Saltar para o conteúdo

Artigos

Harry Potter no Telecine: não é mentira, é pura magia

O serviço de streaming do Telecine tem uma novidade mágica. A partir de hoje (1º/04), estão disponíveis sete filmes da saga Harry Potter para você fazer a sua maratona em casa e se sentir de volta na Escola de Magia de Bruxaria de Hogwarts. E não, não é uma pegadinha do Dia da Mentira, é pura magia. Separe seus feijõezinhos de todos os sabores, prepare sua cerveja amanteigada e reveja a saga que definiu uma geração no cinema. Para quem está assistindo pela primeira vez, esta é também a oportunidade perfeita para conhecer Harry, Rony e Hermione e se aventurar com eles pelo mundo bruxo.

Adaptada da série de livros escritos por J. K. Rowling, a saga narra a história de Harry Potter, um órfão que mora no armário embaixo da escada na casa de seus tios maternos quando, aos 11 anos, recebe a notícia de que é um bruxo e um convite para estudar na escola de magia de Hogwarts, um castelo encantado cheio de segredos. O que ele ainda não sabe é que foi o único sobrevivente dos ataques de Lord Voldemort, o bruxo das trevas que matou os seus pais. Voldemort está desaparecido, mas não está morto. E a qualquer momento ele pode ressurgir para confrontar novamente o jovem Harry e retomar sua era de horror.

Na escola de Hogwarts, Harry logo se une ao atrapalhado Rony e à inteligente Hermione, amigos com quem ele vai compartilhar suas aventuras dentro e fora do castelo. Ao longo de sete anos, nós acompanhamos o crescimento de Harry e seus colegas enquanto o mundo bruxo vai ficando cada vez mais ameaçador. Aqui de fora, nós assistimos a esses filmes e crescemos juntos com Harry, esperando uma oportunidade para maratonar a saga e reviver a magia da nossa infância e adolescência.

O impacto cultural causado pela saga Harry Potter é imensurável. Fãs de todo o mundo se dividem entre as quatro “casas” de Hogwarts – Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa – e fazem dessas palavras encantadas parte da sua identidade. Quando exibidos no cinema, os filmes de Harry Potter inauguraram as hoje tradicionais sessões de meia-noite, com espectadores fantasiados, ansiosos para cada nova adaptação dos livros que marcaram época. Está na hora de passar essa experiência adiante para uma nova geração, dentro de casa, com o Telecine.

Harry Potter também conecta a sua comunidade de fãs com valores que se tornaram caros para quem acompanhou a saga por todos esses anos: tolerância, amizade e a importância do amor. Como alguém que começou a ler os livros aos 8 anos e assistiu a cada um dos filmes no cinema, posso costurar boas lembranças da minha vida a todo lançamento nas livrarias ou na telona; construí amizades e um gosto pela leitura a partir dessas histórias.

Algo que me interessa particularmente na série é como a narrativa vai se complexificando no decorrer dos filmes. Cada personagem desse amplo elenco de figuras extravagantes guarda em si um desenvolvimento complexo (um passado de erros, no caso de personagens mais velhos; e um futuro incerto, no caso dos personagens mais jovens). O mundo que eles habitam vai amadurecendo junto com Harry, o que é uma construção comum e bem inteligente da ficção: se o mundo que estamos vendo é o mundo do personagens, é esperado que ele se transforme junto com o herói.

Nos filmes, essa transformação se deu visualmente. Cada diretor que assumiu a responsabilidade de adaptar Harry Potter deu à narrativa sua própria cara. Chris Columbus deu o tom do universo e dos personagens fazendo de Harry Potter uma fantasia visualmente imaginativa. Alfonso Cuarón levou o visual da saga para a maturidade, adequando-se a uma temática mais melancólica. A Hogwarts de Cuarón vive um eterno outono – as sombras do castelo são acentuadas pelas lentes criativas do diretor. E, finalmente, David Yates assume a reta final da saga, consolidando a sua própria perspectiva estética da história: seu visual mais moderno e dinâmico, sem nunca perder a qualidade do fantástico.

O carinho pela saga Harry Potter é de fato duradouro. Revisões e maratonas nos dão uma chance para nos reconectarmos com personagens queridos, cenas marcantes e a magia do universo como um todo. A disponibilização de sete filmes da saga no Telecine – o único serviço de streaming com tantos episódios da saga – é a deixa para começar o mês de abril em maratona. Lembrando que o serviço oferece os primeiros 30 dias grátis para você experimentar todo o seu conteúdo. Não é mentira, é mágica.

Comentários (1)

Alexandre Koball | quinta-feira, 09 de Abril de 2020 - 14:38

Pensei que nunca ia falar nisso, mas até pintou uma [ligeira] coceira pra rever os filmes. Saudades dessa época.

Alan Nina | sábado, 11 de Abril de 2020 - 22:53

Não acredito que li isso de vc kkkkk excelente

Faça login para comentar.