Saltar para o conteúdo

Artigos

7+: Artes Marciais

Em 26 de julho de 1973, estreava o melhor e mais influente filme de artes marciais de todos os tempos: Operação Dragão (Enter The Dragon, 1973), de Robert Clouse. Impulsionado pelo falecimento prematuro de Bruce Lee (ocorrido apenas seis dias antes), o longa-metragem não apenas alcançaria o objetivo da Warner Bros. de transformar seu protagonista no artista marcial definitivo, como o tornaria ícone pop e daria início à febre do Kung Fu na América, redundando em maciça intervenção midiática – a exemplo da famosa série de TV homônima e da contagiante música “Kung Fu Fighting”, entre outros – e disseminação da filosofia do esporte e de sua prática pelo mundo.

Nessa homenagem aos 40 anos da mais importante semana para as artes marciais no Cinema, confira sete das melhores (mais intensas, realistas e bem orquestradas) sequências de luta corpo-a-corpo da Sétima Arte:




7. O Grande Mestre (Yip Man, 2008), com Donnie Yen


6. Operação Invasão (Serbuan maut, 2011), com Iko Uwais, Donny Alamsyah e Yayan Ruhian


5. Eles Vivem (They Live, 1988), com Roddy Piper e Keith David



4. Oldboy (Oldeuboi, 2003), com Min-sik Choi


3. O Mestre Invencível (Jui kuen II, 1994), com Jackie Chan e Ken Lo


2. O Protetor (Tom yum goong, 2005), com Tony Jaa


1. O Vôo do Dragão (Meng long guo Jiang, 1972), com Bruce Lee e Chuck Norris

Comentários (44)

Seja Lá Quem Tiver Sido | terça-feira, 02 de Julho de 2013 - 14:09

"A cena de Eles Vivem amplia a homenagem às artes marciais; em meio à briga de rua, há um golpe de luta olímpica (ou greco-romana, ou wrestler). Além do fato de ser uma sequência sensacional (e engraçada, como o Patrick colocou)."

Se eu não me engano o Roddy Piper era um wrestler, por isso que essa cena ficou tão legal, provavelmente ele que coordenou tudo nessa parte.

Rodolfo | quarta-feira, 01 de Janeiro de 2014 - 19:29

Top Artes Marciais sem incluir Shaw Brothers é desacato hein

Matheus Duarte | quarta-feira, 01 de Janeiro de 2014 - 19:32

Desacato é tu deixar seu nome à moda Orkut, alterando minúsculas com maiúsculas. Reparou que este site é o Cine Players? 😏

Faça login para comentar.