANDRA CORVELONI como ANGELINA por 10 Segundos para Vencer

 

MELHOR ATOR COADJUVANTE

AILTON GRAÇA como JOÃO HANEMMAN por Mare Nostrum

ENRIQUE DIAZ como DAVI por Ferrugem

MATHEUS NACHTERGAELE como LUCIANO por O Nome da Morte

MILHEM CORTAZ como CELSO por Canastra Suja

OTÁVIO MÜLLER como AMADO RIBEIRO por O Beijo no Asfalto

OTÁVIO MÜLLER como DR. RENAULT por O Paciente: O Caso Tancredo Neves

 

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

FERNANDO YOUNG por Chacrinha: O Velho Guerreiro

GUSTAVO HADBA, ABC, por Motorrad

GUSTAVO HADBA, ABC, por O Grande Circo Místico

LULA CARVALHO, ASC/ABC, por 10 Segundos para Vencer

MAURO PINHEIRO JR por Unicórnio

WALTER CARVALHO, ABC, por O Beijo no Asfalto

 

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

ALY MURITIBA e JÉSSICA CANDAL por Ferrugem

ANDRÉ RISTUM por A Voz do Silêncio

CLAUDIO PAIVA, JULIA SPADACCINI e CARLA FAOUR por Chacrinha: O Velho Guerreiro

GABRIELA AMARAL ALMEIDA por O Animal Cordial

JULIANA ROJAS e MARCO DUTRA por As Boas Maneiras

KARINE TELES e GUSTAVO PIZZI por Benzinho

 

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

CARLOS DIEGUES e GEORGE MOURA inspirado no poema “O Grande Circo Místico”, de Jorge de Lima por O Grande Circo Místico

FELIPE HIRSCH Baseado no livro “Severina”, de Rodrigo Rey Rosa por Severina

GUSTAVO LIPSZTEIN adaptado da obra “O Paciente, o caso Tancredo Neves”, de Luis Mir por O Paciente: O Caso Tancredo Neves

JORGE FURTADO, ANA LUIZA AZEVEDO e VICENTE MORENO adaptado da obra “Rasga Coração”, de Oduvaldo Vianna Filho por Rasga Coração

MURILO BENÍCIO adaptado da obra “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues por O Beijo no Asfalto

 

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

ANDRÉ WELLER por Unicórnio

ARTUR PINHEIRO por O Grande Circo Místico

DINA SALEM LEVY por Benzinho

MARCOS FLAKSMAN por O Paciente: O Caso Tancredo Neves

RAFAEL TARGAT por Chacrinha: O Velho Guerreiro

 

MELHOR FIGURINO

DIANA LESTE por Benzinho

FLÁVIA LHACER por O Doutrinador - O Filme

KIKA LOPES por O Grande Circo Místico

KIKA LOPES por O Paciente: O Caso Tancredo Neves

MARCELO PIES por 10 Segundos para Vencer

MARCELO PIES por Chacrinha: O Velho Guerreiro

 

MELHOR MAQUIAGEM

ADRIANO MANQUES por O Paciente: O Caso Tancredo Neves

ANDRÉ ANASTÁCIO por O Animal Cordial

CATHERINE LEBLANC CARAES e EMMANUELLE FÈVRE por O Grande Circo Místico

MARLENE MOURA por Chacrinha: O Velho Guerreiro

MARTÍN MACÍAS TRUJILLO por 10 Segundos para Vencer

 

MELHOR EFEITO VISUAL

CLAUDIO PERALTA por Chacrinha: O Velho Guerreiro

CYRILLE BONJEAN, GUILHERME RAMALHO, HUGO GURGEL, GUILLAUME CASTAGNÉ, NICOLAS HERLIN e EDUARDO SCHAAL por As Boas Maneiras

MARCELO SIQUEIRA, ABC e THIERRY DELOBEL por O Grande Circo Místico

MARCELO SIQUEIRA, ABC, por Motorrad

MARCO PRADO por O Doutrinador - O Filme

 

MELHOR MONTAGEM FICÇÃO

GUSTAVO GIANI por A Voz do Silêncio

IDÊ LACRETA por O Animal Cordial

LIVIA SERPA por Benzinho

LUCAS GONZAGA por Motorrad

MAIR TAVARES e DANIEL GARCIA por O Grande Circo Místico

THIAGO LIMA por Chacrinha: O Velho Guerreiro

MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO

GUSTAVO RIBEIRO e RODRIGO DE OLIVEIRA por Todos os Paulos do Mundo

KAREN AKERMAN por O Processo

KAREN HARLEY por Hilda Hilst pede Contato

LORENA ORTIZ e PABLO PANIAGUA por My Name is Now, Elza Soares

NATARA NEY por A Última Abolição

RICARDO FARIAS por Ex Pajé

YAN MOTTA por Soldados do Araguaia

 

MELHOR SOM

CHRISTOPHE PENCHENAT, A.F.S.I, SIMONE PETRILLO e EMMANUEL CROSET por O Grande Circo Místico

GABRIELA CUNHA, BERNARDO UZEDA e CHRISTOPHE VINGTRINIER por As Boas Maneiras

GABRIELA CUNHA, DANIEL TURINI e FERNANDO HENNA por O Animal Cordial

GEORGE SALDANHA, ROBERTO FERRAZ e ANDRE TADEU por Legalize Já – A Amizade Nunca Morre

JORGE REZENDE, EDUARDO HAMERSCHLAK, ALAN ZILLI e ARMANDO TORRES JR, ABC, por O Doutrinador - O Filme

JORGE SALDANHA, ARMANDO TORRES JR, ABC, ALESSANDRO LAROCA, EDUARDO VIRMOND LIMA e RENAN DEODATO por Chacrinha: O Velho Guerreiro

 

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

ANTONIO PINTO por Chacrinha: O Velho Guerreiro

ANTONIO PINTO por O Banquete

BERNA CEPPAS por 10 Segundos para Vencer

EDU LOBO por O Grande Circo Místico

ELZA SOARES e ALEXANDRE MARTINS por My Name is Now, Elza Soares

 

MELHOR TRILHA SONORA

FABIO GÓES por Detetives do Prédio Azul 2 O Mistério Italiano

FREJAT, LEONI e VINICIUS CANTUÁRIA por Intimidade entre Estranhos

MARIA GADÚ por Todas as Canções de Amor

MAURICIO NADER por Rasga Coração

SINAI SGANZERLA por O Desmonte do Monte

YAN MOTTA por Soldados do Araguaia

ZECA BALEIRO por Paraiso Perdido

 

MELHOR LONGA METRAGEM ESTRANGEIRO

 

A FORMA DA ÁGUA/The Shapeof Water (EUA), dirigido por Guillermo del Toro. Distribuição: Fox Filmes

BOHEMIAN RHAPSODY/Bohemian Rhapsody EUA), dirigido por Bryan Singer. Distribuição: Fox Filmes

EU, TONYA/I' Tonya (EUA), dirigido por Craig Gillespie. Distribuição: Califórnia Filmes

INFILTRADO NA KLAN/ Blackkklansman (EUA), dirigido por Spike Lee. Distribuição: Universal Pictures

ME CHAME PELO SEU NOME/ Call me by Your Name (EUA), dirigido por Luca Guadagnino. Distribuição: Sony Pictures

NASCE UMA ESTRELA/A Star is Born (EUA), dirigido por Bradley Cooper. Distribuição: Warner Bros

THE SQUARE - ARTE DA DISCÓRDIA/The Square (Suécia, Alemanha, França, Dinamarca), dirigido por Ruben Östlund. Distribuição: Pandora Filmes

TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME/ Three Bilboards Outside Missouri (EUA), dirigido por Martin McDonagh. Distribuição: Fox Filmes

 

MELHOR LONGA METRAGEM IBERO-AMÉRICANO

A NOIVA DO DESERTO/La Novia Del Desierto (Argentina), dirigido por Cecilia Atán e Valeria Pivato. Distribuição: Imovision

ALGUÉM COMO EU (Brasil, Portugal), dirigido por Leonel Vieira. Distribuição: Paris Filmes

AS HERDEIRAS/ Las Herederas (Paraguai, Alemanha, Brasil, Uruguai, Noruega, França), dirigido por Marcelo Martinessi. Distribuição: Imovision

CACHORROS/Los Perros (Chile), dirigido por Marcela Said. Distribuição: Imovision

UMA NOITE DE 12 ANOS/La Noche de 12 Años (Argentina, Espanha, Uruguai), dirigido por Álvaro Brechner. Distribuição: Vitrine Filmes

 

II – CURTA-METRAGEM

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO

AQUÁRIO de Alice Andreoli Hirata

GUAXUMA de Nara Normande

LÉ COM CRÉ de Cassandra Reis

O MALABARISTA de Iuri Moreno

SOBRE A GENTE de Alunos do Projeto Animação

 

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

AZUL VAZANTE de Júlia Alquéres

COPACABANA AUSCHWITZ de Jaiê Saavedra

COR DE PELE de Livia Perini

MARÉ de Amaranta Cesar

UM CORPO FEMININO de Thais Fernandes

 

MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO

ADEUS À CARNE de Julia Anquier

NOVA IORQUE de Leo Tabosa

O MENINO PÁSSARO de Diogo Leite

O ÓRFÃO de Carolina Markowicz

PERIPATÉTICO de Jessica Queiroz

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Karim Ainouz arrebata Cannes

Pra que acompanha o Festival de Cannes, sabe que a Un Certain Regard é a principal mostra paralela do festival e que sua premiação acontece um dia antes da competição central. E a presidente Nadine Labaki foi completamente favorável ao Brasil nessa sexta, concedendo o prêmio de melhor filme a 'A Vida Invisível de Euridice Gusmão', o novo filme de Karim Ainouz e cravando essa vitória pro Brasil em um ano muito relevante pro país no Festival.

A premiação, que também contemplou grandes nomes do cinema, como Albert Serra, Christophe Honore, Chiara Mastroianni e Bruno Dumont, consagra o cineasta que estreou na mesma mostra de Cannes há quase 20 anos atrás com 'Madame Satã', e agora alcança o lugar mais alto do podium com essa produção de Rodrigo Teixeira, estrelada por Carol Duarte, Julia Stockler, Gregório Duvivier e participação de Fernanda Montenegro. O filme é baseado na obra de Martha Batalha e conta a história da separação de duas irmãs na década de 50 no Rio de Janeiro. O lançamento do filme em circuito está previamente marcado para novembro.

Para a cerimônia de amanhã, estão nas bolsas de apostas as presenças de Pedro Almodovar, Celine Sciamma, Bong Joon-ho, Elia Suleiman, Quentin Tarantino, além de ficarmos na torcida para Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles estarem na plateia vencedora desse sábado. Abaixo, os vencedores de hoje:

Filme: A Vida Invisível de Euridice Gusmão, Karim Ainouz 

Prêmio do Júri: O que Arde, Oliver Laxe 

Direção: Kantemir Balagov, Beanpole

Performance: Chiara Mastroianni, Chambre 212

Prêmio especial do juri: Albert Serra, Liberté

Prêmio especial do júri: Joan of Arc, Bruno Dumont

Coup de Coeur Award: A Brother’s Love, Monia Chokri; The Climb, Michael Angelo Covino

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A seleção do Cine PE

Foram divulgadas as novas datas do festival Cine PE, um dos mais tradicionais festivais do país que tinha inicialmente o dia 28 de maio como seu início agendado. Com a proximidade da data, a assessoria divulgou então que um adiamento fez com que Pernambuco se tornasse a capital de debates e encontros do cinema brasileiro a partir de 29 de julho, tendo seu término e premiação a acontecerem em 4 de agosto. 

Esses dois meses postergados foram necessários devido a reformulação da Lei de Incentivo à Cultura promovida pelo governo federal, que afetou a maioria dos eventos culturais no país, além de paralisar inúmeras produções e manifestações ligadas à sétima arte, deixando o setor em estado de alerta. 
Sandra Bertini, idealizadora e diretora do Cine PE, respondeu em coletiva e esclareceu alguns pontos, “era preciso aguardar a liberação do sistema de análise de projetos culturais para fazer a aprovação e termos o benefício fiscal federal. Essa liberação do sistema só aconteceu agora no início de maio”, acalmando os ânimos e mostrando que o festival está firme no calendário, aproveitando também para divulgar a lista competitiva do ano, tanto nos longas quanto nos curtas, e liberar números impressionantes. 
 
Os números da 23a. edição do Cine PE impactam quem acompanha o festival, e deixam felizes qualquer cinéfilo que torça pelo cinema brasileiro: foram inscritos 892 filmes, número 77,33% maior do que as 503 inscrições em 2018. Abaixo, os títulos selecionados indicam um olhar atento para descobrir pérolas ainda não lançadas da nossa produção, e um faro aguçado sobre algumas pepitas já testadas no mundo, como o documentário 'Espero Tua (Re)volta' de Eliza Capai e o curta 'Lembra' de Leonardo Martinelli. 
 
A abertura fora de competição ficou por conta de Deby Brennand e Katia Mesel, diretoras respectivamente de 'Frei Damião' e 'Parto sim!', que serão a porta de entrada para 7 dias de muitas reflexões sobre o cinema e sessões gratuitas a serem realizadas no belíssimo Cine São Luiz, um dos mais imponentes cinemas do país; entre 29 de julho e 4 de agosto, esse será o endereço do cinema no país. 

Filmes selecionados

Hors-Concurs

  • “Frei Damião, o santo do Nordeste” (PE), de Deby Brennand
  • “Parto sim!” (PE), de Kátia Mesel

Mostra Competitiva de Longas-metragens

  • “Um e oitenta e seis avos” (RJ), de Felipe Leibold
  • “Abraço” (BA), de DF Fiuza
  • “Teoria do ímpeto” (DF), de Marcelo R. Faria e Rafael Moura
  • “Espero tua (re)volta” (SP), de Eliza Capai
  • “O corpo é nosso!” (RJ), de Theresa Jessouroun
  • “Vidas descartáveis” (RJ), de Alexandre Valenti e Alberto Graça

Mostra Competitiva de Curtas-metragens Pernambucanos

  • "S/N (Sem Número)", de Renata Malta
  • "Coleção", de André Pinto e Henrique Spencer
  • "Pisciano", de Alexandre Pitanga
  • "Mulheres de fogo", de Vinícius Meireles
  • "Epígramas", de Wayner Tristao
  • "Sobre viver", de Sérgio Ferreira, Vinícius de Miranda, Marlom Meirelles
  • "Quando a chuva vem?", de Jefferson Batista

Mostra Competitiva de Curtas-metragens Nacionais

  • "É difícil de encontrar" (PE), de Sabrina Menedotti
  • "3 X melhor" (MA), de Andriolli Araújo
  • "#Procuram-se mulheres" (RJ), de Rozzi Brasil
  • "Pogrom" (RJ), de Guilherme Folly e Fernanda Cavalcanti
  • "Cor de pele" (PE), de Lívia Perini
  • "Carrero, o áspero amável" (PE), de Luci Alcântara
  • "Vinillis frutíferis" (ES), de Victor Hugo Passabon Amorim
  • "Obeso mórbido" (AM), de Diego Bauer e Ricardo Manjaro
  • "Tommy brilho" (CE), de Sávio Fernandes
  • "O mistério da carne" (DF), de Rafaela Camelo
  • "Lembra" (RJ), de Leonardo Martinelli
  • "Guará" (GO), de Fabricio Cordeiro e Luciano Evangelista
  • "A margem do universo" (DF), de Tiago Esmeraldo
  • "A pedra" (RS), de Iuli Gerbase
  • "Casa cheia" (PE), de Carlos Nigro
  • "Vivi Lobo e o quarto mágico" (PR), de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo
  • "Só sei que foi assim" (SC), de Giovanna Muzel
  • "Apneia" (PR), de Carol Sakura e Walkir Fernandes
  • "Trip & Treasure" (RJ), de Estúdio Escola de Animação

Mostra Infantil de Cinema

  • "Detetives do prédio azul 2 - O mistério italiano", de Vivianne Jundi
  • "Meus 15 anos", de Caroline Fioratti

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A competição do Olhar


O Olhar de Cinema revelou hoje seus longas de abertura, encerramento e as mostras competitivas que farão o período entre 5 e 13 de junho próximo muito mais quente em Curitiba. Filmes premiados ao redor do mundo, pré estreias mundiais de filmes brasileiros de prestígio, lançamentos nacionais do melhor que se viu em Berlim, Rotterdam e Cinéma du Reel, entre outros, farão do Olhar mais uma vez um dos melhores festivais de cinema brasileiros, nessa oitava edição que promete ser tão boa ou ainda melhor que os anos anteriores.

Também foram anunciados o júri das mostras competitiva, da Novos Olhares e da Outros Olhares, formados por profissionais de todo mundo, como a cineasta Rita Azevedo Gomes (que também lançará por lá seu novo filme, 'A Religiosa'), a curadora Flavia Cândida, o igualmente curador Alberto Ramos, entre outros profissionais. 

Na abertura, teremos a honra de assistir 'Banquete Coutinho', um documentário com o melhor de cenas inéditas de um dos nossos maiores cineastas, Eduardo Coutinho, pra matar a saudade de um maestro que partiu prematuramente. O encerramento do Olhar estará a cargo de 'Breve História do Planeta Verde', co-produção Argentina/Espanha/Brasil, que venceu o Teddy de ficção no último Festival de Berlim. 

A seleção não decepcionou nas escolhas, incluindo diversos dos longas mais esperados da nossa cinematografia em 2019, além de uma lista privilegiada de títulos premiados e selecionados em outros festivais europeus e que terão sua primeira exibição no país através do Olhar. Do lado nacional teremos o novo longa de Letícia Simões (de 'O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva'), o filme novo de Affonso Uchoa depois de 'Arábia', uma reunião entre Clarissa Campolina e Luiz Pretti, o premiado filme de Eliza Capai, 'Espero tua (re)volta', além de 'Indianara', documentário que acabou de ser selecionado pro ACID, em Cannes. 

Na área internacional, temos o premiado 'Entre Duas Águas' de Isaki Lacuesta, além de produções dos quatro cantos do planeta, tais como França, EUA, Bélgica, Argentina, China, Indonésia, México, Cuba, Coreia, Equador, Síria, Portugal e muitos outros. Uma seleção caprichada do melhor do cinema independente mundial, que vem tentando um espaço no nosso circuito, e que começa sua jornada no país através do Olhar, tentando novas oportunidades.

A mostra Novas Olhares busca mais uma vez um olhar diferenciado e um pouco mais experimental sobre a seleção, com opções estético-narrativas diferenciadas. Já a Outros Olhares busca observar as preocupações sociais do presente e como reverberam todas as situações envolvendo as diferenças do mundo atual e as tentativas de comunicação possíveis. Esses três grupos de filmes formam apenas uma parte de uma seleção de 130 produções que em menos de um mês estarão disponíveis no Olhar de Cinema, buscando debates e a difusão de ideias ligadas ao audiovisual, e que tende unir (como os melhores festivais) o melhor cinema ao melhor círculo de conversas. 

Abaixo, a seleção completa:

COMPETITIVA | LONGA

CASA (dir. Letícia Simões | Brasil, 2018, 94’)
CHÃO (dir. Camila Freitas | Brasil, 2019, 110’)
DE NOVO OUTRA VEZ (De Nuevo Otra Vez, dir. Romina Paula | Argentina, 2018, 84’)
DIZ A ELA QUE ME VIU CHORAR (dir. Maíra Bühler | Brasil, 2019, 85’)
ENTRE DUAS ÁGUAS (Entre Dos Aguas, dir. Isaki Lacuesta | Espanha, 2018, 136’)
FAMÍLIA DA MADRUGADA (Midnight Family, dir. Luke Lorentzen | Estados Unidos/México, 2019, 81’)
ETANGS NOIRS (dir. Pieter Dumoulin, Timeau De Keyser | Bélgica, 2018, 71’)
SEGUIR FILMANDO (Still Recording, dir. Ghiath Ayoub, Saeed Al Batal | França, 2018, 120’)
TEL AVIV EM CHAMAS (Tel Aviv on Fire, dir. Sameh Zoabi | Bélgica/França/Israel/Luxemburgo, 2018, 97’)

PRETÉRITO.IMPERFEITO (Wan Mei Xian Zai Shi, dir. Shengze Zhu | China/Estados Unidos, 2019, 124’)

COMPETITIVA | CURTA

AQUELES QUE DESEJAM (Los que Desean, dir. Elena López Riera | Espanha/Suiça, 2018, 24’)
ATALHOS/ (Atajos, dir. Daniela Delgado Viteri | Equador, 2019, 18’)
AZIZA/ (dir. Kaadan Soudade | Líbano/Síria, 2019, 13’)
ENTROPIA/ (dir. Flóra Anna Buda | Hungria, 2019, 11’)
EM CASO DE FOFO (dir. Tomás Paula Marques | Portugal, 2019, 23’)
PRESENTE/ (Kado, dir. Aditya Ahmad | Indonésia, 2018, 15’)
SETE ANOS EM MAIO (dir. Affonso Uchôa | Brasil, 2019, 42’)
THINYA (dir. Lia Letícia | Brasil, 2019, 16’)

TERRAS DO MAR/ (Tierras del Mar, dir. Azucena Losana | Argentina, Chile, 2018, 6’)

NOVOS OLHARES

A CIDADE ESCONDIDA (La Ciudad Oculta, dir. Victor Moreno | Espanha, 2018, 80’)
A NOITE AMARELA (dir. Ramon Porto Mota | Brasil, 2019, 100’)
DOMÍNIOS (Domains, dir. Natsuka Kusano | Japão, 2018, 150’)
NÃO PENSE QUE EU VOU GRITAR/ (Just Don't Think I'll Scream, dir. Frank Beauvais | França, 2019, 75’)
MS SLAVIC 7 (dir. Deragh Campbell, Sofia Bohdanowicz | Canadá, 2019, 64’)

LEVANDO DOCES AO CAVALO (Ghode ko Jalebi Khilane le ja Riya Hoon, dir. Anamika Haksar | Índia, 2018, 121’)

OUTROS OLHARES | LONGA

A COR BRANCA (dir. Afonso Nunes | Brasil, 2019, 102’)
CINZAS E BRASAS (De Cendres et de Braises, dir. Manon Ott | França, 2018, 72’)
DANIEL (Daniel Fait Face, dir. Atlan Marine | França, 2018, 60’)
ENQUANTO ESTAMOS AQUI (dir. Clarissa Campolina, Luiz Pretti | Brasil, 2019, 77’)
ESPERO TUA (RE)VOLTA (dir. Eliza Capai | Brasil, 2019. 93’)
NO ALTO DA MONTANHA (Huo Shan, dir. Yang Zhang | China, 2019, 126’)
INDIANARA (dir. Aude Chevalier-Beaumel, Marcelo Barbosa | Brasil, 2018, 84’)
NO SALÃO JOLIE (Chez Jolie Coiffure, dir. Rosine Mbakam | Bélgica, 2018, 70’)
PAHOKEE (dir. Ivete Lucas, Patrick Bresnan | Estados Unidos, 2019, 112’)
SEGUNDA VEZ (dir. Dora García | Bélgica, Noruega, 2018, 94’)
UMA CORRENTE SELVAGEM (Una Corriente Salvaje, dir. Nuria Ibáñez Castañeda | México, 2018, 72’)

UMA NOITE DE INVERNO (Gyeo-Wul-Ba-Me, dir. Woo-Jin Jang | Coreia do Sul, 2019, 92’)

OUTROS OLHARES | CURTA

AURORA (dir. Everlane Moraes | Cuba, 2018, 15’)
CARANGUEJO REI (dir. Enock Carvalho, Matheus Farias | Brasil, 2019, 23’)
NA BOCA DA MINA (En la Boca de la Mina, dir. Brandán Cerviño | Cuba, 2018, 22’)
POLIS (dir. Rafael Baptista | Brasil, 2018, 8’)
QUEBRAMAR (dir. Cris Lyra | Brasil, 2019, 27’)
SABÁ (dir. Sérgio de Carvalho | Brasil, 2018, 16’)
TUDO QUE É APERTADO RASGA (dir. Fabio Rodrigues da Silva Filho | Brasil, 2019, 27’)
UMA HISTÓRIA AFRICANA (A Story from Africa, dir. Billy Woodberry | Portugal, 2018, 32’)
TERRA ABENÇOADA (Một Khu Đất Tốt, dir. Phan Ngoc Lân | Vietnã, 2019, 19’)
ENCLAUSURADO (ΚΛΕΙΣΑΜΕ, dir. Sol Prado | Espanha, 2019, 22’)
INSTRUÇÕES PARA FAZER UM FILME (Instructions on How to Make a Film, dir. Nazli Dinçel | Estados Unidos, 2018, 14’)
LINHAS DE RISO (Lachfalten, dir. Patricia Wenger | Suíça, 2018, 6’)
MAKE IT SOUL (dir. Jean-Charles Mbotti Malolo | França, 2018, 15’)
OMARSKA (dir. Varun Sasindran | França, 2018, 19’)