FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
TÓPICO

Regras:
Obs. 1: o formulário de postagem está disponível apenas para usuários cadastrados e logados no sistema.
Obs. 2: evite brigas! Discussões tolas poderão ser deletadas sem prévio aviso.
Obs. 3: é proibido (sujeito ao trancamento do tópico, banimento do usuário, exclusão do tópico ou até mesmo exclusão do usuário em casos mais graves): spam e divulgação de links para download de filmes piratas.

Mensagem vs. Desenvolvimento

páginas: 1 2 [Próxima]

(#536993)
Por Ricardo Amaral Guedes, em 15/05/2017 | 20:28:13 h
Por conta das redes sociais, ficou muito mais fácil discutir e dar luz a temas urgentes como racismo, machismo, homofobia, etc. Assim, muitas produções atuais têm aproveitado pra abordar esses temas com mais frequência (penso eu). O porém é que nem sempre a obra cinematográfica consegue ser tão potente quando o assunto que quer tocar.

Então fica a pergunta: vocês acham que é certo relevar um filme medíocre se a mensagem/tema que ele carregar for importante? Ou o que vale é o todo?

Lembro agora de A Garota Dinamarquesa, que muitos chamaram de filmeco, enquanto outros disseram que o importante era que o filme dava visibilidade à questão da transexualidade.
(#536994)
Por Paulo Polastri, em 15/05/2017 | 21:15:41 h
Von Sternberg disse em uma entrevista: "se eu quiser mandar uma mensagem eu envio um telegrama".

O cinema não é escravo do tema, pode-se fazer bons e maus filmes sobre qualquer coisa.

(#536995)
Por Guilherme W. Machado, em 15/05/2017 | 21:19:08 h
Acho que a relevância da mensagem não isenta filme x ou y de ser uma bosta. Só que vira uma bosta cujo propósito é ser passado para crianças no colégio. O contrário é verdade também, a mensagem ser irrelevante não impede o filme de ser excelente. Cinema não é um meio panfletário de conscientização, é arte.
(#537006)
Por Walter Prado, em 16/05/2017 | 09:24:12 h
Não tem que relevar nada, o filme pode ter a melhor das intenções, mas se é ruim, tô fora.

E nem sei até onde A Garota Dinamarquesa se encaixa aí, estou longe de ser conhecedor do assunto, mas vi muita gente engajada nesta questão detonando o filme, já que os envolvidos não conheciam o assunto e o abordaram de forma superficial e para leigos.
(#537007)
Por Walter Prado, em 16/05/2017 | 09:26:13 h
"O contrário é verdade também, a mensagem ser irrelevante"

Não verdade o contrário aí seria não seria uma mensagem irrelevante, mas uma racista, homofóbica, etc... E sim, pode mesmo ser ideologicamente repulsivo, mas cinematograficamente ótimo. E temos casos assim...
(#537013)
Por Ricardo Amaral Guedes, em 16/05/2017 | 12:28:52 h
Sim, Walter, os mais engajados também não curtiram, mas vi vários outros que acharam que valia a pena pelo simples fato de chamar atenção pro assunto.

(#537033)
Por Paulo Faria Esteves, em 16/05/2017 | 21:34:31 h
vocês acham que é certo relevar um filme medíocre se a mensagem/tema que ele carregar for importante?

Relevar como? Dar atenção, simplesmente? Ou chamar obra-prima, exemplo para os outros filmes e etc?
Dar atenção não é nada grave, acontece de tempos com alguns filmes, também pelo contexto em que aparecem (vide Corra!). E, sim, é justo dar atenção a um filme por passar uma mensagem que deve ser passada. Mas eu acho que isso não é tudo.
Chamara obra-prima por causa da mensagem eu não concordo. Mas sobre isso eu escrevo mais em baixo.

Ou o que vale é o todo?

Eu acho que sim. Quer dizer, desde quando o cinema é só mensagem? O cinema não é espetáculo? Não é charme? Não é a apresentação de uma narrativa (ou semelhante) ao público? Claro, a mensagem está lá, mas não é só isso que conta! A forma como é apresentada interessa, acho eu. A direção interessa, a luz interessa, a trilha sonora interessa e blá blá blá...

Compreendo quem queira dar muito valor a um filme, mesmo que este seja muito pobre como filme, por causa da mensagem que ele passa. Mas, vá lá, dar um 10.0 só por causa da mensagem não vale! Quer dizer, um 7.0 ou 7.5 tudo bem. Mas um 10.0? Não é justo; um filme é um conjunto de coisas, não só a mensagem...
(#537037)
Por Bernardo D.I. Brum, em 16/05/2017 | 23:09:20 h
Acho que não dá para desassociar. Toda história é contada através de uma narrativa e toda narrativa conta uma história.

Mas interpretando, sim, há uma valorização de tema sobre abordagem que para muitos determinam que uma história seja "mais importante" que as outras - normalmente referindo-se a aspectos sociais. No caso, um filme ruim sobre preconceito seria mais importante que um filme bom sobre relacionamentos, digamos.

Eu discordo. Particularmente, da maneira que é narrada, séries como 13 Reasons Why (clichê, didática, elementar) nem de longe tem a importância dentro do tema adolescência quanto um Clube dos Cinco, digamos.

Então, o que deveria ser uma relação sempre interdependente (não é o sentido que produz estilo, mas o estilo que produz sentido) - "o que" e "como" dependem um do outro, vira uma relação hierárquica, onde "o que" é superior ao "como". Mas mesmo compreensível não se sustenta - no final, as obras dramatúrgica e esteticamente relevantes que permanecem exaltadas na memória popular.
(#537040)
Por Ricardo Amaral Guedes, em 16/05/2017 | 23:41:18 h
Nossa, Brum, perfeito. E você citou um exemplo muito bom, 13 Reasons Why. Um dos argumentos usados por aqueles que gostaram da série é que ela fez com que as ligações aos centros de ajuda aumentassem consideravelmente (o que é verdade), então criticá-la seria "errado".
(#537063)
Por Bill Coln, em 18/05/2017 | 00:10:42 h
Estava esperando alguém citar 13 Reasons Why

páginas: 1 2 [Próxima]
Cineplayers não se responsabiliza pelas postagens deste fórum. Ajude-nos a manter a integridade do conteúdo, caso veja algum abuso ou comentário ofensivo, entre em contato conosco, denunciando (passe o link do material original).

 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
• #002 De Volta Para o Futuro
• #001 Os Goonies
• #000 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE