Filmes (1955)
Séries (90)
Listas
Lupas
-
Ótima mistura de drama social e thriller investigativo em que este segundo vai se sobrepondo ao primeiro, chegando a desencadear uma resolução dinâmica e mirabolante. A direção realiza um belo trabalho em sua atmosfera árida e seca que arquiteta perfeitamente o ambiente provinciano do interior sulista dos EUA. Destaque também para as relações asfixiantes de Poitier com os policiais brancos, principalmente o gordo de óculos.
César Barzine | Em 07 de Outubro de 2022. -
Um Samuel Fuller em CinemaScope e numa terra japonesa, isso sem cair na caricatura do estrangeirismo e sem abandonar a trama típica de um thriller americano.
César Barzine | Em 22 de Julho de 2022. -
Há grandes problemas no desenvolvimento da narrativa, sabotada por saltos de continuidade, provavelmente devido à montagem. Já o roteiro é amplo em seu corpo social ao retratar o cenário tendencioso à revolução: há a autoridade distante das massas, o político prudente e conciliador que é traído, as massas revoltadas, o grande líder revolucionário, a classe média elitista e o poder militar tirânico. Nem parece uma obra do anticomunista Kazan.
César Barzine | Em 22 de Julho de 2022. -
Dividido em duas metades, ambas potentes. A primeira traz toda a energia de seu imenso sucesso, onde somos cativados pela persona do artista. A segunda, reveladora e obscura, faz algo que geralmente só a ficção faz: submeter o público a uma trama cheia de intrigas e dualidades, apresentando as diversas facetas de um mesmo fato de modo imersivo e trágico. Apesar de esteticamente despretensioso, não deixa de ser uma obra carregada de sensibilidade e que fere o coração.
César Barzine | Em 12 de Setembro de 2021.