II SINISTRO FEST 2023
II FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO DO CEARÁ
Pôster Oficial do II Sinistro Fest 2023. Foto: Divulgação
No Ceará – peremptoriamente na capital Fortaleza – chega a segunda edição do Sinistro Film Festival que tem em sua prerrogativa abraçar o cinema fantástico produzido nos mais variados âmbitos, desde o horror, corporal, passando pelo terror sobrenatural até a ficção científica pós-apocalíptica. Pra citar alguns. Em 2022 o Sinistro Fest exibira seu escopo pela primeira vez encastelando-se no clássico Cineteatro São Luiz (cinema clássico da cidade de Fortaleza-CE, localizado no Bairro Centro, Rua Major Facundo Nº 500; e a segunda edição do festival ocorrerá neste mesmo local), ao centro da cidade de Fortaleza, onde juntou realizadores, produtores diversos, outros tantos artistas, verminosos por cinema fantástico, e figuras de várias gerações para agarrarem no cinema fantástico, com direito, inclusive, a exibição do último filme não montado do mestre José Mojica Marins, o nosso eterno Zé do Caixão, a obra seria A Praga (A Praga, 2023). Entre outras atrações. Eis que este ano o projeto se intensifica. E sibila.
Festival organizado pelas hercúleas feras Thiago Rocha e Wesley Gondim, cuja intencionalidade primordial seria uma base forçosa de sua gênese nordestina, que segundo Thiago “a inspiração [para a existência do festival] é porque a gente sentia falta de um festival de gênero voltado para o nordeste, e a ideia desde a logo até a ideia das sessões é porque a gente realmente queria colocar nome nas coisas que realmente tivessem ligação com o nordeste” (ROCHA, 2023)[1]. A nomenclatura das sessões visa deixar isso claro, com as lendas nordestinas: BOITATÁ – a cobra flamejante que sairia dos rios para proteger a floresta dos invasores (tem importantes variações no nordeste) -; LABATUT – gigante de pelos ásperos e dentes imensos, com inspiração em um militar francês cruel que missões cumpridas no Ceará no século XIX –; QUIBUNGO – monstro devorador de crianças desobedientes de origem afro-brasileira na Bahia (formato de lobo negro ou velho maltrapilho). O encaixe na fantasia e no terror é frontal logo de saída. E do nordeste. Segundo Thiago o Festival busca com essa nordestinidade dar mais validade e tamanho para a existência dos gêneros fantásticos, além de fomentar a própria produção de mais materiais desta envergadura na região. Além das 3 sessões citadas, há a sessão Ceará Sinistro, voltada para os autores cearenses, que deliciosamente teimam em criar fitas do cinema fantástico. Totalizando uma soma de 66 filmes entre curtas e longas-metragens. Incluindo dentre estes um curta-metragem da própria galera do festival, o filme Cáustico (Cáustico, 2023), que será exibido como convidado, fora de competição. Material dirigido por Wesley Gondim e produzido por Thiago Rocha. A curadoria do festival fora concatenada através de gente graúda do horror formada nacionalmente, com figuras do gabarito Carlos Primati – crítico e pesquisador especializado em cinema fantástico, com artigos sobre o nosso Zé do Caixão, Carlos Hugo Christensen, entre outros –; Beatriz Saldanha – pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo, atuante por integrar diversas curadorias e juris por festivais Brasil afora –; Yasmine Evaristo – crítica de cinema com material publicado no site Longa História e membra da Abraccine; entre outros partícipes.
Os organizadores do II Sinistro Fest Thiago Rocha e Wesley Gondim (aqui em foto durante o Sinistro Fest 2022). Foto: Ted Rafael
O tesão por aquilo que é do nordeste perpassa internamente o Sinistro Fest, tanto a escolha do júri é altamente acertada ao propor um júri de realizadores nordestinos. A importância dessa prerrogativa segundo Thiago seria de que as “pessoas que participaram, os próprios realizadores, os próprios diretores, para serem júri. Porque essa galera é quem põe a mão na massa, é a que trabalha, que sabe o suor e a dificuldade que tem de produzir um filme, então eu quero eles assistam e que deem o prêmio pra quem merece.” (ROCHA, 2023). Realizadores inclusive que alguns tiveram filmes seus exibidos na edição do Sinistro Fest em 2022. O júri seria formado por Mozart Freire – realizador cearense de materiais do gabarito dos curtas Janaína Overdrive (Janaína Overdrive, 2016), Pop Ritual (Pop Ritual, 2019) e do longa A Colônia (A Colônia, 2022); Alessandra Krueger – radialista e Diretora de Fotografia e partícipe do coletivo independente Macabro Filmes; Sara Benvenuto – realizadora, professora especialista em audiodescrição para cinema com realização de curtas tais quais Missivas Iguatuenses (Missivas Iguatuenes, 2023), Válvula (Válvula, 2020) e do longa-metragem documentário Ver para ouvir / Ouvir para ver (Ver para ouvir / Ouvir para ver, 2009); William Oliveira – Diretor, roteirista, Diretor de Fotografia e montador de produções como a Websérie O Encontro de Hoje (O Encontro de Hoje, 2019) e o curta-metragem AR (AR, 2020); e Davi Revoredo – Diretor e roteirista de materiais como os curtas Imaterial (Imaterial, 2016), Distorção (Distorção, 2019) e Não nos Deixeis (Não nos Deixeis, 2022). Esta decisão demonstra e intenção do Sinistro ao dar espaço aos realizadores diante do conhecimento empírico dos mesmo em relação ao cinema.
Sobre a relevância de um festival como o Sinistro Fest, Mozart Freire afirma que “é tanto para formar um público, assim como ser uma janela de exibição para os realizadores, né, que gostam de produzir e realizar filmes do gênero terror.” (FREIRE, 2023[2]). Ele continua que
o Sinistro Fest ele vem resgatar isso [exibição dos filmes e contato com o público dos filmes de terror/horror] dos Filmes Malditos da Meia-noite [cine clube, citado mais a frente no texto], claro que o formato é outro, mas eu vejo pelo menos na edição passada [Sinistro Fest 2022], que o público é mais ou menos o mesmo sabe? Assim, amantes do cinema, estudantes de cinema, aquela galera do [Heavy] metal, é esse pessoal que circunda essa paixão pelo gênero do horror, seja na literatura, na música, nos filmes. Então isso é massa. E eu fico me pergunto quantos realizadores podem sair do público desse Sinistro Fest? (FREIRE, 2023).
Pop Ritual (Pop Ritual, 2019), filme curta-metragem de Mozart Freire, exibido no Sinistro Fest 2022. Foto: Divulgação
O Sinistro Fest teve a sagacidade de entender os processos de realização de um festival do gênero e soube mapear os esquemas de público pela cidade tanto que souber fazer “uma parceria aí com a Velório [Virtual], que é uma loja que vende artigos de terror, então eu acho isso muito bonito porque vai se somando. Fizeram também uma parceria com o Covil Rock Bar, quer dizer eles entenderam o circuito da galera que gosta desse tipo de coisa.” (FREIRE, 2023). A importância de entender o processo, passa por sacar quais são as turmas envolvidas nesse tesão pelo cinema de terror/horror/cinema fantástico, e fazer com que estas deliciosas gangues compareçam ao festival de forma a dar cada vez mais vulto ao mesmo.
O Sinistro Fest conta com o apoio da, já citada, Velório Virtual. Loja que vende artefatos voltados ao horror. Desde camisas à Dvds de filmes horroríficos. Projeto de loja concatenado pelo chapa Barba Vorhees, que decidira entrar na jogada com um projeto voltado ao comércio do horror através de itens de colecionador seus (os Dvds, de início), diante do inveterado acumulador que és. Com fabricação própria de camisas de filmes do gênero – com a articulação do webdesigner Xico Ribeiro e do trato de serigrafia do Gerson Damasceno –, a Velório Virtual abraça o gênero com força em participação em diversos eventos pela capital cearense. Inclusive o contato inicial acerca da parceria da Velório Virtual para com o Sinistro Fest fora primeiramente contactado pelo Xico Ribeiro (antigo parceiro da loja), como afirma o criador da Velório Barba Vorhees:
o Xico foi também, é, o responsável, digamos assim, por ter dado esse empurrão aí, e então a partir daí com a apresentação do Xico comigo, e eles [Sinistro Fest], foi que surgiu a parceria do sinistro Fest com a Velório né, até porque tinha tudo a ver uma com a outra né cara? O Sinistro Fest é festival de cinema de terror, a Velório é uma loja de artigos de terror, então foi uma casadinha perfeita né? Igual a um defunto e caixão. (VORHEES, 2023[3])
Barba Vorhees com seu estande da Velório Virtual, no Covil Rock Bar, jé em divulgação para o II Sinistro Fest 2023. Foto: Ted Rafael
Segundo Barba a força do terror crescera de 2010 pra cá – após um período de menor destaque nos anos 90 – que permitira a criação de sua própria loja assim como pela existência do Sinistro Fest com a envergadura que o próprio vem a se apresentar. Barba afirma que Fortaleza-CE também teve sua importância para o gênero, com a concatenação de dois projetos de exibições undergrounds de fitas horroríficas tais quais o projeto “Horror Sombrio” e “Filmes Malditos da Meia noite” – o próprio membro do júri Mozart Freire, afirmara que este material fora de assaz importância para a sua própria formação como cineasta , este último exibido primeiramente em praças e a posteriori em cinemas pornôs como o Cine Majestic, no centro de Fortaleza-CE. Esquemas que funcionavam na base da vontade de divulgação dos diversos gêneros e sub-gêneros dos ofícios do terror-horror, que fomentaram não só a manutenção de uma plateia aficionada, mas também acabara por criar indiretamente autores e realizadores cearenses para a construção de trabalhos a respeito desta seara. São questões diversas que propiciaram a oportunidade (moldada de forma visceral pelos organizadores do Sinistro) da existência do Sinistro Fest. Barba afirma que “o Sinistro Fest é primeiro festival internacional de cinema, voltado para filmes de terror, aqui no Norte e Nordeste viu?"(VORHEES, 2023), “E que é através destes festivais que descobrimos os filmes e temos a chance de conhecer os filmes.” (VORHEES, 2023). “Que por serem independentes não tem essa vitrine, esse apoio [por isso a importância dos festivais]”. (VORHEES, 2023).
A envergadura do Sinistro Fest visa buscar não só a manutenção de público cativo já existentes aos materiais apresentados, mas, sim a criação de novas fronteiras com novos públicos que aumentem a entrada do horror e do cinema fantástico nas cabeças destas figuras. Tudo isto embalsamado tenazmente na formatação de apoio frontal à existência (e crescimento) de produções voltadas aos gêneros no Nordeste. E que o Sinistro aterrorize o máximo possível e dê ao seu público o que ele deseja. Medo, tripas, sangue e muito tesão. Viva o Horror. Viva o Sinistro Fest.
COBERTURA COMPLETA - SINISTRO FEST
DIA 001 - 03/10 - II SINISTRO FEST 2023
DIA 002 - 04/10 - II SINISTRO FEST 2023
DIA 003 - 05/10 - II SINISTRO FEST 2023
DIA 004 - 06/10 - II SINISTRO FEST 2023
DIA 005 - 07/10 - II SINISTRO FEST 2023
SINISTRO FEST 2023 - ENCERRAMENTO
Programação Completa do II Sinistro Fest 2023.
FILMES - COMPETITIVA CEARÁ SINISTRO
Água de Pote (Água de Pote, 2022) [experimental / animação - 19 min – Ceará], de Jeferson Hamaguchi. “Forças sensíveis disparam no sertão nordestino, fazendo da infância um devir.”
Noites em claro (Noites em claro, 2022) [suspense - 20 min – Ceará], de Elvis Alves. “Carlos, um entregador de comida, precisa lidar com o apavorante toque de recolher imposto pela polícia em sua comunidade enquanto tenta lidar com a presença de uma entidade sobrenatural.”
Tormenta (Tormenta, 2023) [horror / suspense - 6 min – Ceará], de Eloi de Oliveira, Joseph Argus, Eduardo Magalhães e Fábio Oliveira. “Klara foge de um som que a persegue.”
Noturno (Noturno, 2022) [suspense - 22 min – Ceará], de Irene Bandeira. “Um amanhecer na vida de Manoel, vigia noturno em uma grande casa abandonada. Ao anoitecer, os mortos começam a vagar sem rumo pela cidade. Manoela guarda ansiosamente a visita de Estela.”
Sistema Isolado (Sistema Isolado, 2023) [sci-fi - 25 min – Ceará], de Bruno Albuquerque. “Tomado por um calor intenso, o mundo tornou-se um lugar desolado e inóspito. Uma jovem sobrevivente luta diariamente para permanecer viva, lidando com temperaturas escaldantes, fome e os sobreviventes restantes.”
Sistema Isolado (Sistema Isolado, 2022), Ceará, curta-metragem, de Bruno Albuquerque. Foto: Ted Rafael
FILMES - COMPETITIVA CURTA NACIONAL
Tiro de misericórdia (Tiro de misericórdia, 2022) [suspense - 17min – Brasil], de Augusto Barros. “A luz do sol ilumina um casal na cama. Ao se levantar, o rapaz demonstra seu constrangimento diante da anfitriã. No decorrer de um dia, a casa perde o ar aconchegante e vira um templo. Ela passa da condição de amante à de sacerdotisa. Ele, por sua vez, transforma seu constrangimento em confissão.”
Aratu (Aratu, 2022) [horror - 8 min – Brasil], de Firmino de Almeida. “Uma mãe solteira, há muito tempo separada de seu filho, reencontra-o enquanto trava uma batalha por seu direito à habitação em uma favela. Enquanto isso, uma figura ancestral do folclore brasileiro emerge no cenário.”
De Onde eu Vim (De Onde eu Vim, 2022) [suspense - 19 min – Brasil], de Eduardo Linzberg. “Um jornalista busca informações sobre um assassinato, mas acaba em uma antiga vila conservadora.”
Colares, Talvez (Colares, Talvez, 2021) [fantasia / drama - 25 min – Brasil], de Sandro Vilanova. “Um objeto luminoso desconhecido é visto caindo na praia da cidade de Colares. Um visitante misterioso começa a vagar. Após ser atacado por uma força invisível, o visitante é recebido por um grupo de pessoas que lhe contará a história do ataque e também da ilha.”
Queime este Corpo (Queime este Corpo, 2023) [sci-fi / drama - 19 min – Brasil], de Denis Cisma e Mauricio Bouzon. “Durante uma violenta guerra civil no Brasil, um casal se muda para uma casa na floresta para começar uma nova vida. Mas a descoberta de um corpo enforcado no local transforma o sonhado refúgio num capítulo ainda mais angustiante de suas vidas.”
Única Saída (Única Saída,2022) [suspense - 11 min – Brasil], de Sérgio Malheiros. “Quando o decreto presidencial 9.845 permitiu a compra de armas de fogo por civis, a população brasileira sentiu que poderia finalmente se proteger contra a violência.”
Tiro de misericórdia (Tiro de misericórdia, 2022), Brasil, curta-metragem, de Augusto Barros. Foto: Divulgação
Cemitério de Flores (Cemitério de Flores, 2022) [drama / suspense - 19 min – Brasil], de Rafael Toledo. “Renata é uma pintora que está disposta a sacrificar tudo para conseguir reconhecimento.”
Peixinha (Peixinha, 2023) [drama / fantasia - 20 min – Brasil], de Lucas Carvalho. “Dandara, ao perceber que vive um relacionamento abusivo com o namorado, foge de casa e se abriga na praia. Lá, sozinha e indefesa, ela adormece e conhece alguém que a ajuda a se libertar do agressor.”
Cabiluda (Cabiluda, 2023) [horror - 16 min – Brasil], de aColleto e Dera Santos. “Noelia sobrevive a um holocausto zumbi barricada em sua casa de campo. Ela suspeita que seja a última pessoa viva, até que um dia vai caçar e encontra um homem.”
Promessa de um Amor Selvagem (Promessa de um Amor Selvagem, 2022) [suspense - 23min – Brasil], de Davi Mello. “Depois de invadir uma festa, um jovem descobre que esta será sua última noite.”
Sombras (Sombras, 2021) [drama / suspense - 24 min – Brasil], de Marcella Arnulf Picirillo. “Joana, uma menina órfã de treze anos que vive e trabalha como babá numa casa na serra, longe da cidade. Fruto do pesado trabalho doméstico, dos abusos dos patrões e do choro insistente do bebé de quem cuida, Joana vive a angústia de não conseguir dormir. Na fase de vigília, ela vive a loucura de ser assombrada pelas próprias memórias.”
Vovó (Vovó, 2023) [drama / suspense - 23 min – Brasil], de Franco Dafon. “Magdalena, Walcyr, Maria Alice e Natanael relatam o último final de semana que passaram com Dona Albertina, a avó, em 2010. Esse reencontro é tomado por um clima criado pela velhinha, que é mencionada o tempo todo por cada um deles, às vezes como lembranças, às vezes como remorso.”
Silêncio dos Homens (Silêncio dos Homens, 2023) [experimental - 3 min – Brasil], de Gabriel Duarte. “Sufocados pelo nosso próprio silêncio, tornamo-nos aqueles que matam.”
Casa de Bonecas (Casa de Bonecas, 2023) [horror / sci-fi / queer- 15 min – Brasil], de George Pedrosa. “Nós, três profetas imateriais de rosa que seduzem com corpos brilhantes e desejos sombrios. Estaremos sempre dentro do coração um do outro. Dia após dia sofremos mutações e ficamos muito mais fortes.”
Silêncio dos Homens (Silêncio dos Homens, 2023), Brasil, curta-metragem, de Franco Dafon. Foto: Divulgação
FILMES - COMPETITIVA CURTA INTERNACIONAL
Carroñas (Carroñas, 2022) [horror - 12min – México], de Andrea Torres. “Clara é uma mulher de 40 anos que descobre uma fera noturna no quarto de sua filha. Ao saber da situação, ela decide realizar uma terrível tragédia em uma única noite.”
Lete (Lete, 2022) [horror / animação - 20 min – Colômbia], de Duban Pinzon. “Depois de uma guerra longa e devastadora, um soldado moribundo volta para casa com a esperança de descobrir o paradeiro de sua filha.”
Los Pies Fríos (Los Pies Fríos, 2022) [suspense - 15 min – Espanha], de Samantha López. “Era uma vez um pai e uma menina que viviam felizes juntos. Poderia ser uma história de conto de fadas, mas não é: a menina vai morrer e seu pai fará de tudo para salvá-la. Incluindo matar outra pessoa.”
En tu Mente (En tu Mente, 2023) [suspense - 15 min – Espanha], de Miguel Bañares. “Anaïs, uma solitária usuária frequente de maconha, cuida de um albergue vazio em troca de manter as instalações. Em uma noite, ela recebe uma ligação perturbadora de um cara que conheceu em um aplicativo de namoro, tornando o prédio de repente mais assustador.”
Quiet (Quiet, 2023) [horror - 15 min – Espanha], de Hector Romance. “Um pai procura desesperadamente pela filha Joe, desaparecida do prédio onde trabalha. Sua perda revelará um passado terrível, que permaneceu silencioso até hoje.”
The Embrace (The Embrace, 2022) [horror / fantasia - 17 min – Hungria], de Gabriel Motta. “Um pai decide levar seu filho para uma expedição de caça de veados, buscando uma oportunidade para se reconectar com o menino. No entanto, sua presença intrusiva desestabiliza o equilíbrio da floresta e evoca o espírito feminino que lá habita.”
No Hay Fantasmas (No Hay Fantasmas, 2022) [suspense - 15 min –Espanha], de Nacho Solana. “Andrea é uma jovem com uma função especial. Quando alguém sente algum fenômeno paranormal em casa, ela é a única que pode esclarecer. Mas em cada visita Andrea sempre insiste: Não existem fantasmas. Esses são os ecos de alguém que já esteve entre nós.”
La Vieja Bruja y el Cuervo (La Vieja Bruja y el Cuervo, 2023) [horror / animação - 6 min – México], de María Lucía Bayardo. “Larisa, uma menina curiosa, entra na casa da velha bruxa, que tem como aliado um corvo, sem imaginar as consequências de sua decisão.”
La Vieja Bruja y el Cuervo (La Vieja Bruja y el Cuervo, 2023), México, curta-metragem, de María Lucía Bayardo. Foto: Divulgação
Heleno (Heleno, 2022) [horror / comédia - 18 min – Espanha], de Mikel Arraiz. “Sergio e Elena são um casal feliz. Uma noite, Elena começa a falar e agir de forma estranha. No dia seguinte, o casal interpreta isso como uma piada. As coisas começam a ficar complicadas quando Heleno aparece na vida deles. Esta entidade usará velhos padrões sexistas e novas ideias liberais para destruir Sergio e seu relacionamento com Elena.”
What Time is it? (What Time is it?, 2023) [animação - 3 min – Alemanha], de Eric Giessmann e Piers Goffart. “Ele viaja dez anos no tempo para conhecer seu eu mais jovem e lhe dar uma mensagem. Uma mensagem de tremenda importância para sua vida futura!”
Pisanka (Pisanka, 2022) [horror - 16 min – Espanha] de Jorge Yúdice. “Erica e Anna não se veem há anos. Elas se encontram em uma cafeteria para conversar. Mas primeiro, Erica tem que avisar Anna de uma coisa... Há algo ameaçador que só Erica pode ver. E esse “algo” está logo atrás de Anna.”
The Old Man in The Rocking Chair (The Old Man in The Rocking Chair, 2022) [horror - 20 min – EUA], de Eric Yoder. “Uma jovem governanta abusiva e um homem idoso em uma cadeira de balanço se envolvem em uma série de misteriosos assassinatos em uma mansão isolada.”
Leonor (Leonor, 2023) [animação - 14 min - Espanha], de Rubén Tadeo. “Um cientista passa seus dias lembrando de sua amada falecida. Ele dedica toda a sua vida à construção de um dispositivo que lhe permitirá prolongar a própria vida para ter tempo de pensar em uma maneira de trazer de volta sua amada.”
La Masía (La Masía, 2023) [horror - 16 min – Espanha], de Víctor Catalá. “Helga passa alguns dias com os avós, que não vê há anos, dois velhos sinistros que vivem numa enorme quinta catalã perdida no meio do nada.”
Etreinte (Etreinte, 2022) [horror - 2 min – França], de Axel Zeltser. “Mélanie passa todos os dias pelo mesmo beco sem perceber o estranho balde de metal ali.”
The Sprayer (The Sprayer, 2022) [animação - 9 min – Irã], de Farnoosh Abedi. “Nas terras ocupadas pelo exército de pulverizadores, ninguém tem o direito de cultivar qualquer tipo de planta, seja em público ou privado. Até que um dia um dos soldados encontra uma semente enterrada no fundo da poeira e a sua curiosidade é apenas o começo de algo extraordinário, algo grande, algo revolucionário.”
Himo (Himo, 2022), Finlândia, curta-metragem, de Azh Boyzz, Teemu Saarinen e Ville Aittokumpu. Foto: Divulgação
El Padrastro (El Padrastro, 2023) [animação - 12 min – Espanha], de José Casas. “Robert é um belo cavalheiro que está prestes a vivenciar o pior dia de sua vida idílica.”
Solo Hay Uma (Solo Hay Uma , 2022) [horror - 16 min – Espanha],de Mik J. López. “Noelia sobrevive a um holocausto zumbi barricada em sua casa de campo. Ela suspeita que seja a última pessoa viva, até que um dia vai caçar e encontra um homem.”
Himo (Himo, 2022) [horror, bodyhorror - 18 min – Finlândia], de Azh Boyzz, Teemu Saarinen e Ville Aittokumpu. “HIMO é uma história carnal sobre a luxúria e a necessidade de satisfazer o apetite. Para manter o controle, você deve ser capaz de ver o seu lado cru.”
Nightcap (Nightcap, 2023) [suspense - 8 min – EUA], de Corey Benson Powers. “Depois de se conhecerem em um aplicativo de namoro, Jeffrey e Kira encerram o primeiro encontro indo até a casa dele para um último drink. Jeffrey afirma que precisa manter seu cachorro agressivo trancado em seu escritório. Mas à medida que a noite avança, Kira começa a se perguntar o que exatamente há do outro lado da porta...”
Ricordati di Sorridere Sempre (Ricordati di Sorridere Sempre, 2022) [suspense- 16 min – Itália], de Simone Arrighi. “Lorenzo é um jovem fotógrafo tímido e reservado que nunca se separa de sua antiga Polaroid. Quando num amanhã, no noticiário, Lorenzo descobre que as mulheres que fotografou desapareceram...”
Unsold (Unsold, 2022) [horror - 17 min – Itália], de Luca Canali. “É noite, num charmoso chalé à beira do lago, o rádio nos lembra que é noite de Halloween. Agatha, uma menina de 12 anos, acorda algemada a um sofá enquanto uma senhora assustadora prepara o jantar para ela.”
Amy & I (Amy & I, 2022) [horror - 17 min – Holanda], de Bastiaan Rook. “Quando Amy e seu namorado jantam no restaurante onde se conheceram, torna-se evidente que existe uma certa tensão no relacionamento deles.”
Shadow of a Doubt (Shadow of a Doubt, 2023) [animação - 2 min – Canadá], de Rin Cogill. “Depois de acordar de um sonho em que seu próprio autorretrato se transformava em tinta vermelha, uma jovem artista decide dar uma olhada em sua pintura na calada da noite chuvosa.”
Venus (Venus, 2023), França, curta-metragem, de Mickaël Dusa e Jolan Nihilo. Foto: Divulgação
The scream (The scream, 2023) [experimental- 3 min – Canadá], de Stephane Turgeon e Le Zoo Cinema. “Uma mulher ansiosa sai para passear em busca de calma na floresta.”
Delirium Tremens (Delirium Tremens, 2022) [horror - 25 min – França], de Mickaël Dusa. “Ela estava deslumbrante em seu vestido vermelho cheio de amor. Não achei que ela pudesse ficar mais vermelha.”
El Semblante (El Semblante, 2023) [horror - 15 min – Espanha], de Raúl Cerezo e Carlos Moriana. “Espanha. Ano de 1692. A Santa Inquisição entra num longo declínio e, em reação, os seus servos são mais implacáveis do que nunca. Um inquisidor passou anos procurando o dispositivo de tortura perfeito que capturasse a face mais pura da dor e assim mostrasse ao mundo as terríveis consequências de servir ao Diabo. A nova invenção de seu engenheiro, "The Semblant", uma terrível cadeira de tortura, parece estar funcionando. Mas Elena, a filha do inventor, tem outros planos...”
The Beast (The Beast, 2023) [folk horror - 23 min – França], de Joris Laquittant. “De férias com a família no campo, um jovem citadino é obrigado a participar de caçadas a javalis nos milharais. Ingênuo e medroso, ele vive com medo constante de uma fera misteriosa que os adultos dizem que viveria no campo.”
Deadline (Deadline, 2023) [animação - 13 min – Israel], de Idan Gilboa. “"Deadline" é um curta-metragem de comédia ácida em stop-motion que explora o complexo equilíbrio de poder entre a burocracia, a morte e a devoção felina dos idosos. No centro da trama, destacamos a história de uma corajosa amizade e solidariedade entre duas senhoras idosas que estão fartas do desrespeito e da indiferença da sociedade.”
Ratón de Biblioteca (Ratón de Biblioteca, 2023) [horror - 13 min - Espanha], de Javier Yañez Sanz. “Irene não aguenta mais. Há um fogo queimando dentro dela. Ela deseja escapar da vida opressora em sua pequena aldeia e das aspirações de sua mãe de transformá-la em uma boa esposa. Mas o garoto fantasma da biblioteca local em que ela trabalha pode ser exatamente o que ela precisa. Alguém para ler as histórias eróticas que ela escreve.”
Signal (Signal, 2022) [horror - 9 min – França / Bélgica], de Jérôme Pierrat. “Após um acidente de carro, uma mulher fica presa em uma cama de hospital. Ao tentar avisar o companheiro, ela suspeita de uma presença na escuridão do quarto.”
Como cada Jueves (Como cada Jueves, 2022) [suspense - 10 min – Espanha], de J.M. Asensio. “Na véspera de Natal de 2020, ela se envolveu em um assalto a um posto de gasolina onde ia todas as quintas-feiras buscar algo muito importante para ela.”
Carroñas (Carroñas, 2022), México, curta-metragem, de Andrea Torres. Foto: Divulgação
Trading Shadows (Trading Shadows, 2023) [horror – 13min – Itália], de Andrea Dalfino. “Um ritual de exorcismo incomum revela um negócio paranormal secreto.”
Venus (Venus, 2023) [horror / experimental - 10 min – França], de Mickaël Dusa e Jolan Nihilo. “Uma mulher aprisionada luta contra seu sofrimento emocional.”
In my House (In my House, 2022) [horror / suspense - 22 min – Rússia], de Stepan Chernetskiy e Ivan Chanov. “Uma mulher de meia-idade mora sozinha em uma casa grande. Ela é obcecada em lavar as mãos e sempre conversa com alguém usando um telefone sem fio antigo.”
Seance (Seance, 2021) [suspense - 16 min – Israel], de Osher Bet Halachmi. “Maor, um excelente soldado a caminho do topo, é convidado pelo velho veterano para uma cerimônia espírita, onde tentarão trazer de volta o espírito do irmão de Maor que morreu como herói.”
S77 (S77, 2022) [fantasia - 20 min – Estônia], de Natalja Matšenene. “A Morte 77 poupa o menino, mas isso a deixa enfurecida com Deus. Agora, ela se vê obrigada a adquirir experiência humana e aprender a ser implacável.”
Germen (Germen, 2023) [animação / experimental - 17 min – Colômbia], de Camilo Lopez Mondragon e Luisa Fonseca Bernal. “Uma criatura composta por partes de restos humanos, animais, vegetais e máquinas rememora os dias em que seu corpo foi submetido a experimentos e transformações em um laboratório, e como seu criador concedeu-lhe uma alma artificial. Entretanto, a criatura anseia por explorar o mundo que a cerca e descobrir sua própria identidade.”
Sabbath (Sabbath, 2022) [horror / drama - 14 min – França], de Alexandra Mignien. “Na Idade das Trevas, todos os aldeões se reúnem perto do penhasco para testemunhar a execução de seis mulheres acusadas de serem bruxas. Entre a misoginia e os argumentos da falsa religião, as vítimas podem finalmente tornarem-se perseguidores.”
The 6 Relics of Helena Mason (The 6 Relics of Helena Mason, 2023) [suspense / horror - 10 min – Espanha], de Joseph Díaz. “Mary terá que reunir alguns objetos antigos da herança de sua família, entregá-los a um comprador misterioso e seu pesadelo acabará para sempre.”
Bond (Bond, 2022) [horror - 15 min – França], de Kam Duv. “A primeira pessoa para quem você liga quando seu namorado se torna um monstro é sempre sua ex-namorada.”
Quiet (Quiet, 2023), Espanha, curta-metragem, de Hector Romance. Foto: Divulgação
FILMES - COMPETITIVA LONGA-METRAGEM
Ciclo (Ciclo, 2023) [sci-fi - 1h 25 min - Brasil], de Ian SBF. “Um filme de ficção científica e suspense que nos apresenta um futuro assustadoramente possível, onde as coisas ficaram ainda mais fora de controle e o que seria apenas uma “quarentena” se tornou o novo e totalmente bizarro normal.”
O Medo é Só o Começo... (O Medo é Só o Começo..., 2023) [documentário - 1h 21 min – Brasil], de Rafael Van Hayden. “O MEDO É SÓ O COMEÇO... é um documentário independente que busca mapear o atual cinema de terror brasileiro, conversando com os cineastas para entender o que há de tão atrativo em produzir alguns dos nossos maiores pesadelos.”
Verão Fantasma (Verão Fantasma, 2022) [horror / musical - 1h 54 min – Brasil], de Matheus Marchetti. “Em algum lugar no litoral brasileiro, dois adolescentes se unem sobre o mistério de uma criança desaparecida. Eles acabam se apaixonando enquanto investigam ocaso, mas seu romance florescente é ameaçado por forças sinistras que espreitam sob aquela idílica paisagem de verão.”
Un Día Cualquiera (Un Día Cualquiera, 2023) [horror / suspense - 1h 30 min – Espanha], de José Texeira. "Um grupo de amigos vai passar um fim de semana em uma casa rural. Um lugar remoto e aparentemente tranquilo, onde nada é o que parece, nem mesmo a amizade.”
Verão Fantasma (Verão Fantasma, 2023), Brasil, longa-metragem, de Matheus Marchetti. Foto: Divulgação
FILMES CONVIDADOS
Cáustico (Cáustico, 2023) [suspense / horror - 22 min – Ceará], de Wesley Gondim. “Em uma fazenda remota, mãe e filha fazem uma descoberta que acreditam ser a cura para a paralisia da matriarca. No entanto, à medida que desvendam o mistério, mergulham em um perturbador thriller de terror psicológico, onde sinistros sacrifícios humanos parecem ser a única saída.”
Wind Princess (Wind Princess, 2023) [fantasia - 15 min – Brasil], de Chris Tex. “Uma homenagem a obra Nausicaa do vale do vento, clássico de Hayao Miyazaki.”
Cáustico (Cáustico, 2023), Ceará, curta-metragem, de Wesley Gondim. Foto: Divulgação.
NOTAS
[1] ROCHA, Thiago. Thiago Rocha: Depoimento [set. 2023]. Entrevistador: Ted Rafael. Ceará, 2023. Arquivos de áudio digitais. Entrevista concedida através do programa Whats app, em decorrência da criação do artigo para o site Cineplayers “II SINISTRO FEST 2023”.
[2] FREIRE, Mozart. Mozart Freire: Depoimento [set. 2023]. Entrevistador: Ted Rafael. Ceará, 2023. Arquivos de áudio digitais. Entrevista concedida através do programa Whats app, em decorrência da criação do artigo para o site Cineplayers “II SINISTRO FEST 2023”.
[3] VORHEES, Barba. Barba Vorhees: Depoimento [set. 2023]. Entrevistador: Ted Rafael. Ceará, 2023. Arquivos de áudio digitais. Entrevista concedida através do programa Whats app, em decorrência da criação do artigo para o site Cineplayers “II SINISTRO FEST 2023”.
Troféu Sinistro Fest 2023. Baseado na lenda Quibungo. Artista: Alex Oliver, cearense. Foto: Divulgação.
COBERTURA COMPLETA - SINISTRO FEST
DIA 001 - 03/10 - II SINISTRO FEST 2023
DIA 002 - 04/10 - II SINISTRO FEST 2023
DIA 003 - 05/10 - II SINISTRO FEST 2023
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DIA 005 - 07/10 - II SINISTRO FEST 2023
SINISTRO FEST 2023 - ENCERRAMENTO
Show!!! Aqui no meu Nordeste!!
É sim meu patrão. Estou fazendo a cobertura completa do material. SINISTRO FEST é foda.