Um ótimo filme alemão onde inteligência e diversão caminham juntos.

Indicado da Alemanha ao Oscar de melhor filme estrangeiro para 2003, Adeus, Lênin! é um filme absolutamente inteligente, divertido, sensível e bem realizado. Isso sim é um bom cinema comercial e, merecidamente, foi a maior bilheteria do ano em seu país. O diretor Wolfgang Becker acerta em cheio ao misturar situações engraçadas com sutil comentário político e grandes momentos humanos. O filme tem de tudo para todos os gostos.

Acompanhamos a vida do jovem Alexander, da sua infância na antiga Alemanha Oriental, onde conhecemos sua família e o drama que passam quando o pai os abandona, até após a queda do muro, quando sua mãe acorda de um coma decorrente de um ataque cardíaco.

Durante esse tempo, ela perdeu todas as mudanças que ocorreram com o fim do regime comunista. O problema é que seu médico recomendou a Alex e sua irmã que evitassem submetê-la a emoções fortes, pois ela ainda estava muito debilitada e poderia não resistir. Assim instala-se o pânico na família, pois Christiane (a mãe, vivida na tela pela excelente Kathrin Sass) era uma devotada defensora do estado socialista e de seu estilo de vida.

O que eu contei é apenas a premissa, não vou estragar o que vai acontecer, mas apesar de parecer um drama pesado, o filme é engraçado e flui facilmente, e também transmite uma energia parecida com a do simpático Amélie Poulain.

Como os dois filmes possuem uma narrativa semelhante, a comparação é inevitável. Porém, onde Amélie é mais sentimental e até lúdico, Lênin é um pouco mais complexo e possui inúmeras referências (de Kubrick a Fellini). Para aqueles mais familiarizados com a situação da Alemanha, possui bastante detalhes de uma época que não volta mais, tornando o filme muito mais interessante.

Para quem não tem muita noção de história, o filme também vale a pena, pois o que move a trama é o relacionamento de personagens muito bem construídos e interpretados, o amor de um filho por sua mãe, qualquer platéia no mundo poderá se identificar.

Esse é, sem dúvida, um dos melhores filmes que vi em 2003 e recomendo a todos que o assistam assim que estiver disponível. Não acho que vá ser uma obra-prima nos anos que se seguem, mas sem dúvida é um entretenimento de qualidade e cinema de primeira acima de tudo.

Rodrigo Jambeiro Pinto | segunda-feira, 24 de Outubro de 2011 - 16:50

Grande filme! Tão ácido e eficiente em retratar e criticar uma época tão sombria e cheia de problemas(guerra fria) e ao mesmo tempo tão divertido e muitas vezes até hilário em seu tom drama/comédia.Vale a pena conferir!