Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

Nada mudou.

7,5

No limite entre o documental e a ficção, Um Episódio Na Vida de Um Catador de Ferro-Velho (Epizoda u zivotu beraca zeljeza, 2013) pulveriza a esperança do que é chamado de pós-moderno ao acompanhar a via crucis de Nazif, homem que renuncia suas vontades e necessidades para atender uma emergência médica da mulher e contornar as exigências das filhas.

Um Episódio Na Vida de Um Catador de Ferro-Velho, em primeiro lugar, coloca a questão da representatividade da rotina no cinema de Danis Tanovic, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro por Terra de Ninguém em 2002. Vemos sua funcionalidade em um filme sem eixos e tão áspero quanto à realidade. Tanovic logo constata que a tendência de vivermos em comunidades e afastarmos nosso olhar do próximo ainda é atual.

Esta é a proposta de Tanovic para trazer o efeito poético no sofrimento, este que-poderia ser retratado em qualquer lugar do mundo. O filme projeta o mal estar e faz questão de se esvaziar na trivialidade para refletir o vazio de um local abandonado pelas autoridades.

O encaminhamento retórico que o filme possui traz, principalmente, as questões sociais e o cunho histórico de um país assolado por eventos trágicos como a Bosnia-Herzegovina. Esta é a raiz da história. Portanto, é comum que Um Episódio Na Vida de Um Catador de Ferro-Velho se assimile aos trabalhos de diretores como Alexey Balabanov, Elem Klimov e as recentes visitas de Sergei Lonitza à ficção, por equivaler o pessimismo na composição dos planos. Neles notamos que toda atenção dada à rotina sinaliza que até no menor dos atos, Tanovic guarda simbolismos  históricos pertinentes.

Comentários (5)

Raphael da Silveira Leite Miguel | terça-feira, 15 de Abril de 2014 - 19:52

Pow, nada a ver o comentário do Carlos, a crítica, apesar de pequena, está muito boa!

Não dá pra resumir essa opinião toda numa lupinha de 140 caracteres, impossível. E pra falar a verdade, às vezes prefiro críticas assim.

Carlos Dantas | terça-feira, 15 de Abril de 2014 - 21:34

Nem foi pelo tamanho da crítica, é que ele nunca escreveu uma lupinha pro site. Se pá ele nem sabe desse recurso.

Faça login para comentar.