Saltar para o conteúdo

Artigos

20 anos de Cineplayers

De um segundo para outro, o click do relógio foi diferente. Pode parecer um momento como outro qualquer, mas há 20 anos atrás o Cineplayers começava a respirar e isso mexe comigo. Pra cacete.

Olho para trás e lembro do dia 10 de janeiro de 2003. O Cineplayers era um conceito que tomava a vida nas mãos de 4 jovens: Ary Monteiro, Tony Pugliese, Alexandre Koball e Rodrigo Cunha. Nossa vontade era apenas compilar em um lugar os textos que vínhamos escrevendo sobre cinema no fórum da Players - que até hoje existe!

Era também o começo da internet, muito diferente do que vemos hoje. O site era feito em Front End, atualizado manualmente até ganhar sua primeira versão programável, feita pelo Koball. Muita coisa… Quanto tempo, quantas memórias. A gente se falava por ICQ. Hoje é Zap. Telegram, às vezes. Tem Twitter, Instagram. Naquela época tinha MSN, Fotolog. As pessoas entravam nos sites para ler, não apenas por cliques em manchetes de redes sociais. Quase ninguém visita mais sites hoje em dia - eu incluso.

Cineplayers em sua versão beta, que ficou no ar de janeiro de 2003 a 26 de fevereiro de 2005.


A internet mudou completamente de lá para cá. As pessoas perderam o interesse em textos. Hoje está tudo mais descartável, pois o consumo é imediato e esquecido ainda mais rápido do que isso. O vídeo tomou conta, quase ninguém quer ler mais. Quem sou eu para julgar, não quero falar que isso ou aquilo é melhor, estou apenas constatando o efeito que a evolução tecnológica teve no site.

Tentamos nos adaptar ao tempo, mas vimos que simplesmente não era o que gostávamos de fazer. Temos o podcast, mas falta tempo, sempre ele, e recurso para produzirmos mais como um dia foi. Os vídeos ficaram pelo caminho. A gente gosta mesmo é de escrever sobre filmes e é isso.

Corta 20 anos para o futuro e aqui estamos, novamente em uma noite digitando caracteres para representar um marco. Não, o Cineplayers não está no seu fim. Ele ainda tem um custo para ser mantido, mas é algo que conseguimos por um tempo, vai. O que mudou fomos nós.

Vou me tirar mesmo como exemplo.

Há 20 anos, quando o site foi feito, eu não fazia nada além de estudar. Quando começou o trabalho, eu ainda tinha tempo para o site. Passaram-se anos, eu comecei a ter mais tempo para site do que para ver filmes em si, mas ainda mantinha minha frequência com o CP. Vieram o casamento, o filho… Hoje, praticamente não tenho mais tempo para o site. E muitas vezes nem para filmes. O que não quer dizer que eu não o ame ou que eu não queira, de alguma forma, mantê-lo.

Foto do PC onde foi feito o site, tirada em 2004.


Acabei de ver Top Gun Maverick e isso de certa forma casa poeticamente com a temática desse texto. É o velho lutando para não ser engolido pelo novo, ao mesmo tempo que temos oportunidade de continuar existindo. Acabei animando de escrever algumas coisas para cá, por que não?

A questão é que o Cineplayers nunca mais vai ser como antes. Por pura falta de tempo. Até os leitores já não são mais os mesmos, pois muitos têm vidas completamente diferentes hoje do que tinham 20 anos atrás. Isso é normal.

Mas queria aproveitar a oportunidade para agradecer, do fundo do meu coração, a cada um que um dia compartilhou parte do seu tempo conosco. Foi uma forma de nos conectarmos, saca? E isso é bonito demais. Se não fosse nossa ação de criar o site lá atrás e a de vocês de tomarem a iniciativa de participar, nossas vidas nunca teriam se cruzado.

As ondas de uma maré digital já existiam antes do CP nascer e elas vão continuar existindo quando um dia a gente se for. Mas, por 20 anos, a gente compartilhou essas ondas para surfar juntos - na internet e no desejo de representar esse amor pelo cinema.

Podemos não ser mais como 20 anos atrás, mas ainda estamos aqui com vocês. Afinal, quem ainda é como antes?

Obrigado por toda a companhia ao longo dos anos. De verdade. Que venham muitos outros!


Para ter outras informações sobre a história do site, acesse a seção Nossa História.

Comentários (16)

Taumaturgo | quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023 - 13:56

Eu uso o site desde 2012. E digo o quanto aprendi com o Cineplayers a amar a Sétima Arte de Verdade! Continuo também, registrando meus filmes assistidos e dando minhas notas aqui! Um Forte abraço! a você Rodrigo Cunha e aos Leitores que Ajudaram a Construir esse Site Maravilhoso. Parabéns! aos 20 anos de Cineplayers.

Mauricio Antunes | quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023 - 22:51

Também mantenho o site como fonte e registro todas as minhas notas! Eu sou usuário já antigo!! Obrigado pelo site!! Continuem, eu apoio

Araquem da Rocha | sábado, 14 de Janeiro de 2023 - 12:35

O Cineplayers é referência pra mim há anos. Também sinto falta do fórum. Parabéns Rodrigo e a todos envolvidos no site!!

LUIZ AFONSO | sábado, 14 de Janeiro de 2023 - 18:10

Uso o site desde 2010, e ainda vire e mexe entro pra ver se tem algum texto ou crítica novos, e para ver as notas e lupas dadas pelo pessoal aos filme que assisto. Nunca participei muito do fórum mas estive sempre por aqui. Foi o site que eu mais me ajudou na minha cinefilia, com toda certeza. Muitas vezes eu pesquisava os filmes antes no cineplayers do que no google. Parabéns aos envolvidos pelo site.

Faça login para comentar.