Saltar para o conteúdo

Artigos

Telecine e Cabíria Festival promovem mulheres no cinema!

Entre os dias 18 e 29 de novembro, acontecerá em caráter online a segunda edição do Cabíria Festival, nomeado em homenagem ao clássico neorrealista italiano Noites de Cabíria (1957) e destinado a mostrar a representatividade feminina no cinema através da exibição de filmes, mostras, debates e encontros que ajudam a esclarecer os desafios do cinema enquanto arte e do mercado audiovisual.

Em parceria com o Telecine, o Cabíria Festival vai exibir no canal do Youtube do app de streaming o longa-metragem Papicha no dia 19, em live começando às 21hrs. O filme conta a história de uma jovem da Argélia que arrisca a própria vida ao organizar um desfile de moda em um país dominado por grupos terroristas conservadores. O filme foi indicado para quatro prêmios no Un Certain Regard de 2019 e ganhou o Melhor Primeiro Filme no César.

Já na sexta, dia 20, a diretora de Papicha, Mounia Meddour, irá realizar uma Master Class no canal do YouTube do Telecine, entre 11h e 13h. A diretora nasceu na Argélia e mudou-se para França aos 18 anos por conta de pressões da Guerra Civil. Formada em jornalismo, trabalhou com documentários e assistência de direção antes de estrear com Papicha.

Além da Master Class de Meddour, no site do festival, haverá uma oficina de Crítica Cinematográfica com a documentarista e jornalista Flávia Guerra, debates com a pesquisadora e escritora transfeminista Helena Vieira e sessão e debate de curtas com a atriz, roteirista e diretora Julia Katharine, entre outras convidadas.

A homenageada do festival será Patrícia Ferreira Pará Yxapy, na ativa desde 2008 a partir do projeto Vídeo nos Aldeias, que trabalha com o audiovisual brasileiro em aldeias indígenas desde 1986, e que recebe mostra em homenagem feita em colaboração com o Coletivo de Cinema Mbyá-Guarani. Já a Mostra Imaginários Possíveis reúne 22 curta-metragens entre 30 segundos e 3 minutos reunidos em parceria com o site coletivo Hysteria.

Além disso, haverá a habitual premiação do festival, que ocorre desde 2015 e que já recebeu mais de 400 inscrições, que premia Roteiros de Longa-Metragem, Roteiro de Piloto de Série e Argumento Longa Infantojuvenil, com um comitê de seleção também formado todo por mulheres.

Para completar, o Festival elaborou uma cinelist no serviço de streaming do Telecine, onde, além do já citado Papicha, também é possível ver filmes como o premiado Retrato de Uma Jovem em Chamas, o indicado ao Oscar de Melhor Atriz Harriet, o cultuado longa de terror As Boas Maneiras e até mesmo Varda por Agnés, documentário que foi o canto de cisne da saudosa Agnès Varda.

Comentários (0)

Faça login para comentar.