FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
TÓPICO

Regras:
Obs. 1: o formulário de postagem está disponível apenas para usuários cadastrados e logados no sistema.
Obs. 2: evite brigas! Discussões tolas poderão ser deletadas sem prévio aviso.
Obs. 3: é proibido (sujeito ao trancamento do tópico, banimento do usuário, exclusão do tópico ou até mesmo exclusão do usuário em casos mais graves): spam e divulgação de links para download de filmes piratas.

Qual a diferença de crítica para análise?
(#548452)
Por Ricardo Amaral Guedes, em 10/02/2019 | 20:18:21 h
Passividade?

E qual o tipo de crítica que você mais gostam e menos gostam?
(#548453)
Por CitizenKadu, em 10/02/2019 | 20:35:50 h
Eu prefiro a análise crítica que levanta todo um contexto social,filosófico,artístico e psicológico por trás de um filme. Se o filme não consegue levantar tanto pano pra manga(ou não tem a intenção), eu prefiro uma análise crítica que demonstre isso.
Porque a análise nada mais é que um conceito aristotélico que depois descambou pra Descartes de dividir em pequenas partes algo mais complexo para que se possa entender algo(superficialmente falando); o que descambou inclusive para a mente humana com Freud por exemplo.
Considerando o cinema como uma forma de arte, a crítica tem o papel de valorizar os méritos e as falhas de determinada obra.
Eu gosto da análise crítica.

A crítica que eu não gosto é aquela que preza pela subjetividade extrema e apaixonada de quem viu o filme, no caso, e supostamente ganha dinheiro apenas pra sentar o rabo,ver um filme, e escrever sobre ele sem levantar questões analíticas sobre o mesmo considerando que a opinião subjetiva para esse tipo de "crítico" é a única coisa que interessa para ele, como se os outros tivessem o interesse de se importar com a opinião de um cinéfilo quando vai ler uma crítica; como uma resenha ou uma sinopse.

Quando eu procuro um crítico eu também procuro alguém que entenda exatamente do tema em que está discorrendo; pra mim se um crítico só gosta de determinada época ou gênero(tipo cinema dos anos 90 pra cá;cinema de horror;cinema dos anos 60;cinema americano;etc...)pra mim já é lixo.Pra mim o crítico tem que ter total conhecimento(falando do cinema) e paixão pelas técnicas e movimentos que surgiram de Edison até agora.Como o cinema é uma arte, ela engloba um aspecto sociológico e ideológico de uma época cujo crítico deve ter conhecimento e discernimento; e como todos estamos sob uma ideologia querendo ou não, não existe crítico completamente neutro, mas existe o alienado, e este eu não chamo de crítico. A intelectualidade é a ferramenta do crítico acima de tudo, e não o fetichismo masturbatório estético do "eu gosto de ver filmes por isso eu gosto de escrever sobre eles"; isso pra mim é coisa de pirralho.

Tem dois exemplos aqui no site: Bernardo Brum e Felipe Leal.(de críticos que eu considero que fazem bem o trabalho de crítico de acordo com que eu expus).
(#548454)
Por Paulo Faria Esteves, em 10/02/2019 | 20:57:10 h
Em relação à pergunta do tópico, não sei responder, imagino que o Seu Dicionário entenda mais um pouco do assunto.

Sobre as críticas em si, tenho umas opiniões um pouco mais fortes, acho eu... eu aprecio bastante as críticas que, mais do que lançarem adjetivos genéricos ao filme em geral, lançam adjetivos concretos a partes específicas do filme. Sei lá, acho que isso me passa mais confiança para com o escritor, por dar a entender que este realmente viu o filme, em vez de escrever algo que qualquer pessoa que ainda não viu poderia ter escrito.
As críticas de que menos gosto...bem, infelizmente são muitas, há muitas coisas que me deixam um pouquinho de sangue a ferver nas veias quando as vejo nas críticas. Primeiro, tendo a não gostar de críticas que fazem quase um resumo do filme ou uma sinopse alargada; na minha ideia, quem viu o filme não precisa que lhe repitam passo a passo o que acontece nele, para isso mais vale ir ao IMDB ou à Wikipédia. Depois, tendo a não gostar de críticas que têm 7 ou 8 parágrafos e só um desses parágrafos fala das qualidades ou defeitos específicos do filme (aff, eu sei que o contexto em que o filme estreou é importante, mas guarda algum espaço para comentar o filme como um indivíduo!). É, não gosto quando uma crítica não acrescenta nada se comparada com uma análise feita antes da estreia do filme criticado.

E para ser mais concreto, tendo a não gostar de duas críticas específicas que li para o filme Universidade Monstros. Fiquei incrédulo com o que li porque as 2 críticas, apesar de escritas por pessoas diferentes, tinham exatamente o mesmo erro (a meu ver) e usavam exatamente os mesmo argumentos! Essas 2 críticas conseguiam escrever uma coluna inteira sobre o filme e só apontar 2 defeitos ao filme para explicar a sua nota baixa dada ao Universidade Monstros. E que defeitos eram esses? O 1º era que João Baião (o homem que dobrou Mike Wasowski) não é ator, o 2º era que Monstros S.A. não precisava de uma sequela.
Eu lembro-me de ler e de ficar a pensar algo assim: ", mas será que estes cromos têm noção de que acabaram de dar uma nota baixa ao filme tendo como base duas questões que não têm nada a ver com o filme em si?! Agora o que interessa é só o contexto? O filme em si não conta para nada? Avalia-se só questões extra-filme e não se avalia o filme como obra em si? Estamos aqui a brincar?!".

É, na altura fiquei um pouco de sangue a ferver. Mas, bem, eles lá saberão porque escreveram assim...
(#548504)
Por Ricardo Amaral Guedes, em 12/02/2019 | 18:59:26 h
"Avalia-se só questões extra-filme e não se avalia o filme como obra em si?"

Isso é algo que acontece muito, sobretudo com filmes de temática tabu ou política, e que também me aborrece.
(#548511)
Por Paulo Faria Esteves, em 12/02/2019 | 21:20:51 h
Filmes com política eu ainda pego leve se as críticas falarem só de questões extra-filme, porque a política é um assunto vital e talvez até o mais importante do mundo. Mas no caso de Universidade Monstros, pô, é absurdo! Um filme animado sobre monstros?! E os críticos são incapazes de dizer pontos positivos ou negativos do filme eu si e ficam-se por aspetos extra-filme? Vou-te contar, deu-me um pouco vontade de lhes dizer "Vá ver se eu estou na esquina!"...
(#548522)
Por Walter Prado, em 13/02/2019 | 14:10:18 h
"Isso é algo que acontece muito, sobretudo com filmes de temática tabu ou política, e que também me aborrece."

Sim, isto é ridículo.
Cineplayers não se responsabiliza pelas postagens deste fórum. Ajude-nos a manter a integridade do conteúdo, caso veja algum abuso ou comentário ofensivo, entre em contato conosco, denunciando (passe o link do material original).
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
#69 Indicados ao Oscar 2019
#68 Creed II
#67 Vidro
#66 Homem-Aranha no Aranhaverso
#65 WiFi Ralph e O Retorno de Mary Poppins
#64 Melhores Filmes de 2018
#63 Duro de Matar
#62 Roma
#61 O Senhor dos Anéis
#60 Scarface
#59 Infiltrado na Klan
#58 Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
#57 O Legado de Stan Lee
#56 O Roteiro de Cinema
#55 Halloween (2018)
#54 O Primeiro Homem
#53 Nasce Uma Estrela
#52 Musicais no Século XXI
#51 70 anos de John Carpenter
#50 Breaking Bad - 10 Anos
#49 Neorrealismo Italiano
#48 O Exorcista
#47 Wall-E
#46 The Last of Us
#45 60 anos de Tim Burton
#44 Meu Amigo Totoro
#43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
#42 Filmes da Sessão da Tarde
#41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
#40 100 anos de Ingmar Bergman
#39 Os Incríveis 2
#38 Era Uma Vez no Oeste
#37 Jurassic Park e Jurassic World
#36 O Bebê de Rosemary
#35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
#34 Han Solo: Uma História Star Wars
#33 Deadpool 2
#32 Um Corpo que Cai
#31 Stephen King no Cinema
#30 Vingadores: Guerra Infinita
#29 A Franquia 007
#28 Um Lugar Silencioso
#27 2001: Uma Odisseia no Espaço
#26 Jogador Nº1
#25 Planeta dos Macacos
#24 Quentin Tarantino
#23 75 anos de David Cronenberg
#22 Projeto Flórida
#21 Trama Fantasma
#20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
#19 Oito e Meio de Fellini
#18 A Forma da Água
#17 The Post e os filmes de Jornalismo
#16 Indicados ao Oscar 2018!
#15 20 Anos de Titanic
#14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
#13 Melhores de 2017
#12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
#11 Especial Natalino
#10 Assassinato no Expresso Oriente
#9 Onde os Fracos Não Têm Vez
#8 Liga da Justiça
#7 Stranger Things
#6 45 anos de O Poderoso Chefão
#5 Branca de Neve e os Sete Anões
#4 Halloween
#3 Blade Runner / Blade Runner 2049
#2 De Volta Para o Futuro
#1 Os Goonies
#0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE