Denzel Washington fatura a estatueta de Melhor Ator por sua interpretação do policial corrupto.

Gostei muito desse filme. Bem, a história é básica, porém cheia de idas e vindas, tudo isso em apenas um dia de trabalho, o que transforma o filme em um thriller intenso. Ele conta a história do policial Hoyt, que quer entrar para o departamento de narcóticos da LAPD (polícia de Los Angeles) e tem que passar por um "dia de treinamento", avaliação nas mãos de um "famoso" policial do departamento de narcóticos, personagem interpretado por Denzel Washington.

A atuação de Denzel Washignton é exímia, excelente! O cara a cada papel que escolhe desenvolve melhor seu potencial. Nesse filme ele consegue fazer ainda mais bonito do que em Hurricane. Sua indicação a Melhor ator do Oscar 2002 é mais do que justificável, e apesar de ter concorrido com outros grandes nomes, Denzel acabou levando a estatueta. As características de seu personagem e o rumo que ele  tomará durante o filme são um tanto quanto previsíveis, mas Denzel consegue controlar isso muito bem e da aquele ar de ambigüidade ao seu personagem (horas a platéia apóia suas ações e horas depois queremos que ele lá vá para o inferno). Ele alterna muito bem sua ambição em combater o crime com seu lado sujo e jeito de criminoso.

Para Ethan Hawk as coisas são bem mais fáceis, uma vez que seu personagem não tem muitos traços marcantes, além da grande vontade de ser um policial do departamento de narcóticos e fazer justiça como as leis mandam (da forma mais limpa possível). Mas Ethan consegue dar equilíbrio ao seu personagem e o controla até nas partes mais difíceis do filme (no final) onde as coisas começam a pesar pro lado dele. Uma atuação digna de uma indicação ao Oscar (embora muitos críticos discordem disso).

Agora, só uma observação: em relação à categoria em que o Ethan Hawk foi indicado ao Oscar de 2002, Melhor Ator Coadjuvante. Contudo, analisando bem o filme, houve um erro quanto a isso. Em momento algum o personagem de Ethan passa a figurar como um mero coadjuvante no filme. Muito pelo contrário, sua participação na trama e em tempo na tela é tão grande quanto a de Denzel Washigton. Não sei, achei a atuação de Denzel melhor, entretanto, Hoyt (Ethan Hawk) não é nenhum "coadjuvante" nesse filme.

Trilha Sonora, figurino e Maquiagem foram coisas que com certeza não deram problemas a produção. Muito Rap, muita música boa, "negões pra todo lado" (sem preconceitos), e muita droga.

Não achei o filme assim tão pra lá de violento para obter um censura 18 anos, mas com certeza as cenas, unidas com os palavrões que lá constam, certamente pesaram na hora de se avaliar o filme. Gostei Muito e recomendo a todos.

Enredo, História & Roteiro - Uma história boa, porém previsível...
Direção - Boa. Sem exageros.
Elenco & Atuações - Sem Comentários, o melhor do filme.
Som, Trilha & Edição de Som - Elementos simples e bem trabalhados.
Maquiagem & Fotografia - Retrataram bem os bairros e a cultura black dos EUA. Brooklin ficou muito bem carecterizado.
Direção de Arte & Figurino - Cultura Black da classe média-baixa dos EUA, tudo isso misturado com muita droga e álcool. Nada muito difícil de ser representado.

Raphael da Silveira Leite Miguel | sábado, 03 de Setembro de 2011 - 16:50

Ví hoje novamente o filme e como sempre continua sendo fantástico, não acho a história tão prevísivel, mas no restante a crítica é boa!

Cristian Oliveira Bruno | segunda-feira, 25 de Novembro de 2013 - 15:48

Tanto o filme quanto a atuação de Denzel Washington são dignos de aplausos. Mas pergunto: Denzel Washington realmente mereceu a estatueta ou foi pora politicagem?
Lembrando que temos, no mesmo ano, as atuações de Russell Crowe e Sean Penn, por, respectivamente, Uma Mente Brilhante e Uma Lição de Amor. Pra mim, Crowe, disparado, merecia a estatueta com uma das melhores interprtações da década.

Renato Coelho | sábado, 15 de Fevereiro de 2014 - 17:09

Esse filme é o melhor. Só fico me questionando o seguinte: Hawke não poderia ser tão ingênuo e acreditar num policial muito mais experiente do que ele.

Leonardo de Carvalho | domingo, 10 de Maio de 2015 - 22:57

tenho a mesma opinião em relação ao Hawke ser coadjuvante... a atuação excelente dele e do Denzel realmente.