Saltar para o conteúdo

Artigos

7+: Descobrimento do Brasil

Faz 513 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral e sua frota no Brasil. Não por acaso, o Dia do Índio é comemorado pouco antes. As duas datas são ligadas: o assombro com que indígenas e europeus se enxergaram naquele momento moldou não só nossa história, mas também nossa cultura. Segue aqui uma lista de sete produções ambientadas no Período Colonial do país, que ressaltam os conflitos que se sucederam depois da chegada dos portugueses. São retratos da nossa história de uma época pouco explorada pelos cineastas.

 

 

7. Hans Staden (idem, Brasil e Portugal, 1999). Direção de Luís Alberto Pereira

 

6. A Missão (The Mission, Reino Unido, 1986). Direção de Roland Joffé

 

5. Caramuru, a Invenção do Brasil (idem, Brasil, 2001). Direção de Guel Arraes

 

4. Brava Gente Brasileira (idem, Brasil e Portugal, 2000). Direção de Lúcia Murat

 

3. O Descobrimento do Brasil (idem, Brasil, 1936). Direção de Humberto Mauro

 

2. Como Era Gostoso Meu Francês (idem, Brasil, 1971). Direção de Nelson Pereira dos Santos

 

1. Desmundo (idem, Brasil, 2002). Direção de Alain Fresnot

----

Matéria originalmente publicada no blog Sétima das Artes e gentilmente adaptada para o Cineplayers pelo autor, Ulisses da Motta Costa.

Comentários (30)

Ricardo Nascimento Bello e Silva | sábado, 27 de Abril de 2013 - 17:13

A Missão é um filme bem fraco. E A Missão não é exatamente sobre o Brasil, é sobre todo um conjunto. Sem falar que ele prefere dar bola para o sofrimento de um bandeirante se transformando em jesuíta e se redimindo com deus, de forma bem didática, é claro, do que falar profundamente sobre o assunto...

Ulisses da Motta Costa | sábado, 27 de Abril de 2013 - 19:45

Olá, Danilo. Desculpe se não fui claro, mas certamente não sou "pró"-descobrimento. O que eu debatia com o Júlio César Filho eram questões de significado e a relevância deste ou daquele fato no nosso processo histórico. Se tu leres com cuidado tudo o que escrevi, certamente vais ver que em momento nenhum justifico (ou nego, ou minimizo) o extermínio e opressão massivos sofridos pelos povos nativos (até hoje). Aliás: com um pouco mais de cuidado também, teria lido no parágrafo introdutório que o motivo da lista é exatamente elencar filmes de conflitos entre colonizadores e autóctones (e que pelo menos três deles tentam reproduzir o viés dos índios).

Mas se tu me permite uma correção: "nossas" terras não foram invadidas; as terras dos povos indígenas foram (e continuam) sendo invadidas. Não existia "nós" naquela época, amigo. Como podemos dizer que o "Brasil foi invadido", se é o Brasil que hoje ameaça terras indígenas com mudanças na lei e impunidade para madeireiros e garimpeiros?

Ulisses da Motta Costa | sábado, 27 de Abril de 2013 - 19:49

Por sinal, Danilo, fiquei curioso em saber sobre estes estudos que afirmam que a carta de Caminha foi manipulada (ou "maquiada", como tu dizes). Poderia me dizer que estudos são esses e onde posso encontrá-los? Me intriga o fato de que ela poderia ter indícios do genocídio indígena.

Danilo Rocha | domingo, 28 de Abril de 2013 - 04:16

gente, nacredito q ainda há quem duvide.
estudos literários sobre a carta apontam isso. google it.

Faça login para comentar.