Filmes (1228)
Listas
Lupas
-
Zulmira é prisioneira de sua própria moral, representada pela quase etérea Glorinha. A transgressão da protagonista corrói sua sanidade e faz com que fique paranoica. Ela culpa quem testemunhou seu deslize pela doença que a aflige, pois não consegue conviver com as escolhas que fez. A sugestão da cartomante faz com que Zulmira se acorrente a uma sentença de morte e o único vislumbre de liberdade é um enterro invejável. A obra retrata a repressão dos desejos em uma sociedade castrada pela moral.
Carlos Henrique Bianchi Florindo | Em 19 de Junho de 2024. -
Os demônios de Carol são perturbadores e, além dos que ocupam suas ilusões, há aqueles que vivem, dos quais ela não pode se esconder: os homens. É possível que algum tipo de abuso prévio rememorado tenha despertado o descolamento da realidade, fazendo com que o esmorecimento habitual da protagonista desse lugar a um impulso nocivo. Os olhos desajustados de Carol abrem e fecham a obra. Sempre houve loucura por trás de seu olhar ou o mundo a adoecera? A origem da repulsa talvez seja a resposta.
Carlos Henrique Bianchi Florindo | Em 03 de Fevereiro de 2024. -
Irene usa o ódio que sente de si como força motriz para sua caridade. O sofrimento desperta ágape na protagonista, que adota o mundo para compensar a falta do filho. A Itália do pós-guerra, doente e em reconstrução, via benevolência como manifestação de loucura ou de determinada ideologia política. Já não era permitido olhar para o lado, acolher um enfermo ou levar ajuda. Irene viu que não era só seu filho que estava morto, o mundo seguira o mesmo caminho. É uma desoladora obra de Rossellini.
Carlos Henrique Bianchi Florindo | Em 10 de Janeiro de 2024. -
Oharu personifica o sofrimento de gênero em um contexto extremamente opressor. O arco da protagonista se fecha sem redenção, com um progressivo caminhar em direção à margem de seu mundo. A ela, não foi permitido amar, ter conforto, ser confiável ou cultivar esperança. A dor de Oharu só é vista pelo espectador, pois seus gritos são abafados por quem a cerca. Mizoguchi tenta mostrar o que uma sociedade feita por homens faz às mulheres. É desalentador.
Carlos Henrique Bianchi Florindo | Em 18 de Dezembro de 2023.