III SINISTRO FEST – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÕES
O FINDAR PRESENCIAL DO III SINISTRO FEST 2024 - 13/10/2024
III SINISTRO FEST 2024 (Foto: Ted Rafael)
O III SINISTRO FEST findara suas atividades presenciais filmográficas metendo as premiações às melhores fitas do evento. E estas escolhas compostas por um selecionado júri:
O Juri compost[o] para as citadas premiações é formado por algumas figuras conhecedoras do gênero e partícipes do terror/horror/fantásticos. Seriam os próprios: Roseane Braga, “professora e servidora pública em Fortaleza, aficionada por literatura e filmes de terror, pesquisadora de literatura fantástica de horror, e uma das associadas do cine clube Horror Sombrio”; Jardel Gonçalves, “fotógrafo e videomaker, professor de fotografia e audiovisual, apaixonado por filmes de horror, é pesquisador sobre o tema e já produziu curtas-metragens do gênero”; Ted Rafael, pesquisador e professor de história por formação, documentarista, fotógrafo e crítico de cinema com foco em especificidade no cinema de terror/horror underground; Carlus Campos, “artista visual que utiliza várias linguagens em suas experimentações, trabalha com desenho, pintura, aquarela gravura e fotografia, ilustrador do Jornal O Povo onde começou a trabalha em 1987”; Ana Luiza Rios, “atriz, pesquisadora, preparadora de elenco, escritora e roteirista, já participou de mais de 30 produções teatrais e audiovisuais, entre curtas-metragens, longas-metragens e séries”[1].
Dentro de uma perspectiva diversa o III SINISTRO FEST ganha vulto. Já que a gama de filmes exibidos visa atingir uma variedade dramaticamente aberta de subgêneros. O que abre para materiais tanto experimentais, tradicionais e/ou/com abusos. Eu já havia entrado neste debate durante a cobertura completa que concatenei por sobre o Festival, links se encontram abaixo. Cheguem Junto.
COBERTURA III SINISTRO FEST
APRESENTAÇÃO - III SINISTRO FEST 2024
DIA 001 - 09/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 002 - 10/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 003 - 11/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 004 - 12/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 005 - 13/10 - III SINISTRO FEST 2024
CEARÁ SINISTRO - III SINISTRO FEST 2024
ENCERRAMENTO - III SINISTRO FEST 2024
III SINISTRO FEST 2024 (Foto: Ted Rafael)
Isto exposto, o festival exibira um total de 79 filmes, entre 4 longas-metragens nacionais, 4 longas-metragens internacionais, 7 curtas-metragens cearenses, 30 curtas-metragens internacionais e 34 curtas-metragens nacionais. E desses 79, apenas 5 filmes apresentaram algum tipo de problema como dessincronia de legendas ou um filme com problemas no próprio arquivo. É um número pequeno diante de uma gama tão vasta de filmes e com uma equipe diminuta para desenvolver todos os processos. Além da questão categórica de um comício em pleno período de campanha política com a presença do presidente brasileiro Lula. Um evento ocorrido na Praça do Ferreira. Praça que fica exatamente de frente à sede do festival, o Cineteatro Luiz Severiano Ribeiro. E com este evento houvera uma troca de horários dos filmes de forma a acomodá-los melhor por conta deste evento. São problemas a serem contemplados quando se lida com turbulências diárias. Nesse ínterim o evento transcorrera sem maiores problemas e no que tange à escolha da constelação fílmica, e a forma como a mesma fora repartida, tenho poucas resistências ao método. A não pela exibição dos filmes cearenses na Sala Seu Vavá, algo que até contemplo no curto texto de cobertura que fiz sobre os filmes cearenses da mostra. Dito isto, a primazia dos filmes este ano exibidos possui algumas sincronias com as mostras anteriores, porém a segunda mostra (II SINISTRO FEST 2023) segue sendo a que possuíra a melhor gama de filmes escrotos e invocados, e esta continua seguindo uma linha coerente com sua proposição diversa. E o festival aqui está esticando seu escopo, com aumento dos números de filmes, assim como oferecimento de oficina e palestras, além de uma cerimônia de abertura caprichada com a participação da Orquestra Sinfônica da UECE (Universidade Estadual do Ceará) – OSUECE. E assim foi o festival que sobrevivera bem a sua terceira edição passando por dificuldades e criaturas invocadas a perambular os espaços. Segue filme. Pulsante. Visceral. E tome terror/horror/cinema fantástico. E sem inventar mais conversas vamos aos premiados.
TROFÉU QUIBUNGO
III SINISTRO FEST 2024 (Foto: Ted Rafael)
CURTA-METRAGEM INTERNACIONAL
TROFÉU QUIBUNGO
Hypnosis? (Hypnosis?, 2023). De Sergio Skidanov. 10/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Propomos um experimento para um chat de Inteligência Artificial: responder a todas as perguntas tentando gerar terror.”
Hypnosis? (Divulgação)
MENÇÃO HONROSA
Apotemnofilia (Apotemnofilia, 2023). [Espanha 10min]. De Jano Pita. 13/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “É noite de estreia, o teatro está lotado, mas Clara, a atriz principal, se recusa a sair do camarim. Algo dentro dela a impede de sair, algo que ela terá que enfrentar.”
Apotemnofilia (Divulgação)
MENÇÃO HONROSA
Nocturna (Nocturna, 2024). [México 15min]. De Pablo Olmos Arrayales. 11/10. Sessão 19h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Após um longo dia de trabalho, Max presencia uma situação perigosa quando uma mulher embriagada entra no vagão de metrô, atraindo a atenção de um passageiro com más intenções.”
Nocturna (Divulgação)
CURTA-METRAGEM NACIONAL
TROFÉU QUIBUNGO
Mãe (Mãe, 2023). [Brasil 22min]. De Natália Tavares. 10/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Homens estão desaparecendo de uma vila no sertão nordestino. Luís, que vive apenas com sua mãe, suspeita que ela possa estar envolvida nesses desaparecimentos. O limite com o sobrenatural é explorado neste curta-metragem, onde o abandono leva os personagens a tomar decisões irreversíveis.”
Mãe (Divulgação)
MENÇÃO HONROSA
Visagens E Visões (Visagens e Visões, 2024). [Brasil 19 min]. De Rod Rodrigues. 12/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Durante uma viagem nas primeiras horas da manhã, um taxista conta a uma passageira histórias estranhas que ocorreram em diferentes bairros e décadas de Belém, mudando as perspectivas e reflexões da jovem sobre a cidade.”
Visagens E Visões (Divulgação)
LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL
TROFÉU QUIBUNGO
Párvulos (Párvulos, 2024). [México 1h59min]. De Isaac Ezban. 12/10. Sessão 19h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Párvulos é uma história distópica de amadurecimento e terror ambientada em um futuro próximo após uma calamidade viral. Três jovens irmãos vivem sozinhos em uma cabana isolada, guardando um segredo aterrorizante no porão. Quando seu mundo fechado é invadido por forças monstruosas além de seu controle, eles precisam lutar para proteger uns aos outros e tentar salvar sua família em um mundo desconhecido.”
Párvulos (Divulgação)
LONGA-METRAGEM NACIONAL
TROFÉU QUIBUNGO
Atmosfera (Atmosfera, 2023). [Brasil 1h30min]. De Paulo Caldas. 12/10. Sessão 16h30. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Edmundo é caseiro de um sítio em São Paulo e vive isolado no meio da natureza. A presença da sua mãe assombra-o com poesias e memórias do sertão onde nasceu. A linha tênue entre a lembrança e o delírio leva Edmundo a um mergulho no fantástico. O caseiro poeta se depara com a morte e busca dar significado à vida.”
Atmosfera (Divulgação)
MENÇÃO HONROSA
O Código Cicada (O Código Cicada, 2024). [Brasil 1h30min]. De Bruno Albuquerque. 13/10. Sessão 16h30. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Em um Brasil sob um novo regime ditatorial, Íris, uma jovem hacker cujo pai foi preso como dissidente político, encontra um desafio online de uma organização secreta chamada ‘Cicada’. Essa descoberta a lança em uma jornada que pode não apenas mudar o destino do país, mas também revelar o verdadeiro destino de seu pai.”
O Código Cicada (Divulgação)
MENÇÃO HONROSA
Amado Pai (Amado Pai, 2024). [Brasil 1h32min]. De Leo Miguel. 12/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Voltando ao interior, Samuel confronta os fantasmas de sua infância traumática, quando sua mãe morreu queimada e seu pai o abandonou para viver com outra mulher. O ódio que ele sente pelo pai não pode ser expresso, pois o velho não tem saúde física ou mental para compreender o que está acontecendo.”
Amado Pai (Divulgação)
CEARÁ SINISTRO
TROFÉU QUIBUNGO
Quando Meus Lábios Sagrados Disseram Palavras Secretas (Quando Meus Lábios Sagrados Disseram Palavras Secretas, 2024). [Brasil 19 min]. De Ariza Torquato, Briar, Kaye Djamillá. 11/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Após a morte de sua mãe, Maya entra em depressão. Na tentativa de se recuperar, ela decide passar um tempo na casa de sua avó Antonia, uma fervorosa católica. Ao chegar, é cercada pelos costumes e símbolos da religião de sua avó.”
Quando Meus Lábios Sagrados Disseram Palavras Secretas (Divulgação)
MENÇÃO HONROSA
Ártemis (Ártemis, 2024). [Brasil 18 min]. De Victor Emanuel Borges, Maria Tamires. 11/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Receosos pela opressão crescente diante do cenário da ditadura militar, Marlene e Hélio se agarram à esperança de encontrar um abrigo em uma residência abandonada, no interior do estado do Ceará.”
Ártemis (Divulgação)
IMAGENS DA CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÕES.
Registros por Ted Rafael
NOTAS
[1] RAFAEL, Ted. III SINISTRO FEST 2023 – III FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO DO CEARÁ. Artigo. Site Cineplayers.com. 2024. Disponível em: https://www.cineplayers.com/artigos/festivais/iii-sinistro-fest-2024 Acesso em 23 out. 2024.
COBERTURA III SINISTRO FEST
APRESENTAÇÃO - III SINISTRO FEST 2024
DIA 001 - 09/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 002 - 10/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 003 - 11/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 004 - 12/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 005 - 13/10 - III SINISTRO FEST 2024
CEARÁ SINISTRO - III SINISTRO FEST 2024
ENCERRAMENTO - III SINISTRO FEST 2024
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário