Um filme infantil que acompanha o estilo de Harry Potter, mas nem por isso não consegue sobreviver por si mesmo.

Lemony Snicket, pseudônimo do escritor americano Daniel Handler, narra a história dos três jovens Baudelaire: Violet, Klaus e a pequena Sunny. As crianças são pegas de surpresa pela notícia de que sua casa foi destruída por um incêndio, matando seus pais. Tal fato muda radicalmente suas vidas. Órfãos e sem casa, os garotos deverão ficar sob a tutela do parente Conde Olaf, sujeito incrivelmente estranho e perverso que, apenas, quer se apoderar da herança das crianças.

Baseado em uma franquia de livros infantis homônima, o filme adapta, das onze obras já lançadas, três: "Mau Começo", "A Sala dos Répteis" e "O Lago das Sanguessugas". Pela duração de aproximadamente uma hora e quarenta minutos,  fica claro que os livros foram bastante reduzidos, diferente do que acontece com os filmes da série Harry Potter. A comparação entre os dois é válida, afinal Desventuras em Série atende ao mesmo público alvo de J.K. Rowling.

Apesar de arrecadar muito menos nos cinemas que os filmes do menino bruxo, a história dos órfãos Baudelaire é um bom longa metragem, no aspecto técnico. O visual grandioso e gótico dos cenários lembra muito o estilo de Tim Burton, por dar um ar sombrio à produção. O figurino e a maquiagem também merecem destaque, ajudando a recriar o clima surreal e fantástico presente nos livros. Tudo isso, somado à direção de Brad Silberling, faz com que a transposição do papel para a película se torne bem sucedida.

O filme conta com várias participações especiais de famosos. Meryl Streep é Tia Josephine, viúva neurótica que tenta salvar os garotos da constante ameaça de Conde Olaf. Jude Law é quem conta a história, fazendo o papel do escritor Lemony Snicket. No fim do filme, Dustin Hoffman faz uma das menores participações de sua carrreira, como um crítico de teatro que tem apenas duas falas.

As interpretações infantis estão boas, com destaque para o bebê Sunny, vivida pelas gêmeas Kara e Shelby Hoffman. Mesmo não falando, a personagem consegue arrancar algumas risadas do público. O comediante Jim Carrey, escolhido para o papel de vilão, estaria irreconhecível caso não ficasse o tempo todo fazendo caretas e se contorcendo do jeito que apenas ele sabe fazer.  Isso é extremamente irritante e contribui para repudiar ainda mais a personagem, que espalha maldades durante o filme.

Já disponível nas locadoras, o DVD do filme vem com poucos extras, como cenas deletadas, comentários do diretor e clipes dos bastidores da gravação. Só deveria comprá-lo quem é realmente fã do filme, senão a locação já é o suficiente. De resto e em resumo, Desventuras em Série é um filme bem feito, com ótimas fotografia, trilha sonora e atuações. Mesmo destinado ao público infantil, os adultos provavelmente irão gostar de assistir ao filme com seus filhos.