Saltar para o conteúdo

Artigos

Conheça 7 obras que influenciaram Star Wars!

Talvez a maior franquia do cinema, com poucos concorrentes - o Universo Cinematográfico Marvel, Harry Potter, James Bond - Star Wars eternizou para o grande público uma série de elementos que passavam longe de ser inéditos, mas ainda pertenciam a culturas de nicho. Cinéfilo de carteirinha e grande fã de livros, quadrinhos e séries pulp, seu criador George Lucas fez da história da família Skywalker uma grande colagem de referências do século XX. Confira abaixo as principais.


Flash Gordon

Mais de uma vez, George Lucas disse que uma das origens de Star Wars foi que sua ideia original era de fazer sua versão do personagem Flash Gordon. Criado para os quadrinhos para rivalizar com Buck Rogers, Alex Raymond criou Gordon após sua editora King Features Syndicate não conseguir comprar os direitos para adaptar o personagem literário John Carter de Edgar Rice Burroughs, este talvez o personagem pioneiro do gênero batizado de “space opera”. Acompanhado do Doutor Hans Zakrov e sua independente companheira Dale Arden, Flash Gordon naufraga no Planeta Mongo e tem de combater o império de Ming, o Impiedoso. Posteriormente adaptado para o cinema na forma de pequenos filmes seriais, Flash Gordon tinha espaçonaves, pistolas laser, figurino colorido, cidades no céu e até mesmo o icônico lettering ascendente que Star Wars eternizaria.


A Fortaleza Escondida

Dois cômicos camponeses fogem da destruição de sua vila e passam a acompanhar um espadachim que escolta uma princesa através dos domínios de senhores feudais, para que a mesma possa restaurar seu império. Exatamente a mesma sinopse de Episódio IV - Uma Nova Esperança, de onde Lucas também tirou a técnica de apresentar a história através do ponto de vista de personagens periféricos e que em muitas narrativas seriam pouco importantes - no caso, os dróides R2-D2 e C-3PO. As ideias que Lucas pegou emprestado foram as ideias que Kurosawava havia pego dos faroestes e noir americanos e que já haviam dado retroativamente origem a alguns faroestes - como Por Um Punhado de Dólares (baseado em Yojimbo, por sua vez baseado em Red Harvest de Dashiell Hammett) e Sete Homens e Um Destino (baseado em Os Sete Samurais). Os jedi como espadachins disciplinados são uma grande referência aos samurais, inclusive no nome (vem de “jidai geki”, filmes de época sobre samurais).


O Senhor dos Anéis

Quando a obra de Tolkien foi publicada pela primeira vez em 1954, George Lucas tinha 10 anos, então é legítimo supor que houve contato entre eles em algum momento entre a adolescência e o começo da vida adulta - cerca da primeira metade dos anos 60. Com os primeiros rascunhos de Star Wars datando de 1973-74, dá para ver o que o influenciou na ideia de mostrar de maneira fantástica a eterna luta do bem contra o mal. A obra de Tolkien, inspirada na Bíblia e no poema épico A Canção dos Nibelungos, traz vários elementos que Lucas aproveitaria: Darth Vader evoca os Espectros do Anel, na representação de um homem corrompido por forças malignas; a personificação do mestre que Obi-Wan é para Luke encarna a responsabilidade que Gandalf tem sobre Frodo; a figura de Saruman, uma alta autoridade corrompida que aspira unificar o mundo através de suas tendências autoritárias, encontra ecos no Imperador Palpatine. A leveza, o humor e a diversidade de um lado contra a uniformidade e disposição para expansão predatória são grandes forças motrizes por trás das duas histórias.


Duna 

Se O Senhor dos Anéis deu a George Lucas seu conflito central e a ideia de fábula, Duna foi o filtro que serviu para Lucas construir sua história no futuro - não como ficção científica, mas como fantasia espacial. A alta tecnologia viria a ser fundida então com famílias nobres, forças sobrenaturais e um aspecto de religiosidade e fé. Essa é outra influência reconhecida - além de inúmeras Casas nobres e expressões características, os primeiros rascunhos de Star Wars mostravam a Princesa Leia escondendo não a planta da Estrela da Morte, mas um carregamento de “Tempero”, substância crucial para a supremacia no universo de Duna. Fora isso, a história do herdeiro Paul Atreides no árido planeta Arrakis, seu aprendizado nas técnicas de espada, a revelação do vilão Baron Harkonnen como avô do protagonista, técnicas de controle mental, vermes gigantes de areia, os nomes exóticos (Atreides, Arrakis, Pardot-Kaynes, Bene Genesserit...), parece quase uma fôrma pronta para Lucas dar seu próprio olhar.


2001: Uma Odisseia no Espaço 

Outros fatores podem ser apontados aqui como determinantes na criação de Star Wars. Tratando-se de obras individuais, muitos filmes podem ser apontados na criação de momentos marcantes de Star Wars, sendo George Lucas da geração de cineastas-cinéfilos que criavam obras abertamente referenciais. Podemos ver muito na construção de um espaço sideral verossímil através da construção de cenários e miniaturas de 2001: Uma Odisseia no Espaço, de onde também veio a ideia de misturar a opulência do espaço com música de ares épicos - Strauss no filme de Kubrick, John Williams na trilogia. 


O Mágico de Oz

Muito do carisma visual, quase infantil mesmo, de muitos elementos de Star Wars - robôs cômicos, criaturas peludas e adoráveis, cenários estranhos e carismáticos - parecem vir da concepção visual e sonora de fábulas cinematográficas como O Mágico de Oz - ao morrer, os Jedi evaporam como as bruxas; C-3PO é muito similar às peculiares esculturas humanas de estanho, muito na moda na virada do século XX e sua cultura de variedades, nos quais Frank L. Baum se baseou para criar o Homem de Lata, com sua peculiar e pouco articulada maneira de andar, cheia de sons mecânicos especialmente produzidos, marcas registradas de C-3PO; e até mesmo momentos como guardiões exóticos de portas (no castelo de Jabba) e o disfarce como soldados rasos adversários (na Estrela da Morte) parecem trazer ecos do filme de 1939, que marcou época ao apostar nas cores do Technicolor, nos cenários grandiosos e inventivos e na diversificação de personagens para criar um mundo paralelo, diferente e inesquecível. 


Jornada nas Estrelas

Além de Flash Gordon, a série de televisão e cinema Star Trek pode ser considerada em grande parte responsável por chamar a atenção do grande público para a ficção científica e seus elementos: tropas militares que vestem cores características e chamativas, os sons de armas do futuro e de naves que singram o espaço, as sequências de botões coloridos, a movimentação de portas retráteis... Além de tudo isso, a série original de William Shatner e Leonard Nimroy criada por Gene Roddenberry marcou também em elementos como a Federação Unida dos Planetas, que parece encontrar ecos na República, ambas em oposição constante a regimes totalitários. A própria abordagem de choque de filosofias, problemas políticos e contrastes nascidos do multiculturalismo na série foi reconhecida como influência por Lucas que afirmou a influência de Jornada nas Estrelas na hora de escrever o roteiro de Uma Nova Esperança. Shatner afirmou que acreditava que a obra de Lucas fosse um derivativo, mas reconheceu também que a trilogia original que resgatou o interesse pela antiga série de TV e estimulou a Paramount a produzir filmes da saga - gerando uma rivalidade saudável e um peculiar caso de “retroalimentação” entre as duas franquias.

Esse artigo foi baseado nas seguintes páginas e artigos em inglês:

http://www.moongadget.com/origins/index.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_Star_Trek_and_Star_Wars

Comentários (2)

Ted Rafael Araujo Nogueira | sexta-feira, 22 de Dezembro de 2017 - 15:20

Há também a questão abordada no documentário "Duna de Jodorowsky", onde um um grande roteiro, seguido de um pensamento visual Space Opera transposto imageticamente no roteiro, rodou pelos estúdios americanos nos anos 70. Este roteiro ficou por lá e pode ter chegado nas mãos do George. No próprio documentário são explicitadas as referência que poder-se-iam ser usadas no universo Star Wars.

Luís F. Beloto Cabral | sexta-feira, 22 de Dezembro de 2017 - 18:45

Se não me engano Ted, era um projeto do Jodorowsky que nunca foi executado por ser ambicioso demais.

Faça login para comentar.